Tumbérgia-Azul – Thunbergia Grandiflora: Cerca Viva

A planta Tumbérgia-Azul tem como nome científico Thunbergia grandiflora e como principal característica as suas belas flores azuis. A sua família é a Acanthaceae e a sua origem é a Índia. Saiba mais sobre essa bela planta de flores azuis que encanta os olhos de amantes de paisagismo por todo o mundo.

Tumbérgia-Azul - Thunbergia Grandiflora: Cerca Viva

Tumbérgia-Azul – Thunbergia Grandiflora: Cerca Viva

Descrição Da Tumbérgia-Azul

Essa planta é um arbusto semilenhoso, do tipo liana e que conta com ramos flexíveis. O seu crescimento acontece bastante rápido e podemos dizer que essa é uma planta bastante vigorosa. As suas folhas são ovais com bordas denteadas de forma irregular e verdes.

Já as suas flores são grandes campanuladas e solitárias, porém, surgem numa inflorescência de poucas flores que podem ser azuis ou brancas com o seu centro amarelo. O florescimento dessa planta acontece de forma mais abundante durante a primavera e também em camadas esporádicas durante o decorrer do ano.

Uma dica é conhecer a T. Alba que possui as suas flores brancas e pode ser cultivada em todo o país.

Como Cultivar

O cultiva da Tumbérgia-Azul exige sol, mas pode ser feito também em lugares que só tenham sol pela manhã. O solo deve ser fértil e ter uma drenagem, também é importante colocar adubo animal de curral na cova de plantio. O adubo deve estar bem decomposto, cerca de 500 gramas. No caso de ser cama de galinheiro use apenas a metade da dose.

Acrescente ainda 100 gramas de farinha de ossos e areia, misture tudo com um composto orgânico que seja feito de folhas. As regas também são muito importantes nesse processo de cultivo. Regue na hora do plantio e ao longo dos próximos dias para que a muda tenha água suficiente para crescer. Depois disso basta espaçar para a rega normal do seu jardim.

Poda

A Tumbérgia-Azul é uma planta que tem a necessidade do controle do seu tamanho. Durante a época sem flores é necessário podar o arbusto deixe pelo menos 6 gemas em cada ramo. Depois de fazer a poda é importante adubar com adubo animal curtido e composto orgânico. Regue bem.

Poda

Poda

A Tumbérgia-Azul e o Paisagismo

Essa é uma planta bastante usada para paisagismo e decoração, pode ser usada para cobrir pérgulas e caramanchões. Pode ser uma excelente opção para muros e cercas, depois que floresce ela passa a ter longos ramos floridos.

Uma possibilidade interessante é cultivá-la junto com outra planta que seja do mesmo gênero, porém, de outra cor. Você pode misturar as flores azuis e as brancas para criar um jardim mais colorido e bonito.

Produção Comercial Tumbérgia-Azul

Quem se interessa por produzir comercialmente a Tumbérgia-Azul pode fazer a sua reprodução através de sementes de preferência na primavera. Coloque as mesmas num substrato do tipo leve como uma casca de arroz carbonizada ou mesmo numa mistura de terra e areia. Peneire bem.

Depois disso é necessário colocar numa sementeira de produção ou mesmo num recipiente que seja grande. É necessário semear e cobrir com areia ou mesmo terra seca peneirada. Regue em seguida.

Cubra com um plástico e mantenha a umidade até o período de germinação, nesse momento retire o plástico. O local ideal é numa estufa que tenha cobertura plástica. Fique observando o crescimento da sua Tumbérgia-Azul, quando ela tiver umas seis folhinhas você pode fazer o transplante para sacos que tenham substrato feito de composto orgânico, areia e adubo animal em partes iguais.

Não deixe de colocar o tutor antes de colocar a muda, pode ser apenas uma pequena estaca de bambu, isso porque a planta é pequena. Mantenha essa planta numa estufa para que atinja 0,50 ou 1,00 metros. Você poderá fazer a propagação vegetativa por meio de estacas jovens na primavera, corte as pontas de 15 a 25 cm das pontas dos ramos quando ainda estiverem novos. Coloque substrato igual a aquele da sementeira.

Regue todos os dias até que aconteça o enraizamento, usar enraizadores pode ajudar a garantir uma porcentagem maior de indivíduos na produção. Saiba que será necessário produzir um substrato de adubo animal e um composto orgânico de folhas e húmus de minhoca com areia, tudo em partes iguais. Preencha os sacos de plantio e coloque a muda, depois preencha com mais substrato e regue logo em seguida.

A rega deve ser repetida todos os dias pelo menos durante um período de 10 dias para que a muda sobreviva. Após esse período leve para cultivo num local que seja protegido tendo sombra de 50% até que possa ser comercializada. Uma coisa importante de destacar é que será necessário usar tutores do tipo tripé ou escada para que a muda possa ser conduzida ficando com uma aparência bonita para venda.

Tumbérgia-Azul Usada Como Cerca Viva

Nenhum modismo em jardinagem consegue superar o belo efeito de uma cerca viva feita de Tumbérgia-Azul. Um verdadeiro clássico da jardinagem é também ornamental por natureza, um arbusto indiano que nunca sai de moda e que é uma das opções preferidas dos paisagistas profissionais.

Além de embeleza a Tumbérgia-Azul também a ajuda a preservar o espírito de vivacidade do seu jardim atraindo borboletas e abelhas. Cuidado apenas com as mamangavas que adoram o néctar das suas flores e podem ser insetos bem perigosos. Uma planta que é uma combinação perfeita para composições de caramanchões e pergolados.

A extensão da Tumbérgia-Azul pode chegar a três metros, as suas flores acrescentam um grande colorido ao seu jardim. As flores são azuis na borda e ficam semiabertas no centro devido a um capítulo que a mantém deixando a flor com um aspecto de taça pequena. O seu florescimento se dá com o vigor das estações quentes, porém, as flores se abrem durante o ano todo, a intensidade fica menor durante o inverno e o outono.

O seu visual rústico faz da Tumbérgia-Azul um arbusto ornamental que exige um nível médio de manutenção. O espaçamento entre as mudas depende do desejo de quem está cultivando, mas indicamos pelos menos 60 cm entre cada planta. Após a planta estar enraizada você deverá regar quando a terra estiver seca, a cada 4 dias em média. Uma bela opção de paisagismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *