A utilização de fertilizantes orgânicos ajuda bastante a se construir um solo que seja mais fértil e rico em nutrientes, trazendo plantações como resultado final muito mais fortes e firmes, por isto a seguir daremos algumas dicas bastante interessantes para que você possa cultivar em seu jardim plantas que serão mais saudáveis do que nunca.
O Que é um Fertilizante Orgânico?
Nada mais é do que um composto que tem como objetivo suprir todas as deficiências de substâncias que são vitais para a sobrevivência de plantas e também frutos, bem como vegetais ou mesmo flores de jardim. Podem ser utilizados em larga escala na agricultura ajudando a tornar terras que não são tão férteis assim em mais férteis, e ainda trazer para o local nutrientes que possuem a missão de melhorar a produção de uma plantação que seja de forma bastante natural, sem os recursos de utilização de adubos químicos. Além disto a aplicação dos fertilizantes orgânicos oferecem um melhor desenvolvimento da flora de micróbios melhorando seriamente as condições físicas de um solo.
Qual a Importância de um Fertilizante Orgânico?
Os fertilizantes orgânicos possuem uma grande importância para a terra, já que protegem e ainda enriquecem as plantações, fazendo com que elas possam ser mais rentáveis a curto prazo, trazendo consigo a garantia de melhores resultados para solos. É possível se reduzir e ainda reutilizar o que acontece graças aos diversos tipos de fertilizantes que normalmente são utilizados nas jardinagens orgânicas.
Além disto a utilização de orgânicos deverá permitir a obtenção de um solo ideal, que é rico em húmos, com terra solta e também considerada argilosa, o que deverá permitir para as plantas uma boa oxigenação e drenagem para que a planta possa respirar. Desta forma a utilização de diversos fertilizantes orgânicos deverão permitir que um solo possa ter todos os nutrientes desejados, fazendo com que tudo o que for plantado, desde frutas, flores, produtos hortícolas que forem plantados, possam ser ainda mais saudáveis.
Existe uma série de fertilizantes orgânicos, mas certamente o que é o maior amigo do meio ambiente é a reutilização de grãos de café, que alimenta além de embelezar toda a composição do seu jardim.
Como e Quando se Utilizar um Fertilizante Orgânico?
A maior parte das terras contam com ingredientes que são essenciais para que as plantas, os frutos ou mesmo os alimentos possam se desenvolver. Apesar disto, isto poderá ainda não ser todo o suficiente e em alguns casos é interessante se utilizar um bom fertilizante orgânico par que possa adubar e ainda enriquecer da melhor forma possível o seu solo, veja a seguir alguns exemplos da utilização os fertilizantes orgânicos.
Utilizado Quando a Semente Cresce em Contentores
É bastante possível se preparar uma boa terra para qualquer tipo de contentor, e a partir destas compostagens de um jardim, barro ou mesmo moldes de folhas em conjuntos com várias misturas especializadas em adubos orgânicos.
Quando os nutrientes de uma colheita estão em crescimento, é preciso se utilizar algum tipo de fertilizante orgânico que poderá ser utilizado para que os alimentos tenham todos os nutrientes necessários para que aconteça uma boa alimentação. A plantação de batatas por exemplo, é o melhor exemplo disto, graças a adubos orgânicos temos batatas suculentas, macias e gostosas que compramos nos supermercados.
A utilização do adubo orgânico ainda poderá permitir se melhorar toda a qualidade dos compostos e ainda ir aumentando as probabilidades de se ter uma terra de cultivo que possa ser bastante produtiva, quando o solo tiver a tendência de ficar seco e também infértil.
Os fertilizantes orgânicos ainda são muito úteis para se utilizar como suplementos para quem tem interesse em realizar a rotação de culturas em suas terras. E ainda este tipo de técnica deverá garantir uma utilização bastante intensiva do sue solo, com isto poderá ainda retirar o máximo de rendimentos de uma determinada plantação.
Já para as plantas que crescem em um mesmo local por longos períodos, é o tipo de planta que precisa de forma bastante regular os fertilizantes orgânicos, e caso contrário, os solos deverão ficar secos e inférteis. Este é o caso dos arbustos, ervas, sebes ou mesmo árvores de frutos.
Procure ainda sempre que possível adicionar fertilizantes orgânicos para culturas que sejam mais importantes para jardins de flores. Estas que deverão reciclar todos os resíduos verdes através de todas as compostagens de se reter uma máxima umidade para que o solo possa assim ficar o mais fértil possível. Esta é certamente a melhor maneira de se cuidar de um solo, de se ter alimentos e plantas mais saudáveis e ainda de ser mais amigo do ambiente que você vive.
O que Utilizar para Adubos Orgânicos?
- Restos de leite;
- Filtros de café já usados;
- Borra de café;
- Cascas de frutas;
- Sobras de verduras e também de legumes;
- Iogurte;
O Que Não se Pode Utilizar Como Adubo Orgânico
- Restos de comida temperada com sal, óleo ou mesmo qualquer tipo de tempero
- Frutas cítricas em excesso por causa exclusivamente de sua acidez
- Estercos de animais domésticos, como gatos e cachorros.
- Madeiras envernizadas, vidros, metais, óleo, tinta, plásticos ou mesmo papéis plastificados.
- Cinzas de cigarro ou mesmo carvão
- Gorduras de animais e restos de carne
- Papéis de revista e impressos coloridos que não devem ser utilizados por causa da tinta.
O tempo para que se tenha um adubo final varia bastante dependendo da quantidade de lixo que você utilizar e também a forma que criar a compostagem, existem diversas formas e podem ser também consultadas. É possível que se chegue ao final do processo em apenas 2 ou 3 meses. O que deverá indicar que o húmus ou seu adubo estará pronto para utilização é que a sua temperatura deverá se estabilizar com a temperatura do ambiente.
Por este motivo é interessante se utilizar seus sentidos, a sua cor é escura e o cheiro é de terra, a partir do momento que o esfregarmos nas mãos elas não ficam sujas, este é o verdadeiro adubo orgânico. Caso isto não aconteça não utilize em suas plantas.