O cróton é uma planta de folhagem muito exuberante que vem sendo muito utilizada pelos paisagistas brasileiros, ela vem buscando e conseguindo um espaço cada vez maior nos jardins espalhados por todo o país.
O principal uso desta planta é para fins ornamentais, por ser considerada uma planta muito bonita bela e exuberante, os paisagistas a adotaram como uma das queridinhas. Outro ponto forte da Cróton é o fato dela ser muito simples de ser cuidada, facilitando assim a manutenção dos jardins em que elas são plantadas.
Conhecendo a Planta Cróton
Esta planta também é conhecida por folha imperial, louro variegado. Tem sua origem é asiática, ela é oriunda do Sul da Índia, algumas ilhas do Pacifico e da Malásia.
Foi trazida ao nosso país, no inicio do século 19 e por coincidir com a época da Independência do Brasil, a planta ficou muito conhecida como “folha da independência” ou “folha imperial”, mas além do período de sua chegada, temos que analisar as cores de suas folhas, amarelo e verde, ou seja a planta é uma “representante” do Brasil, por carregar suas cores naturalmente.
A grande beleza da Cróton se encontra na sua exuberante folhagem, que chama a atenção de todos, mesmo a distancia. Ela possui um caule com uma estrutura lenhosa, ou semi – lenhosa.
ATENÇÃO: A selva (aquele liquido que sai da planta quando possui o caule ou a folha quebrada ou cortada) é extremamente tóxica.
Suas folhas são do tipo coriáceas e brilhantes, podendo ser delgadas, lombadas, ovais e/ou retorcidas. O tamanho delas pode variar dependendo da adubação e da irrigação.
A Linda Folhagem
Por mais que tentemos falar de outra coisa, o que mais chama a atenção na Cróton é sua exuberante folhagem. Esta planta é dona de folhas com vários tamanhos diferentes, um colorido lindo que chama a atenção a longa distancia, afinal há uma grande mistura de cores como: o vermelho, o rosa, o branco, o amarelo, o verde, o roxo, o laranja. A mistura de cores é o que torna a planta ainda mais bonita.
Lembre-se que a primeira variação que chegou aqui no Brasil, foi as que possuíam as folhas verdes e amarelas. Mas em geral, todas as Cróton possuem varias cores, elas normalmente aparecem como manchas, ou envoltas nas bordas das folhas, em outros casos aparece nas nervuras e no centro das folhas.
As Flores Da Cróton
A beleza desta planta ficou reservada para as folhas, as flores da Cróton são desprezadas quando estamos falando em ornamentação. Por isso se pensa que as flores desta planta podem encantar, esqueça, as atenções foram todas voltadas para as belas folhas.
Normalmente esta planta cresce até os 3 (três) metros de altura, porém existe uma grande variedade da planta, por isso existem tantas cores na folhagem dela. As variedades mais conhecidas são:
- A Majesticum
- A Sanderi
- A Aureo-Maculatum
- A Andreanum
- A Angustissimum
- A Aucubifolium
- A interruptum e
- A Weismannii
Cada uma tem uma peculiaridade e cabe ao paisagista identificar o gosto e entender o que o cliente deseja, além de saber as qualidades paisagísticas da Cróton. Alguns paisagistas utilizam a Cróton como único elemento ornamental em um jardim, normalmente quando isso acontece, o paisagista quer separar os espaços e a Cróton entra com uma cerca viva.
Normalmente os paisagistas utilizam mais de uma variedade de Cróton para poder garantir um lindo colorido ao jardim, pois o contraste das cores torna-a mais chamativa.
Alguns paisagistas indicam o uso da Cróton para ambientes internos, porém deve-se tomar um cuidado, pois esta planta gosta demasiadamente de luz e de muita umidade. Portanto, não se adapta a lugares fechados e em que se há o uso do ar-condicionado. Utilize em áreas com muita luz como salas, corredores e outros ambientes abertos e que não tenham ar-condicionado.
Esta planta não suporta frio e geada, por isso não desenvolve, além de gostar do calor, luz e umidade.
O Cultivo
A planta Cróton deve ser cultivada em local que receba muito sol, ou seja, tenha sol pleno, o máximo que esta planta aceita é uma meia sombra, em locais com sol muito forte.
O solo em que serão plantados deve ser bem fértil e leve, e não se pode esquecer de enriquece-lo com material orgânico, o famoso adubo, neste caso você pode comprar pronto em lojas próprias ou colocar casca de frutas e verduras e até verduras que já começaram o processo de decomposição, o solo absorve todos os nutrientes deste material.
A rega deve ser de forma regular, afim de não permitir que a planta fique desidratada, afinal ela gosta bastante de sol, então é necessário este cuidado. Por outro lado, o solo jamais pode ficar encharcado, o que deve ser feito são varias regas de pequenas quantidades de água desta forma a planta não desidratará. Uma dica para regar a Cróton é regá-la ao amanhecer e ao entardecer, assim a planta aproveitará melhor a água.
Sua reprodução é por meio da alporquia ou estorquia, métodos muito utilizados pelos paisagistas. Caso você queira fazer o corte, o transporte e o replantio tome bastante cuidado, pois a seiva da Cróton é toxica e causa irritações a pele.
Um detalhe é que a Cróton aceita ser plantada em um vaso, para ficar dentro de ambientes, mas lembre-se que ela não gosta de ar-condicionado, ou seja se deseja tê-la por perto, tenha cuidado onde irá colocá-la, afinal a planta gosta de sol.
Caso faça este tipo de cultivo, lembre-se sempre de limpar as folhas com um pano úmido apenas com água pois as folhas tendem a ficar empoeiradas. A rega nesses casos deve ser ainda mais regrada, por não estarem em sol pleno a água não é absorvida tão facilmente. Se você seguir estas regras dadas logo acima, você terá uma planta muito bonita, que crescerá saudável e fará lindas ornamentações.
Vale ressaltar novamente que esta é uma planta muito tóxica, que o contato da sua seiva com a pele causa irritações, em casos de consumo pelos animais pode causar até a morte. Sua semente é ainda mais nociva, que as folhas, caule e raízes. Ao manipular estas plantas o ideal é fazer uso de luvas. E se você possui animais de estimação, evite este tipo de planta, para evitar um envenenamento involuntário.