Um jardim de inverno pode adicionar muito mais charme para a sua casa, com ele você pode deixar a sua casa muito mais iluminada, ventilada e com um toque de paisagismo que se integra aos ambientes. O conceito desse jardim tem se disseminado entre aqueles que gostam de contar com toques verdes em casa.
Contudo, ainda existem algumas dúvidas acerca desse tipo de composição paisagística. Pensando nisso explicar um pouco mais sobre o processo de construção desse espaço e como fazer a escolha das plantas mais indicadas. Uma solução elegante para deixar a sua casa com um ar mais vivo e ter plantas a sua volta.
Recurso de Arquitetura
No começo o jardim de inverno era incluído nos projetos meramente como um espaço de recreação nos meses mais frios. Contudo, hoje em dia se tornou um recurso de arquitetura que ajuda a promover a ventilação e a iluminação dos ambientes fechados. Esse recurso se mostra interessante em especial para casas que são construídas em cima da divisão do terreno.
Quando você optar por um jardim de inverno deve ficar atento a detalhes como, se for construir o mesmo em cima da divisa do terreno não terá como abrir as janelas nesse local. Dessa forma se tem o risco de ter um ambiente sem entrada de ar e sem iluminação natural. Esses são casos em que esse jardim pode ser bem interessante.
A Construção do Jardim de Inverno
Construir um jardim de inverno pode ser bastante simples se considerarmos o ponto de vista de arquitetura e de estrutura. Vale considerar ainda o trabalho de jardinagem necessário para que o ambiente cumpra a sua função. Saiba que mesmo sendo simples não basta apenas ter um espaço com boa ventilação e iluminação.
A primeira coisa que devemos analisar nesse jardim é o tamanho que temos disponível para criar o projeto. Também devemos considerar a posição dele em relação ao restante da casa bem como o tipo de plantas que iremos escolher para compor o espaço. Uma solução interessante é usar vidros no lugar de paredes, cuidado que esse recurso não é interessante para o caso de o jardim ter acesso a um quarto.
Jardim Para Todas as Estações
Apesar do nome ser jardim de inverno trata-se de um jardim que pode compor bem com o restante da sua casa em todas as estações do ano. Pode acrescentar um ponto bem positivo para a sua decoração, confira abaixo esse vídeo em que é apresentado o passo a passo de como montar um jardim de inverno na sua casa:
Pequenos Espaços
Os apartamentos estão ficando cada vez menores nas grandes cidades e muitas pessoas pensam que não terão espaço para montar um jardim ou mesmo ter plantas no seu lar. Usando a criatividade é possível ter jardins de inverno mesmo nos espaços menores e mais estreitos. Algumas pessoas criam jardins verticais numa parede da varanda, por exemplo.
Você pode separar um cantinho livre para ter alguns vasinhos, mesmo que não seja nada de grande magnitude é possível ter diversas plantas na sua casa para dar mais alegria aos espaços. A dica é saber como escolher as plantas certas, ou seja, aquelas que tem características que as tornam adequadas para serem cultivadas dentro de casa.
Confira nesse vídeo algumas dicas de como montar um belo jardim de inverno mesmo em pequenos espaços:
As Flores Para Jardim de Inverno
A escolha das flores e plantas para compor o seu jardim de inverno deve ser feita pensando em quais são as plantas que conseguem se adaptar e se desenvolver dentro de ambientes fechados mesmo que estes sejam pequenos. No caso das flores podem citar como exemplos as begônias, orquídeas, lírios e antúrios. Essas flores conseguem florescer muito bem dentro de ambientes fechados.
Luminosidade
Muitos apartamentos modernos contam com decks que possuem vidraças que ajudam a trazer mais luminosidade para o ambiente. Se você tem um deck desses em casa pode aproveitar para plantar bambus-mossôs nas aberturas do assoalho de madeira, bem meio a sua sala. Uma ideia muito divertida e que tem todo um ar moderno.
Vasos de Plantas
Ainda é possível montar um espaço especial com vasos de plantas variadas como zamioculcas (que são muito resistentes), palmeira ráfis e a curiosa comigo-ninguém-pode. A zamioculca é uma planta bastante usada em jardins internos porque se desenvolve bem em espaços escuros, pode ser uma boa opção também para quem não tem muito tempo para dedicar a manutenção do jardim.
Cactos
A opção por cactos é boa para quem mora em regiões muito quentes e também para quem não tem muito tempo para dedicar a manutenção das plantas. Esse tipo de planta sobrevive bem a intensas temperaturas e não precisam ser regadas com frequência. Além disso, são elementos decorativos bem interessantes com as suas pedras e aspecto rústico.
Varandas e Jardineiras
Uma planta que é bastante indicada para varandas e jardineiras de quarto é a pleomelo. Trata-se de uma planta que tem como principal atrativo a cor exuberante das suas folhas. Mesmo espaços pequenos podem ter plantas e jardins com um visual bem rico e colorido. Observe os espaços livres que estão a sua disposição e mãos a obra para montar esse belo jardim de inverno.
Faça o Seu Jardim
Quem não quer ou não pode contratar os serviços de um paisagista pode fazer o planejamento e a construção do seu próprio jardim de inverno. Para isso a dica é elaborar um plano você mesmo e executar a criação do espaço. Saiba que isso não é difícil e que com boa vontade é bem fácil fazer o seu próprio jardim.
Em geral o que você vai precisar é de um pouco de tempo para se familiarizar com questões como a maneira correta de cultivar o seu jardim e como escolher as plantas certas que irão se desenvolver mesmo num espaço isolado e longe da luz. Construir um jardim de inverno não é algo realmente difícil basta você se dedicar.
Já pensou em fazer um jardim de inverno? Veja como uma simples ideia pode modificar o seu ambiente, adicionando beleza, tranquilidade e conforto. Esse tipo de jardim permite o contato próximo com a natureza, mesmo nos climas mais frios. O jardim de inverno também proporciona o aumento da claridade no ambiente, com aproveitamento da luz natural e serve de composição para salas, escritórios ou qualquer espaço diferenciado.
Acompanhe a criação de um belo jardim de inverno, que apesar de ainda em construção, já demonstra sua capacidade de impacto visual e harmônico no ambiente. Ele está sendo desenvolvido pela talentosa Aparecida Bispo da Silva. No projeto já foram utilizadas tanto plantas naturais como artificias, além de flores, telas de proteção, fluxo de água e espaço para a iluminação.