As flores são extremamente apreciadas por qualquer pessoa, parte essa da natureza que é usada para decorações, presentes e para melhorar o visual de um ambiente tanto interno quanto externo. Mas, independente da sua beleza, as flores também possuem uma importância de grande destaque na natureza. Para entender melhor o que são as flores e qual a função delas, é preciso saber tudo sobre as flores:
Tudo Sobre Flores
A flor tem uma função muito importante para as plantas chamadas de angiospérmicas, já que elas consistem em suas estruturas reprodutoras, tendo como função produzir sementes para disseminar a espécie, por meio de reprodução sexuada, ou seja, por meio de dois tipos de células reprodutoras.
Quando comparadas a reprodução dos seres humanos, as sementes produzidas pelas flores são semelhantes aos embriões, que germinam quando entram em contato com um substrato criado exatamente para essa função. Sendo esse processo necessário para a propagação das plantas espermatófitas, que são as plantas que possuem sementes.
As flores só estão presentes nas plantas angiospermas, já que as gimnospermas possuem os chamados estróbilos, como exemplo, os pinheiros, que possuem pinhas ao invés de flores, apesar disso, alguns grupos dessa espécie de planta produzem estruturas que assemelham as flores, e podem visualmente, até mesmo serem confundidas com elas.
As flores são estruturas compostas por folhas modificadas que servem para proteger as pétalas, gametas, sépalas, carpelos e estames, todos esses são elementos importantes para a reprodução das plantas.
Existem mais de 250 mil tipos de flores pertencentes ao grupo de angiospermas, sendo a maior parte da flora terrestre existente, sendo que esse grupo é definido principalmente pela presença da flor. Somente no Brasil existem cerca de 33 mil espécies de plantas com flores.
A estrutura das flores é extremamente complexa, havendo grandes diferenças entre quase todos os membros do grupo ao qual elas pertencem, tanto em seus aspectos fisiológicos como morfológicos.
A origem das flores data do período Cretácico inferior, sendo que esse organismo evoluiu consideravelmente, no geral em grande interação com os animais, que são encarregados de carregar, e dessa forma disseminar, os gametas por várias regiões.
É importante destacar que além do papel ecológico das flores, sua maior função no meio ambiente, elas possuem destaque imprescindível para a cultura dos seres humanos, sendo um elemento importante e extremamente cultuado ao longo dos anos e por diferentes sociedades, possuindo um importante simbolismo, que é gerado tanto pela sua beleza intrínseca como pela sua função relevante na natureza. Há mais de 5 mil anos a humanidade cultiva espécies que produzem flores, que acabou sendo inserida na vida cotidiana das pessoas ao longo do tempo.
Definição: O Que É a Flor?
Essa estrutura é composta por folhas modificadas, que possuem uma função tanto estrutural como funcional, servindo como protetoras e produtoras dos gametas. O caule é a estrutura que serve como base para as flores, o seu crescimento é indeterminado, variando de acordo com a espécie, mas, ao mesmo tempo, com o ambiente em que está inserido, os cuidados com a flor, etc.
Já a flor em si possui seu crescimento determinado, sendo que as mais especializadas e evoluídas, possuem um período de crescimento mais curto, produzindo um eixo mais curto, mas que ao mesmo tempo, conta com um número definido de quantidade de flores, chamadas de peças florais, algo que não ocorre com as espécies primitivas.
Todos os outros aspectos relacionados às flores, como o tamanho, a quantidade de peças florais, a pigmentação de suas folhas e pétalas, são variáveis de acordo com a espécie analisada, sendo essas mudanças as responsáveis pela existência de diversas variedades de flores.
As Flores E Sua Morfologia
Existem mais de 250 mil espécies de flores em todo o mundo, sendo que o grupo em que elas estão inseridas possui um processo evolutivo de alto sucesso. Grande parte da flora terrestre é composta por plantas desse grupo, sendo que a flor provavelmente é um dos fatores mais importantes, e que ajudou no sucesso do processo evolutivo das plantas angiospermas.
A morfologia das flores, ou seja, as partes que compõe esse ser vivo são as seguintes:
- Pedúnculo: Essa parte é uma haste, sendo que ela prende a flor ao caule pela extremidade inferior das flores, o pedúnculo possui uma extremidade pontuda, que é ligada ao caule, e outra que se dilata, formando o que é chamado de receptáculo floral, que irá sustentar as outras partes que compõe as flores.
- Cálice: Composto por um conjunto de folhas modificadas, que normalmente possuem coloração verde, tendo como função proteger as outras estruturas que compõe a flor. As folhas que compõe o cálice são chamadas de sépalas.
- Corola: também consiste em um conjunto composto por folhas modificadas, nesse caso, essas possuem diversos tipos de colorações, sendo conhecida como as pétalas das flores, a parte mais chamativa desses organismos. As pétalas possuem colorações chamativas para que possam atrair os agentes polinizadores, que são os insetos, morcegos ou aves. Na corola é produzido o néctar, que é uma substância rica em açúcares, sendo importante como alimento para os agentes polinizadores.
- Androceu: O androceu é formado por um conjunto de estames, que consistem no órgão reprodutor masculino das flores. Os estames são formados por uma antera e um filete, onde são produzidos os grãos de pólen.
- Gineceu: Assim como outras partes das flores, o gineceu é formado por folhas modificadas, essas são chamadas de carpelos, e representam a parte feminina da flor. O carpelo é formado pelo ovário, estilete e estigma. O ovário é a parte mais dilatada presente no gineceu, encontrando-se na base do carpelo, é no ovário que são produzidos os óvulos e também onde é desenvolvido os gametas femininos, que possuem o nome de oosferas. O estigma encontra-se na parte superior do carpelo, sua função é produzir uma substância pegajosa, onde os grãos de pólen irão cair e serem segurados. Já estilete serve com um tubo de ligação entre o ovário e o estigma.
A maioria das espécies de flores possuem em uma única flor o gineceu e o androceu, ou seja, o órgão masculino e feminino, sendo essas plantas hermafroditas. No entanto, há espécies com flores somente com gineceu e outras somente com androceu, havendo também espécies em que esses órgãos são produzidos em plantas diferentes.
As Flores E a Sua Função Na Natureza
A principal função da flor é mediar à união dos esporos femininos e masculinos, por meio da polinização. Esse processo pode ocorrer pelo transporte do pólen sendo feito pelo vento ou por agentes polinizadores. O período de espera da polinização é chamado de anthesis.
Durante o processo de evolução das flores, elas se desenvolveram para atrair os animais polinizadores, sendo alguns dos aspectos desse desenvolvimento a coloração das suas pétalas, a produção do néctar, e também o seu aroma, muitas delas possuem guias de néctar, que somente pode ser visto pelas abelhas, que possuem visão ultravioleta.
O aroma é um destaque interessante, já que elas o desenvolvem de acordo com o agente polinizador que desejam atrair, no caso de algumas espécies, o aroma exalado se assemelha a carne apodrecida, para poder atrair animais como moscas.
As Espécies De Flores Mais Populares No Brasil
O Brasil possui uma flora muito diversa, havendo várias espécies de flores que existem somente no território brasileiro. Algumas das flores que mais chamam atenção no Brasil:
Flor do Pau-Brasil: Essa planta deu nome ao Brasil, sendo uma das características do território pertencente ao país. As flores dessa espécie possuem pétalas amareladas com manchas vermelhas. Apesar de ter nomeado o país, o pau-brasil foi amplamente explorado durante o período colonial, o que acabou tornando essa espécie um pouco rara em relação a sua disposição ao período anterior.
Flor de Maio: Essa flor pertence à família dos cactos, sendo muito popular no meio decorativo. As pétalas dessa flor possuem vários tons, sendo os mais chamativos as amarelas, vermelhas e brancas.
Outros exemplos populares no Brasil: Onze horas, Ipê, Manacá da Serra, Buganvílea, Alamanda, Caliandra, Violeta, Jacarandá, dentre outros.