Vanilla Planifolia: Tudo Sobre a Planta que Dá Origem a Baunilha

Os seres humanos e também os animais deveriam poder agradecer a imensidão de espécies  que dão flores que eles possuem de forma disponíveis no mundo hoje em dia. Mesmo que muitas delas não possam ser cultivadas com facilidade, dentro de casa, é sempre bom conhecer as suas especificações quando for o caso de planta-las em algum jardim ou quintal apropriado para o desenvolvimento das flores. A Baunilha é uma das espécies raras no mundo e este artigo vai focar em suas propriedades botânicas e de cultivo. No Brasil, por exemplo, ela pode ser encontrada, mas não com tanta facilidade assim.

Baunilha

Baunilha

Especificações Botânicas

Para começar a introduzir os conhecimentos botânicos sobre a flor baunilha, vamos falar sobre o seu nome específico. A baunilha é conhecida no meio científico como Vanilla planifolia. É uma flor com aspectos de trepadeira, da família das herbáceas. É uma orquidácea lianiforme, de caule cilíndrico, verde e com aspectos flexíveis. Com a ajuda de seus espinhos, ela consegue se apoiar em outras plantas. Segundo alguns especialistas, as folhas da Vanilla tem aspectos bem comuns às espécies da sua família: “As folhas são oblongas e paralelinérveas; as flores, esverdeadas, dispõem-se em cachos. As corolas abrem-se na extremidade de um ovário, que pode alcançar 5 cm de comprimento.”

Onde é Encontrada?

Ela pode ser encontrada em locais específicos de vários continentes, incluindo América do Sul, inclusive no Brasil. As Vanillas são originárias do sudeste do México, da Guatemala e de outras regiões das Américas Central. No México, a planta era muito utilizada como especiaria: “Os antigos habitantes do México utilizavam a planta, que cresce no estado selvagem neste país, para conferir o sabor da baunilha (Vanilla planifolia Abdr.) à sua bebida mais apreciada, o chocolate”.

O mesmo aconteceu com os espanhois, que se encantaram com o gosto de que tal planta tinha quando misturado a certos alimentos: “Também os conquistadores espanhóis apreciaram o sabor da baunilha (Vanilla planifolia Abdr.), e nos princípios do século XVI levaram-na para a Europa.”

Como o nome da planta é de origem espanhola, muitos historiadores especializados em botânica puderam tirar suas próprias conclusão com relação a propagação das vanillas: “O nome da planta é de origem espanhola e corresponde ao diminutivo de vaie. Cerca de 90% da produção mundial procede atualmente de Madagáscar e das Comores. Nas zonas tropicais, onde era cultivada, a baunilha (Vanilla planifolia Abdr.) foi considerada durante muito tempo apenas como planta ornamental, porque fora da área de origem não dava frutos.”

Aspectos Diversos

Para quem pena que as Vanillas são flores meramente ornamentais, se enganou e feio! Elas servem para muitas cisas na área alimentícia e até mesmo na medicinal: “Ela é considerada um aromatizante por interferir de forma benéfica no sabor final da comida, além de permitir a conservação dos alimentos. É usada largamente na aromatização de sorvetes, chocolate, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada em perfumaria e, em pequena escala, como planta medicinal”.

Como o próprio nome já diz, as Vanillas são a fonte natural de Baunilha: “A Vanilla trigonocarpa é uma das melhores produtoras de baunilha. A essência de baunilha é extraída dos frutos de algumas espécies de baunilha (não de todas), fazendo dela a única orquídea que possuí interesse comercial fora do contexto ornamental” dizem os profissionais especializados na área da botânica.

Planta Que Dá Origem a Baunilha

Planta Que Dá Origem a Baunilha

Componentes Químicos

Segundo especialistas, a baunilha possui uma série de componentes químicos responsáveis por várias de suas características: “A baunilha contem em sua composição os ácidos acéticos, ácidos vanilil etílico, açucares, álcool etílico, ceras, cinamato, eugenol, fermentos, furfurol, gorduras, mucilagens, resinas, taninos e a vanilina. É do interior da fava da baunilha que saem os minúsculos grãos que exalam um cheiro perfumado, doce e delicado da baunilha autêntica.

A substância química que dá o aroma da baunilha é a vanilina, que está presente nas essências em torno de 1,5%”. No que dize respeito a uma das substancias químicas mais importantes da composição da baunilha, a vanilina, temos grandes propriedades em vigência segundo os próprios profissionais da área: “A vanilina (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeido) é um dos compostos aromáticos mais apreciados no mundo e um importante flavorizante para alimentos, bebidas e é usada também em produtos farmacêuticos.

Ela possui vários efeitos como prevenção de doenças, antimutagênico, antioxidante, conservante e antimicrobiano. O aroma da baunilha, ou seja, a vanilina, é obtida da planta Vanilla planifolia na forma de gluco-vanilina, na proporção de 2% em peso. A fonte natural da gluco-vanilina (a vagem da baunilha) pode fornecer apenas 20 t métricas das 12000 t métricas consumidas anualmente (cerca de 0,2%)”. Por isso, a Vanilla tem altas propriedades medicinais utilizadas ainda hoje para produzir diversos fármacos.

Clima Para Cultivo

As Baunilhas são plantas de clima tropical que seja quente e úmido ao mesmo tempo. Em áreas com temperaturas acima dos 21°C, elas florescem super bem e se desenvolvem normalmente. Com um índice de chuvas em torno de 1800 mm, as baunilhas se encontram em um local ideal para serem cultivas sem maiores problemas.

Segundo muitos especialistas, outras características climáticas são indispensáveis para a crianção das belas vanillas: “Um período seco de aproximadamente dois meses é fundamental para induzir um bom florescimento. É uma cultura que não se desenvolve em campo aberto, pois as plantas necessitam de um pouco de sombra nos períodos mais quentes e secos, além de proteção contra o vento direto. É uma cultura normalmente consorciada com frutíferas perenes, como por exemplo o cajueiro, na região nordestina do Brasil. O solo deve ser fresco, solto, profundo, fértil e rico em matéria orgânica”.

Comercialização

Devido a suas características alimentícias, a baunilha é bastante comercializada no mundo, mesmo que a mesma seja cara: ” produção de baunilha é um processo trabalhoso e de alto custo (a vanilina de extrato natural rende US$ 4000 por kg). Existe também a vanilina artificial, comumente derivada de liquores de sulfito, produzidos durante o processamento da polpa de madeira para a fabricação de papel. Porem, o extrato sintético de vanilina fornece apenas a nota sensorial principal do “flavour” (aroma) de baunilha” dizem os especialistas.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *