Tuia Holandesa: Planta Decorativa Para o Natal

Tuia Holandesa: Planta Decorativa Para o Natal

A tuia holandesa é uma conífera e é muito parecida com os pinheiros, que usamos para montar as árvores de natal. Apesar da semelhança com a árvore natalina, ela é uma excelente opção para decorar varandas e jardins. Sem falar, que é mais vantajosa que algumas árvores porque pode ser cultivada do início em vasos e só depois ser colocada em o lugar definitivo, no quintal e no jardim. E mesmo sendo transferida do vaso para o lugar definitivo, ela não perde a aparência e nem tão menos o seu aroma, que é bem característico e lembra um pouco a época as festas de natal.

Você pode encontrar a tuia holandesa em diversos tamanhos, que iniciam de 40 centímetros e podem chegar até 4 metros. Estamos falando das árvores já cultivadas e que são comercializadas. A diferença de tamanho tem a ver com o porte e neste caso, você escolhe se usá-la para decorar um ambiente externo ou interno. E saiba, que é uma planta para a vida toda.

Agora é só escolher a sua e prepará-la par o próximo Natal!

Segundo os comerciantes que vendem essa árvore, o tamanho mais vendido é de cerca de 1, 5 metros de altura. Por isso, elas são produzidas em maior quantidade, para atender a demanda de quem está em busca de uma tuia holandesa para uso em ambiente interno, neste caso, na época do natal.

A tuia holandesa que é comercializada é da família das Cupressáceas, e por pertencer a essa família, ela exala um delicioso perfume de limão toda vez que é tocada. Essa árvore ainda tem uma outra característica particular, ela se apresenta em três formatos diferentes: de coração, de bola e piramidal. Todos eles são conseguidos, graças ao trabalho de condução manual e técnicas especiais de poda.

Veja Quais São Os Principais Cuidados Que Devem Ser Tomados Com A Tuia Holandesa

A tuia holandesa vem para o Brasil da Europa, a Inglaterra é uma das origens dessa árvore que quando chega aqui é necessário adaptá-la ao clima do Brasil. A chamada fase inicial, que é quando acontece o enraizamento da árvore, demora cerca de seis meses para acontecer. Em dois anos, Para atingir a altura de 40 cm e, é necessário passar 2 anos, e quando ela chega aos três anos, atinge a altura de cerca de 1,5 metro.  Depois dessas etapas, quando as medidas e o crescimento é igual para todas, elas começam a crescer cerca de 1 metro a cada ano de vida.

O momento de transplantar a tuia holandesa é quando ela chega a 2 metros de altura. Nesse momento é necessário fazer esse processo porque as raízes necessitam de mais espaço. Além disso, é importante que ela fique em um lugar com meia sombra, porque deverá receber diretamente a luz solar durante o dia por pelo menos 2 horas. Quando a árvore é colocada em lugar com um clima ameno, ela poderá ficar mais tempo exposta a luz solar, na verdade, não tem problema que essa iluminação aconteça a tempo integral.

A tuia holandesa pode ser cultivada em vasos, mas neste caso, é necessário que ela seja regada diariamente e o lugar deve ser bem iluminado.

Mais Dicas Sobre O Plantio da Tuia Holandesa

Para plantar a tuia holandesa no jardim ou quintal, o modo correto é fazendo uma cova muito profunda, calcule 50 centímetros de profundidade e a mesma medida para largura. Outra detalhe importante que não pode ser esquecido é que a cova deve ser encharcada antes do plantio, as paredes devem ficar muito molhas e isso facilitará na hora de colocar a raiz.

Falando de solo, ele precisa ser uma mistura de húmus de minhoca com terra vegetal e claro, a irrigação é de extrema importância para que ela cresça forte e bonita. No caso da tuia holandesa, é melhor pecar pelo excesso de água do que deixar faltar. A rega deve ser feita diariamente.

Dicas de Pinheiros Para Época do Natal

Quando começa faltar poucos meses para o dia de Natal, era hora de correr para comprar um pinheiro, que é parte fundamental de uma decoração natalina. Porém, antes de fazer a sua hora escolha, pense em que tipo de árvores você está procurando, ou melhor, naquela que se adapta melhor ao seu jardim, ao tamanho da casa e ao clima.

Se a planta que você está escolhendo for somente para o período de natal, nenhum problema, você pode escolher uma que esteja plantada em um vaso e que ainda não tenha criado raízes. Porém, se a ideia for comprar uma árvore para ter para sempre, escolha a tuia holandesa, porque das família das coníferas, é a melhor opção para usar em casa.

Em São Paulo, essa árvore está sendo muito difundida, já são mais de um milhão de mudas que estão tomando o lugar que antes era ocupado pelos pinheiros chineses e aqueles da Austrália, ambos que são cultivados no Sul do Brasil. Agora é a vez das tuias holandesas enfeitarem as ruas da capital paulista.

No Brasil, a  Terra Viva é a maior fornecedora da tuia holandesa, 90% é comercializado pela empresa, que vende, na grande maioria a árvore no seu primeiro de vida, quando chega a altura de 40 centímetros. Segundo eles, quando a tuia holandesa é comprada já com 60 centímetros ela chegará na sua altura máxima quando atingir 4 anos.

Na verdade, o crescimento da tuia holandesa é considerado lento em relação as árvores da mesma espécie, o que não é visto como um ponto negativo, e sim uma vantagem.

É importante ressaltar que é necessário ter 3 metros quadrados no jardim para realizar o plantio da tuia holandesa. Enquanto para os pinheiros australiano ou chinês, a espaço necessário é de 5 metros quadrados. Isso, porque elas apresentam raízes que são muito mais profundas e pode representar um risco para as construções.

E claro, não esquecer de regá-la todos os dias, inclusive molhando as folhas pelo menos uma vez por semana. Já o adubo deve ser colocada com intervalo de 15 dias. Ela ainda precisa, por dia, de duas horas pelo menos de luz direta do sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tenho duas Tuias holandesa e queria saber qual a distancia q devo plantar uma da outra?

    Marilene 14 de dezembro de 2013 19:42 Responder
  • ola tenho uma tuia holandesa , plantada no meu jardim, ela tem dois anos, 1,30 mais agora começou a , secar as folhas de baixo, e ja esta na metade dela gostaria de saber se tem remedio , e o q poderia ser .

    thiago 17 de março de 2014 16:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *