A decoração de uma casa nova ou um ambiente de trabalho é a parte mais avaliada na hora da compra e venda dos imóveis, tanto na parte externa quanto interna. Os arquitetos planejam a decoração dos ambientes de acordo com o estilo e gosto dos seus clientes, visando sempre o conforto e a paisagem. Geralmente, os ambientes internos são pintados de cor clara para ajudar na iluminação. E os externos não tem preferência de cor, mas atualmente são cores solidas claras junto com escuras que são as mais usadas.
O ambiente interno é sempre elegante, de acordo com o gosto do cliente. Os arquitetos apostam em cozinhas amplas, com armários e objetos inox. Os quartos sempre amplos, com camas grandes e janelas para iluminar o ambiente durante o dia, ajudando também na parte visual com a paisagem. Closets auxiliando na arrumação das roupas e acessórios. Banheiros amplos, sempre pensando no conforto diário. Salas grandes, com estofados e aparelhos tecnológicos para o convivo no recinto ser adorável.
A área externa é uma das mais importantes, onde as pessoas podem curtir o fim de semana ou feriados, receber os amigos e familiares em um local mais descontraído, relaxar com atividades físicas, relaxar, meditar, fazer festas, se distrair ou apenas curtir um momento de folga no meio da correria diária. O paisagismo é essencial, pois tendo a visão de um lugar bonito chega a ser menos estressante, auxiliando no bom humor diário e qualidade de vida. Geralmente a decoração é composta de muito verde, flores e arvores, dependendo do tamanho do local. Piscinas e área de churrasco, mesas, aparelhos de esporte, entre outros.
Uma boa ideia, para quem dispõe do espaço necessário, é a colocação de estofados para que as pessoas possam relaxar, conversar, namorar e quem sabe até meditar em meio a natureza, repondo e reequilibrando as suas energias depois de um dia de trabalho, muitas vezes estressante. Como tudo é feio a gosto do cliente, as áreas estofadas podem ter vários temas, como Savana que são mesas, cadeiras e sofás estofados, decorados com a cores de zebra, as chamas decorações “animal print” e madeira. Havaí, que são cadeiras e sofás com a estrutura de madeira e estofados verdes e brancos, para parecer folhagens. Grécia, dando um toque mais sofisticado no ambiente com cadeiras e sofás de estrutura de ferro, com estofados de cores solidas, comumente a cor branca e azul. Indonésia, que são moveis de fibras com estofados neutros como a azul, branco e preto. Entre ouros temas inspirados em países.
Esses estofados são produzidos com a capacidade de resistir as chuvas e outras intempéries climáticas, havendo uma fabricação especializada especialmente para esses estofados. Atualmente, tem o processo que impermeabilização de estofados, que é uma resina que reveste o estofado e não deixa a agua penetrar, porém, alguns líquidos como a urina de cães e tintas e maquiagem não tem o mesmo efeito da agua. Essa resina é indicada pois além de proteger o estofado, ela conserva a cor e a textura. O procedimento de impermeabilização dos estofados é indicado tanto para a área externa quanto interna, é de fácil aplicação, dura em média uma hora o procedimento. A manutenção pode ser feita após a lavagem do estofado, que é quando o impermeabilizante sai do tecido, geralmente é feita uma manutenção por ano e de acordo com os fabricantes a cada ano que se aplica o impermeabilizante, fica menos eficaz, sendo aconselhável que em mais ou menos 4 anos seja trocado o estofado. A limpeza pode ser feita até duas vezes por semana por um aspirador de pó comum, apenas para retirar a poeira.