A infestação de animais e de insetos, às vezes parece ser um caso de saúde publica, mas é importante salientar, que estas atividades e acontecimentos tem épocas e motivos para acontecer, e pode ser evitado sem ao mesmo criar um desiquilíbrio no meio ambiente, e sem também nos tornar um “inimigo da natureza”, pois todos os animais e espécies são necessária para a manutenção e equilíbrio de todo ecossistema.
Como Conviver e Evitar Esta Disseminação?
Muitas vezes o aparecimento destes está ligado à necessidade de locomoção, a estrutura física do local, ou ainda a “oferta” de alimentos e local seguro para o êxodo destes em épocas como de acasalamento por exemplo.
Não importa os motivos, justos ou não, os cuidados com a manipulação e a exterminação, quando for o caso sempre é necessária e possível. Para tal situação devemos ter em mente o que pode e não pode ser utilizado e muitas vezes a própria natureza se impõe e acaba ajudando da forma mais natural o equilíbrio através da própria cadeia alimentar.
Por Que Acontece a Incidência De Sapos e Insetos Ao Mesmo Tempo?
Um faz parte de a cadeia alimentar do outro e talvez este seja o causador da presença tanto de um como de outro. A abundancia e a fartura são um banquete e para tal os animais se propagam e buscam refúgios e subterfúgios, sem se preocupar com o seu entorno.
Evitar acúmulo de agua, ajuda no combate a proliferação de insetos, e consequentemente pode afugentar e aliviar da presença de sapos, mas lembrem-se que nas épocas mais quentes do ano, as cobras também costumas aparecer em várias partes e os sapos são os melhores e mais eficientes predadores naturais destas.
Molhando sem criar um ambiente propicio para a proliferação de insetos.
Muitos produtos se apresentam para o controle das pragas de insetos, que a cada tempo parecem se multiplicar e muitas vezes se tornam um inconveniente. Uma forma natural e bem eficiente para afugentá-los, mas sem os matar nem tão pouco os eliminar, é usar essências a partir da casca de laranja ou mesmo limão.
Se você tiver um produto para a exterminação de insetos, verás que não composição deste existe óleos cítricos, que nada mais são que extraídos de flores com teor de laranja por exemplo.
Você pode ferver em agua uma quantidade de cascas de laranja e limões juntos e borrifar nas plantas e nas poças de aguas que se acumula, você evitará o pouso e a consequente procriação nestes ambientes dos indesejáveis insetos.
E Quanto Aos Sapos?
Como na maioria das vezes um segue ao outro, a eliminação da fartura de alimentos de um evita o aparecimento de outro o que pode lhe trazer mais segurança e tranquilidade além de não lhe pesar na consciência a atitude de se tentar eliminar animais que compõem a nossa flora, e que não veio nos agredir, está apenas em busca de alimento para sua sobrevivência e perpetualização de sua espécie na natureza.
Higienização De Ambientes
Manter uma casa livre de insetos é quase impossível, e ficar carregando nosso ar com defensivos e venenos nem sempre é a melhor opção até mesmo para nossa própria saúde, então manter as plantas irrigadas, mas livre do acumulo de agua, é a melhor forma de evitar pontos de criadouros. Entretanto este não é o único ponto a ser protegido, preciso é verificar se não ha recipientes e vasilhames velhos que estejam servindo de base para a criação de insetos em seus limites e nas proximidades.
A limpeza da caixa-d’água e das calhas também é importante, pois muitos insetos procuram estes lugares umedecidos pelo acumulo, por exemplo, de restos de flores e que evitam a total evacuação da agua da chuva, e o calor ajudam a manter as larvas numa condição excepcional para sua proliferação.
Plantas Limpas e Seguras
Uma forma também eficiente de evitar e não oferecer espaços para os insetos é usar a “borra” de café, que seria descartada, mas que serve de fertilizante, ela bem dissolvida em água, ainda reviva as flores e seu cheiro e odor afasta e afugenta os insetos para longe.
Como Aplicar a Borra De Café?
Você pode usar um pano usado e velho, molhando no recipiente que contém a borra e com muita paciência e disposição, você passará em todas as flores e folhas de suas plantas. Não é tóxica e após secar a beleza e a limpeza feita através desta ação mostrará um brilho que não se via devido muitas vezes à ação da própria poluição e acumulo de poeira.
O restante pode ser utilizado inclusive para regar as plantas evitando que os insetos se acumulem e ajuntem em sua base e com isso consiga sobreviver tempo suficiente para resistir e se procriar.
Plantas e Jardins Requerem Cuidados Cotidianos
A aproximação com a natureza, no cuidado com o jardim, por exemplo, nos ensina muitas coisas, das quais podemos tirar bastante conhecimento e aproveitar para fazer uma boa e salutar reflexão durante o tempo que dedicamos a aprender e cuidar destes jardins.
Independente dos cuidados para se evitar também é importante e necessário se preocupar com os problemas que o contato pode nos proporcionar de problemas de saúde e outros males afins.
Por se tratar de animais, e os quais tem defensivas naturais contra predadores, estes podem também nos acometer em busca de autodefesa e esta deve ser uma preocupação principalmente na hora de manipular e tentar afastar e afugentar principalmente os sapos.
Muitos acidentes ocorrem no momento do contato, então toda precaução e preocupação som sua integridade neste momento é necessário e preciso, e outro fator importante, durante este ato afaste as crianças, pois estas geralmente são muito curiosas inocentes e se tornam as maiores vitimas.
Cuidado Requer Conhecimento
Saber quando e em que momento manipular e qual fim lhe oferecer é o mais importante, então antes de se aventura na captura de um sapo ou mais que estiverem dentro de sua propriedade, investigue, consulte na rede mundial de computadores a espécie que enfrentará nesta empreitada e se não for venenoso siga as recomendações de segurança e lhe conceda a oportunidade de encontrar alimento em outro local, nunca parta para a agressão nem para o extermínio. Isto deve ser um ato de cidadania e respeito ao meio ambiente, e não uma sobreposição de forças.