Tetrastigma Voinierianum

Para a decoração dos muros, que nada mais são do que uma proteção a mais às propriedades modernas, além de proporcionarem maior privacidade aos moradores, tanto das casas quanto de condomínios ou edifícios, há as plantas chamadas de trepadeiras, que é onde se enquadram os exemplares da Terastigma voinierianum. Além de enfeitar o muro, proporciona um aspecto maior de natureza às grandes cidades, por exemplo. Na parte interna, o muro com as trepadeiras também pode integrar à decoração da casa ou mesmo do jardim interno.

A Terastigma é um gênero de planta pertencente à família Vitaceae. A chamada Terastigma voinierianum também é muito conhecida como trepadeira-castanha. Outros nomes que a Terastigma voinierianum pode ser encontrada, além de trepadeira-castanha são planta da uva selvagem ou então planta de lagarto. Essa planta causa um efeito bastante ornamental ao ambiente em que ela é colocada com fins de decoração. Isso porque a Terastigma voinierianum tem folhas que caem umas sobre as outras, como se fossem cachos de banana, o que dá um visual de uma cortina de folhas verdes e bastante densa.

No entanto, deve-se ter cuidado ao plantar a Terastigma voinierianum, uma vez que essa planta cresce de maneira exacerbada e, pelo fato de ser bastante densa e, portanto, volumosa, ela acaba cobrindo qualquer outra planta que por acaso seja plantada junto a ela ou ao seu lado.

A Terastigma voinierianum é uma planta originária das regiões do Vietnã e de Laos. Com relação ao seu plantio e cultivo, essa planta é ideal para os climas amenos e frios, mas ela necessita de sol com intensidade e periodicidade plenas para que se desenvolva de maneira adequada e satisfatória.

A sua reprodução ocorre pelo plantio da estaquia de seus galhos e para planta-las para que elas cubram um muro, por exemplo, o ideal é fazer um espaço de aproximadamente 50 centímetros entre uma estaquia e a outra, dando seguimento por toda a extensão do muro que se deseja cobrir com a Terastigma voinierianum. O pé dessa planta pode crescer, em condições ideais de umidade, temperatura e de incidência do sol, em cerca de um mês.

A parte inferior das folhas da Terastigma voinierianum apresenta alguns nódulos que se aparentam bastante com pérolas e que se tratam de uma espécie de secreção que servem de alimento para algumas espécies de formiga. Os galhos que ficam soltos são análogos aos tentáculos de animais, que servem justamente para elas atingirem as superfícies e se escorarem para os troncos de outras plantas ou de árvores e até mesmo de adornos, postes, muros ou grades.

Aqui no Brasil, na maioria das regiões, essa planta é de difícil cultivo, uma vez que ela se adapta melhor às regiões de clima ameno, conforme citado e explicado anteriormente. No entanto, os efeitos e benefícios do plantio dessa planta faz com que o esforço para o seu plantio e o seu cultivo realmente valha a pena. Ela deve ser plantada em uma mistura aerada com um solo que seja bem drenado e que seja sempre irrigado, com abundância.

O ideal é observar os efeitos do plantio e das alterações, ou seja, para que a planta vingue, as escolhas e opções de padrão de plantio, irrigação e proporção de sol podem ser feitas por tentativa e erro. Após vingar, ela acaba se adaptando bem ao meio em que foi plantada e, em condições de excelente adaptação, ela cresce muito bem e em um período de tempo relativamente curto, quando comparada às demais plantas do tipo trepadeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *