Como Preparar as Mudas para Horta

O começo de uma boa hora começa na preparação de sua mudas. As mudas que são mais robustas certamente dão uma garantia de sucesso para uma futura horta. Atualmente podemos contar com sementes selecionadas de altas produtividades, além de ter melhoramentos genéticos e que exigem um bom substrato. Podemos contar com outras sementes tiradas de frutos que colhemos, é possível ainda se contar com estacas, bulbos, para que tudo possa vegetar bem, primeiramente é preciso cuidar do substrato.

Sempre que procuramos fazer uma horta, o pensamento fica voltado para canteiros, adubações ou mesmo irrigações, porém dificilmente pensamos em substratos das sementeiras. E é neste ponto que vai começar a nova vida, por este motivo é preciso que tenhamos um cuidado bastante especial para garantir que as sementes possam se desenvolver em seu potencial máximo.

Características de um Bom Substrato

O substrato ideal deverá contar com algumas características importantes, como por exemplo contar com uma baixa densidade, ou seja, ser leve, uma boa aeração, uma grande capacidade de retenção de água, uma boa drenagem, isenção de fitopatógenos, um ph neutro que não seja nem alcalino nem ácido, uma boa uniformidade, ser passível se armazenamento e ainda um baixo custo.

Em apenas um material conseguir tudo isto é uma tarefa praticamente impossível, por isso daremos uma dica bastante simples, e que irá trazer muito sucesso. Se alguém quiser por exemplo fazer algum tipo de modificação, procure se lembrar de nunca exceder o esterco em mais de 50%.

Procure primeiramente peneirar com uma peneira grossa, um composto feito sem a utilização de esterco, contando com materiais secos e grosseiros, como pequenos galhos e também folhas secas. Estes compostos normalmente são pobres em nutrientes, com uma relação de Carbono/Nitrogênio final próximo de 12/1. A este composto peneirado, procure adicionar em torno de 40% de húmus de minhoca, que é vermicomposto. Para cada 20 litros desta mistura procure adicionar ainda 150 gramas de farinha de osso.

Se quiser ainda fazer algumas modificações, poderá utilizar esterco curtindo, procurando não exceder 50% . Se quiser pode colocar ainda na mistura casca de arroz carbonizada. Não é recomendada a utilização de areia ou terra, pois poderá se alterar as várias qualidades físicas, químicas e ainda biológicas do substrato, além de se aumentar o peso, correndo o risco de se adicionar sementes invasoras e patógenos que deverão vir com a terra.

Você se quiser poderá ainda utilizar prontamente este tipo de substrato em bandejas, copinhos, vasos e ainda onde mais a sua imaginação permitir. Ela é ideal para que aconteça o enraizamento inicial bem como a formação de mudas. Sejam elas por sementes, estacas ou até mesmo por divisões de touceiras. Poderá ainda guardar este material em sacos e os guardar longe da luz do sol, em ambientes frescos e seco.

Dicas Para o Plantio de Mudas na Horta

Os canteiros estão prontos e a sua ansiedade em começar está a mil e você não pode esperar para começar a nascer as mudas, ou não tem tempo de cuidar desta parte, o que você poderá fazer?

Nos comércios do ramo, como por exemplo em  floriculturas e agropecuárias você poderá encontrar uma série de produtos, como bandejas ou mesmo caixas com mudinhas, já no ponto para se transplantar para o canteiro, o que deverá propiciar a você uma boa economia de espaço e tempo. A melhor hora para se realizar plantações é á tarde, quando o sol não está mais tão forte.

Procure Definir o Local das Mudas no Canteiro

Se seu canteiro é de alfaces, procure esticar um cordão entre dois bambus para fazer uma linha reta. Em seguida procure dar espaçamento usual para a cultura, e vá plantando tudo isto. Na fila seguinte procure trocar o cordão de lugar, mas vá intercalando, desta forma irá caber mais plantas por metro quadrado, na borda do canteiro procure plantar cebolinha, cebolas ou alhos.

Plantas com Propriedades de Repelir Pragas e Insetos, um Controle Ecológico

Se você pro acaso quiser um colorido, procure plantar os chamados Tagetes, que ajudam a controlar os nematoides do solo, afugentando as formigas e outros insetos que possam ser daninhos, seu canteiro irá ficar muito bonito.

A planta como é invasora, se espalha pelo canteiro abafando outras plantas, e uma boa sugestão é que plante um ou dois tipos de hortelã em um balde velho, que pode ser de plástico ou de metal, ou mesmo em um vaso alto.

Em seguida procure colocar no meio do canteiro, entre suas hortaliças. Que deverá ficar mais alta e ainda não se espalhará no solo, agindo como uma boa guardiã para as suas hortaliças. Nunca se esqueça de regar porém o recipiente.

Para canteiros de tomates ou mesmo pimentões, procure colocar as plantas no meio, deixando assim as bordas para as outras plantas mais baixas, como as que foram citadas anteriormente ou ainda procure plantar rúculas, radites ou outras plantas que possam formar touceiras.

Os tomates precisam de tutores em forma de treliça ou mesmo tripés para ajudar a crescerem.

Já quando o assunto são as pragas, elas costumam aparecer iguais para as duas. É recomendado não as plantar no mesmo canteiro, procurando intercalar a cultura em um canteiro de melissa, hortelã ou mesmo manjericão, que são plantas com a função de repelentes de insetos.

Depois deste plantio, procure regar o solo, e não somente as plantas com um jato fino.

Procure em seguida repetir a rega todos os dias os quais não chover, desta forma irá garantir a água para a planta se aclimatar. Depois que fizer o processo em uma semana, procure tornar as regas regulares, todas as manhãs e nunca com um sol forte.

Desta forma terá plantas saudáveis, com um aroma delicioso se forem temperos já que as plantas não ficarão queimadas além de dar um aspecto bastante bonito e diferenciado para o seu canteiro. Com estas dicas você terá uma boa preparação de mudas para as suas hortas de qualquer finalidade, seja para uma renda extra ou para cultivo em casa mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *