As Orquídeas são plantas epífitas que fazem um grande sucesso dentre os amantes de jardins e plantas. Porém, para garantir que essa planta cresça com saúde e também de forma a conseguir resistir a todos os problemas que podem aparecer ao longo do tempo, é necessário contar com um bom substrato para Orquídea.
Nesse texto, vamos apresentar a você algumas opções de substrato e também como eles podem ser mais ou menos úteis para o cultivo das mesmas. Tudo o que você sempre quis saber sobre as Orquídeas e como fazer com que as suas cresçam ainda mais bonitas e interessantes.
Os Substratos
É interessante que se tenha a percepção de que cada tipo de Orquídea tem um substrato mais indicado para o seu plantio. Geralmente, os mais indicados são aqueles mais levinhos e que possuam a capacidade de reter a umidade por mais tempo. Você encontra opções prontas a venda em supermercados e também em floriculturas.Porém, muitas pessoas recaem somente no Xaxim para fazer o substrato de suas Orquídeas.
Apesar de o Xaxim ser uma solução possível para alguns casos não significa que é a única opção.Algumas misturas tem bastante eficácia no cultivo das Orquídeas, você pode optar por compor misturas com pó de coco, cacos de telha, fibra de coco, casca de coco, casca de pinus, carvão e pedras. Se for cultivar em vasos, prefira os de cerâmica ou barro que são bem mais frescos que aqueles de plástico.
Vá Além do Xaxim
Para quem ainda tem dúvidas sobre como fazer a escolha do melhor tipo de substrato para o cultivo das suas Orquídeas vamos listar algumas das principais opções que são utilizadas no lugar do Xaxim. Confira quais são os seus prós e contras.
Carvão Vegetal
O Que é? Basicamente é o mesmo tipo de carvão utilizado na churrasqueira. Porém, é importante que seja um carvão novo uma vez que o usado pode prejudicar e muito a sua planta.
Prós: Quando usado sozinho, o carvão vegetal se mostra muito bom para locais que são bastante úmidos. Se você mora numa região muito seca, é aconselhável que utilize esse tipo de substrato junto com outro como, por exemplo, o Pinus.
Contras: Um dos principais problemas é que o carvão vegetal precisa de adubações bem mais frequentes e assim, demanda muito trabalho. Também é leve demais, o que pode não segurar a planta. Além disso, o carvão tem bastante porosidade o que acaba gerando um acúmulo de sais minerais. Você terá que regar a sua Orquídea com bastante frequência. Durabilidade Pode durar até 2 anos, depois disso, ficará com muitos sais minerais acumulados e acabará esfarelando.
Casca de Pinus
O Que é? Trata-se da casca da árvore Pinus elliotti. Prós Bastante fácil de ser encontrado, esse substrato também retém o adubo. Contras Tem uma grande concentração de tanino e ainda tem o problema se decompor muito rapidamente. Outro problema é a quebra acentuada e também o fato de não fixar muito bem a planta no vaso. Durabilidade No máximo 1 ano e é importante que seja trocado quando passa esse tempo.
Pedaços de Ardósia
O Que é? Uma pedra que geralmente é bastante escura e é utilizada para fazer pisos. Prós Por ser rica em ferro essa pedra ajuda bastante no crescimento e também na floração da planta. Contras Não tem boa retenção de água. Durabilidade Bastante longa, mas indefinida. Fique de olho.
Caquinhos de Barro
O Que é? Basicamente, pedaços de vasinhos de cerâmica e também de telhas (aquelas de cobrir o telhado). Fique atento ao fato de que devem ser pedaços quebrados de cerâmica e telhas novas, pois os velhos podem estar contaminados com fungos. Prós São bastante porosos e assim retém a acidez num nível excelente para a planta. Também conseguem reter o adubo e a água. Também são bastante arejados e mantém a planta bem sustentada no vaso. Contras Não tem nutrientes o que pode prejudicar as plantas. Durabilidade Pode durar até no máximo 5 anos.
Pedras Brita e Dolomita
O Que é? São pedras bastante usadas em construções. A brita tem uma coloração cinza e a dolomita tem uma cor branca. São bastante usadas em aquários de peixes. Prós Além de serem encontradas bem facilmente, também contribuem para o melhor enraizamento das plantas. Contras Apresentam o problema de reter os sais dos adubos e também de queimar as pontas das raízes de algumas espécies de plantas. Outro problema é que pesam mais do que os substratos orgânicos. Pelo fato de não ter nenhum valor nutritivo, também exigem uma constante adubação da planta. As britas ainda podem soltar muito cálcio o que prejudica algumas plantas. Durabilidade Não se deteriora, ou seja, dura para sempre.
Nó-de-Pinho
O Que é? O gomo que se forma na Araucária (Araucária heterophyla). Prós Pelo fato de os nós serem retirados do caule da Araucária em estado de decomposição, não possuem nenhum tipo de substância tóxica. Contras Em grande parte do Brasil, pode ser bem difícil de encontrar uma vez que a Araucária é uma árvore típica de algumas regiões apenas. Durabilidade Longa e indefinida.
Casca de Peroba
O Que é? É aquela casca rugosa que se forma na árvore Peroba-Rosa (Aspidosperma pyrifolium). Prós Trata-se de um substrato que dura bastante tempo e também que possui uma grande capacidade de retenção de água. Com essa casca é possível fazer o cultivo de orquídeas na vertical. Para isso, basta prender as cascas de Peroba num alambrado ou tela. Contras Pelo fato de ser um tipo de substrato duro, é necessário regar a planta mais vezes e ainda tem a questão de não reter adubo. Durabilidade Dura mais de 5 anos.
Caroço de Açaí
O Que é? A semente da palmeira que é bem comum na Amazônia. Prós Bastante abundante é também bastante barato, principalmente na região de Belém do Pará. Conserva bem a acidez e também tem uma boa retenção de adubo. Não contém excesso de Tanino ou qualquer outro tipo de substância tóxica. Contras Nas regiões mais úmidas, pode se deteriorar com muita facilidade. Durabilidade Pode durar até 3 anos.