Para um jardim bonito, o bom mesmo é ficar ciente de diversas técnicas. Fertilizar o solo com matéria orgânica, comprar as espécies certas e saber se elas vão sobreviver em vasos ou canteiros. Muitas das espécies sobrevivem muito bem em canteiros e por isso, neste artigo, você vai aprender como prepara-los em grande estilo, para que eles recebem a suas plantas da melhor forma possível. O melhor disso tudo é que o preparo é simples e rápido, sem tomar muito o seu tempo como jardineiro. Não deixe de conferir!
Primeiros Passos
Para começar separar os canteiros, é bom estar ciente dos elementos mais básicos de produção. Primeiro, é preciso ter uma noção de como montar um canteiro para depois se preocupar com as bordas. Segundo profissionais da área, a preocupação maior com os canteiros vem de uma ideia decorativa: “É necessário embelezar os caminhos, realçar as cores, atribuir altas e baixas camadas de plantações e enquadrar o respetivo espaço exterior.” Um exemplo disso é que as bordas curvas dos canteiros possuem um efeito mais harmônico que complementam a constituição da paisagem exterior do seu jardim. O mesmo não ocorre com as bordas retas. Para criar essas bordas de forma correta é preciso tomar cuidado com muitos aspectos. Para tirar essas dúvidas, confira o passo a passo abaixo para que as suas bordas sejam feitas da melhor mais possível.
Escolha Do Local Para Os Canteiros
Os canteiros precisam ficar em locais com muito espaço dentro do jardim. Isso em muitos casos é o que vai determinar a escolha das plantas que irão ser cultivados naquele espaço separado. Os locais mais populares serão citados abaixo, já que existem muito lugares estratégicos em jardins para que as respectivas plantas se desenvolvam de forma adequada.
- Um lugar ao sol: existem aquelas plantas que sempre se desenvolvem melhor com muito sol. Muitos jardineiros se utilizam desses espaço ensolarado para criar certas bordas para os canteiros: “Nos locais que apresentam uma exposição solar direta, muitos jardineiros utilizam faixas de cor para realçar as bordas dos seus canteiros. Nesta situação, são muito utilizadas as Echéverias ou rosas de pedra que são plantas de coloração verde, cinzenta ou rosada que adquirem a forma de roseta. Este tipo de planta é excelente para jardins de pedra e combina muito bem com as bromélias e cactáceas.” explicam. Para dar certos toques ornamentais nesses casos, uma dica é utilizar o bambu aurea (Phyllostachys). Ele cria uma imagem verde de fundo extraordinária segundo os jardineiros.
- Na sombra: Assim como exitem aquelas espécies que adoram o sol, também tem aquelas que não vivem sem sombra. Por isso, é preciso ter um canteiro nestes locais: “É o caso da Spiraea japonesa, uma planta perene de folhas decíduas que cresce ao longo das margens dos rios ou nas bordas das matas, estradas e caminhos.”, explicam os profissionais. A utilização nas bordas de canteiros é considerada uma “mais-valia”, pois confere um aspecto mais rústico e natural ao seu jardim e também para o canteiro em questão. Uma outra espécie também super bem indicada pelos jardineiros é o Bôrdo japonês (Acer palmatum): “Ele é uma árvore que também é muito apreciada nas bordas de canteiros e isso deve-se ao seu tamanho (6 a 10 metros de altura) e às suas folhas delicadas que mudam de cor com o passar das estações” dizem.
Seleção Das Plantas
Para que o trabalho fique cada vez mais fácil para o jardineiro, é preciso encontrar plantas de baixa manutenção ou até mesmo flores. Essas espécies crescem mais do que uma temporada e por isso, é preciso selecionar bem essas espécies. Para que as bordas de canteiros estejam sempre radiantes e floridas, essa seleção precisa ser mais rigorosa ainda. Lembrando que a maioria das espécies que florescem nas bordas do canteiros irão enfeita-los desde a primavera até o outono, se forem bem cuidadas: “As bordas de canteiros não necessitam de ser largas ou complexas para terem um enorme impacto visual. Basta escolher três ou quatro tipos de plantas específicas para fazer toda a diferença, como por exemplo, as margaridas africanas, as lobélias e a lavanda. Estas plantas transformam por completo as bordas dos canteiros e a beleza de um espaço exterior.” dizem os jardineiros especializados em bordas de canteiros
Relvado Das Bordas
Para construir um canteiro bem bolado, o relvado deve estar intacto e bem preparado: “Para o conseguir fazer corretamente, deve adquirir flores que contrastem com o brilho do seu tapete verde. As patas vermelhas de canguru e as astromélias amarelas e alaranjadas são disso um bom exemplo.”, explicam.
Paredes De Canteiros
“Por vezes, é necessário suavizar o aspeto frio de uma parede de um canteiro, para que ela fique com uma imagem mais bela e natural. Existem várias plantasapropriadas para o fazer, como por exemplo, o Capim do Texas (Pennisetum setaceum).” Esta espécie é uma gramínea de folhagem densa com inflorescências que servem muito para a parte decorativa dos canteiros. Esta planta é ideal para suavizar o aspecto de uma parede de canteiro, já que seu efeito decorativo é considerado deslumbrante no mundo dos jardineiros. Isso deve ocorrer para que as paredes não se sobressaiam sob as bordas pré-preparadas.
Os Caminhos De Jardim
Como o principal objetivo é destacar sempre as bordas dos canteiros, que tal embelezar bstante e limpar os caminhos onde as pessoas circulam entro do jardim, ein? É uma ótima ideia para quem quer deixar tudo organizado e higienizado. Segundo profissionais, esta parte da preparação das bordas é uma das mais importantes, já que o espaço poderá ser bem ampliado: “Assim conseguirá ampliar o seu espaço exterior e chamar a atenção para a elegância das flores que constituem os respetivos canteiros.”
Ponto Focal
“Na construção de bordas de canteiros, um jardineiro procura enquadrar um ponto focal com o intuito de formar uma imagem mais clara e definida.” aconselham os profissionais da área. Essa é a hora de mostrar que você sabe ser criativo e original atémesmo na ghora de preparar um jardim.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva