O Bonsai é uma arte de origem japonesa que é mundialmente famosa, pois busca fazer a réplica de uma árvore grande sendo cultivada em um pequeno vaso, isto é, o Bonsai reproduz o crescimento de uma espécie vegetal em miniatura.
A árvore cultivada na arte Bonsai cresce normalmente, no entanto a mesma é dirigida e conduzida pela pessoa que cultiva, pois a espécie vegetal vai sendo podada e modelada de forma que no vaso onde é cultivado o Bonsai é criado um ambiente similar e com a essência do natural. O ambiente que é reproduzido é tão similar que até mesmo as imperfeições que existem na natureza, também são reproduzidas pelo Bonsai.
As pessoas imaginam que plantar um Bonsai seja uma atividade muito difícil e complexa, cheia de regras para que o desenvolvimento da arte logre êxito, contudo o desenvolvimento do Bonsai não exige tanto tempo, mas sim muita paciência. Tanto que fazer e cuidar de um Bonsai, é considerada como uma verdadeira terapia de combate ao estresse do dia a dia das grandes cidades.
O Tamanho do Bonsai
De uma maneira geral, um Bonsai é uma miniatura de uma espécie vegetal encontrada na natureza.
No entanto, não existe um tamanho ou altura padrão para a criação de um Bonsai. Esta planta em miniatura pode apresentar somente alguns centímetros, como pode atingir até 01 (um) metro de altura.
O importante é que saibamos manipular as espécies vegetais de forma que esta seja manipulada no seu desenvolvimento normal e natural, sendo mantida o seu tamanho reduzido e proporcional.
Como Plantar um Bonsai
A elaboração de um Bonsai não é algo complicado, no entanto é necessário que sejam feitas opções que irão definir todo o seu trabalho.
Os dois primeiros passos para fazer o plantio de um Bonsai são: a escolha do vaso e a escolha da espécie vegetal que irá compor o seu Bonsai.
a) A Escolha do Vaso Adequado para o Bonsai
Os vasos usados na elaboração de um Bonsai de uma maneira geral são largos, rasos e apresentam furos próprios para a realização da drenagem.
O mercado disponibiliza uma série de vasos: com tamanhos, formas, cores e até mesmo material de fabricação diferentes. No entanto, você deve fazer a opção pelo vaso que irá combinar com a espécie vegetal a ser cultivada e o estilo que você pretende implantar no local onde ficará o vaso.
Contudo, é preciso que você tenha em mente que o Bonsai por seu tamanho reduzido é muito fácil de ser deslocado e, além disso, o tamanho do Bonsai será definido pelo tamanho do vaso adotado, pois este irá limitar o crescimento das raízes da espécie vegetal escolhida para o cultivo do Bonsai.
b) As Espécies Vegetais Utilizadas Para Fazer um Bonsai
A escolha de uma espécie vegetal para ser cultivada como Bonsai pode parecer complicada, no entanto, essa escolha não é algo tão complicado, pois praticamente todas as espécies vegetais, entre arvores e plantas arbustivas, estão aptas para a elaboração de um Bonsai.
No entanto, os especialistas indicam que as melhores opções de arvores e arbustos para a elaboração de um Bonsai são aquelas que apresentam folhas e galhos de tamanho pequeno, possuindo em sua natureza uma boa densidade e compactação. Essas 02 (duas) características auxiliam ao Bonsai a ter uma melhor ilusão de escala, que acaba deixando a planta com maior aspecto de proporcionalidade.
Entre as espécies vegetais consideradas boas para a elaboração do Bonsai se encontram: o pinheiro japonês, o fícus, a jabuticabeira, a mini romã, a buxinho, a primavera, a Azaléia e outras diversas espécies vegetais que podem ser utilizadas.
c) A Escolha da Muda Para o Plantio do Bonsai
Para iniciar o cultivo do Bonsai pode ser feita a escolha de sementes da espécie vegetal desejada, que podem ser coletadas diretamente das plantas ou adquiridas em lojas especializadas. No entanto, os cultivadores de Bonsai, normalmente fazer o seu, adquirindo uma muda da espécie vegetal em uma loja de sua confiança.
A muda ideal deve ter um tamanho que oscile entre 15 (quinze) a 20 (vinte) centímetros de altura. É interessante que a muda apresente um tronco com força relativa e ligeiramente grosso.
É importante verificar se a muda possui alguma doença ou algum tipo de ferimento, pois você irá ter mais trabalho na elaboração do seu Bonsai, que é cuidar de uma planta doente.
Os especialistas recomendam que sejam evitadas espécies vegetais que apresentem algum tipo de ramificação em sua base, pois esse tipo de planta é mais difícil de ser conduzida e moldada para a elaboração de um Bonsai. Além disso, os especialistas recomendam que a muda da planta a ser cultivada para fazer o Bonsai, precisa ser escolhida conforme o tipo e a forma do Bonsai que é desejado de ser alcançado.
d) A Escolha do Substrato a Ser Usado na Elaboração de um Bonsai
Em alguns locais existem substratos específicos para a elaboração de Bonsai, que podem ser adquiridos nas lojas especializadas. No entanto, o substrato é composto por uma mistura de areia, argila e húmus, que são aplicados igualmente na composição do mesmo.
Contudo, podem existir adaptações de substratos, que serão feitas conforme a espécie vegetal cultivada, para desta maneira o seu Bonsai ser feito com êxito.
Passos Para o Plantio de um Bonsai
Segue abaixo um passo a passo para a realização do plantio de um Bonsai:
- Verifique se a espécie vegetal escolhida para fazer o Bonsai está hidratada de maneira que consiga suportar o transplante de um vaso para o outro;
- Coloque um arame pelo buraco apropriado para a drenagem que existe no vaso. Esse arame irá sustentar a planta no vaso enquanto ela não está totalmente fixada;
- Coloque uma camada de brita no fundo do vaso, de forma que a drenagem seja facilitada;
- Faça a retirada da espécie vegetal do vaso de origem, para ser transplantada. Aproveite a situação para fazer a remoção das partes que se encontrem mortes ou doentes na espécie vegetal;
- Faça o corte das raízes com uma tesoura. O controle do tamanho e do crescimento das raízes possui grande importância no processo de elaboração e de manutenção de um Bonsai;
- Instale a planta no novo vaso, de forma que as raízes fiquem espalhadas pelo fundo. É importante tomar cuidado para que o tronco seja fixado, e o arame usado na sustentação da planta, irá ajudar nessa situação;
- O novo vaso deve receber a quantidade de substrato indicada, de forma que o solo fique na altura da borda do vaso;
O principal segredo das técnicas de cultivo do Bonsai está em ser paciente; adjetivo que caracteriza muito bem a cultura ocidental que detém a patente desta espécie. Talvez seja por estes motivos que japoneses adoram esta espécie. Com a sua popularização pelo mundo, muita gente deseja saber como cultivar Bonsai.
- Jamais plante o Bonsai no chão, dificilmente se obtem algum formato agradável.
- O primeiro passo está ligado com a seleção e preparação do caule e das folhas, ambos selecionados com qualidade e colocados dentro do vaso.
- Logo após nascer, a muda deve ser podada. Todos os galhos excessivos são retirados. Ate com arame para elevar o tronco.
- Na sequência, volte para o jarro. Necessário esperar cerca de cinco meses para prosseguir ao próximo passo.
Paciência: Neste longo processo podem acontecer alguns pequenos acidentes. Muitas vezes os troncos podem se partir durante as acomodações dos caules. Outro problema está na retirada antes do tempo certo dos arames que envolvem a espécie.
amoooo!!! bonsai… sou totalmente fascinada nessa arte, gostaria se possível de mais dicas de como fazer, pois quero exercer essa atividade para lazer mesmo.
essa matéria foi muito proveitosa já deu pra se ter idéias de como começa, mais ainda preciso de mais informações sobre material e aonde encontro e tals.