Como Plantar Begônias

O jardim além de dar uma decoração toda especial para a casa passou a ser um hobby entre diversas pessoas, onde elas cultivam e cuidam das plantas. A prática de cuidar de um jardim pode ser muito relaxante, o contato com a terra, com a natureza gera essa sensação de bem estar no indivíduo. Por ser uma tarefa que exige bastante paciência e cuidado.

No entanto, há uma infinidade de espécies de plantas e flores, e cada uma delas necessita de um cuidado diferente para que possa ser cultivada. Dessa forma, é necessário conhecer com qual espécie está lidando para que possa dar os devidos cuidados a ela.  Por exemplo os cuidados com as flores, as orquídeas, as begônias cada uma delas necessita de um cuidado especial.

Quais Flores São Indicadas Para Um Jardim

Um jardim colorido e repleto de várias espécies de plantas é muito atrativo e gratificante para quem vê e maravilhoso. As flores tem uma beleza incomparáveis e podem se integrar na decoração e aromatização da casa de várias formas, no exterior da casa, podem ser plantadas em vasos, cultivo de um jardim com diversas espécies ou penduradas na varanda.

No entanto, para que se tenha um jardim sempre bonito é importante em se atentar na seleção das plantas que irão compor, pois na hora da escolha das espécies existem umas considerações a serem feitas, como a época de floração, necessidade de luz solar, manutenção e a adaptação climática da planta.

Entre as centenas de espécies de flores podem ser cultivadas em um jardim, serão apresentadas algumas dessas. Sendo as mais comuns, com fácil manutenção e que trará uma harmonia ao jardim.

  1. Begônia (Begônia cinnabarina)

    Begônia

    Begônia

  2. Barba-de-Serpente (Liriope muscari)

    Barba-de-Serpente

    Barba-de-Serpente

  3. Azaleia (Rhododendron simsii)

    Azaleia

    Azaleia

  4. Astromélia (Alstroemeria)

    Astromélia

    Astromélia

  5. Asessippi Lilás (Syringa vulgaris)

    Asessippi Lilás

    Asessippi Lilás

  6. Amor perfeito (Viola tricolor)

    Amor Perfeito

    Amor Perfeito

  7. Abelha Azul ou Delfínio (Delphinium elatum)

    Abelha-Azul

    Abelha-Azul

  8. Agapanto (Agapanthus africanus)

    Agapanto

    Agapanto

  9. Agerato (Ageratum houstonianum)

    Agerato

    Agerato

  10. Alamanda (Allamanda cathartica)

    Alamanda

    Alamanda

  11. Alfazema (Lavandula angustifolia)

    Alfazema

    Alfazema

  12. Álisso (Lobularia maritima)

    Álisso

    Álisso

  13. Alpínia (Alpinia purpurata)

    Alpínia

    Alpínia

  14. Calêndula (Calendula)

    Calêndula

    Calêndula

  15. Coração sangrento (Clerodendrum splendens)

    Coração Sangrento

    Coração Sangrento

  16. Narciso (Narcissus)

A beleza das flores é única e encantadora. A partir dessas opções você já pode ter uma direção na hora de começar a cultivar seu jardim. Procure sempre usar as plantas que tenha a coloração que mais remete a sua personalidade, torne o ato de plantar um momento de lazer.

Narciso

Narciso

Como Plantar Begônias

Com a sua gama de variedades e tonalidades, as begônias é uma das opções de plantas que são bem aceitas no mercado. Outro motivo para essa aceitação, é o fácil cultivo e manutenção da mesma. Pode ser cultivada em jardins e em canteiros de flores, a planta cresce vigorosamente e fica muito vistosa entre as outras flores.

A planta, em vasos, nos diversos tipos de materiais plásticos, cerâmicas e com variações nos formatos. Essas variações influenciam no preço final do produto, mas ainda sim as begônias são tidas como uma espécie das flores mais vendidas do mundo.

As begônias podem ser utilizadas tanto para jardinagem, quando para ornamentação. A planta pode atingir ate 30 centímetros de altura. Sua folhagem pode variar entre as cores verdes e avermelhadas, suas bordas podem ser recortadas no formato que mais convém para a ocasião. Essa espécie de planta floresce na maior parte do ano, dessa forma, pode ser cultivada como uma planta anual, embora seja uma espécie perene.

Existe uma grande variedade de begônia que são destinadas para o plantio, e podem ser divididas entre as mais apropriadas para vasos e outras para o jardim. E ainda, as quais são mais aconselhadas para quem está iniciando as suas atividades de cultivo. A propagação da espécie em canteiro é mais simples do que nos vasos, dessa forma, as flores possuem a possibilidade de depois de cultivado em canteiros serem transferidas para os vasos de maior porte ou em jardineiras.

A Begônia semperflorens, se destaca nos exemplares para os jardins. Essa espécie pode ser usada facilmente no paisagismo, pois apresenta uma grande aceitação no mercado. A planta é da família Begoniaceae, tem sua origem na América do Sul e na América Central. A planta é uma herbácea, ou seja, não possui caule lenhoso, seu porte pode variar entre 15 a 30 centímetros, sua folhagem é espessa e com flores pequenas, aproximadamente 2 centímetros. A planta pode ser encontrada florida durante todo ano, mais pode ser mais principalmente nos períodos mais quentes, verão, por exemplo. Podem ser encontradas nas cores: branca, vermelha, variações de rosa e bicolor. Essas são as mais comuns.

Begônias no Vaso

Begônias no Vaso

Agora é a hora de colocar a mão na massa. As sementes das begônias são minúsculas, por isso as empresas optam pela técnica de peletização (processo de recobrimento de sementes, com auxílio de material inerte afim de manipular o tamanho) para que consigam comercializar as sementes com melhor facilidade de manuseio.

Afim de facilitar a vida de quem está iniciando suas atividades de cultivos, será apresentado um passo a passo de como plantar begônias.

Passo 1: Antes de mais nada, escolha a espécie de begônia conforme o local de plantio. Para plantio em vasos, aconselha-se as seguintes espécies: begônia de folha (Begônia x sementacea), Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia). Agora, para plantio em canteiros o tipo mais indicado é a Begônia semperflorens.

Passo 2: No passo dois, escolha o local onde deseja plantar a begônia. Porem, atente-se que essa espécie de flor prefere climas quentes e com luz indireta. As begônias gostam do calor, florescem muito mais em períodos mais quentes. Para plantio em canteiros, de preferência, plante em meados de abril.

Passo 3: Depois de feita a escolha do local de plantio, comece a preparar a terra. Caso o local escolhido seja os canteiros, recomenda-se que uma parte da terra seja comum de jardim com duas partes de composto orgânico e a outra metade da terra seja vegetal. Já para o plantio em vasos, é indicado o uso do solo enriquecido de matéria orgânica.

Após feito esses três passos, o que resta é cuidas da manutenção da planta. Certificar que não há ervas daninhas, lembrar sempre de regar a planta, tomar cuidado caso tenha animais de estimação em casa, geralmente eles gostam de revirar as terras dos vasos e canteiros.

Begônias: Cuidados E Florescimento

Cuidados: depois que é realizado o plantio das begônias, é o momento de tomar certos cuidados com a planta. A begônia é uma planta que aceita que se façam podas, no entanto, não muito aconselhado devido ao aparecimento de doenças na espécie. Dessa forma, o mais comum a se fazer é o replantio da planta após cerca de quatro meses do florescimento.

Florescimento: o florescimento ocorro por volta de três a quatro meses após o plantio. Essas plantas, diferente de algumas espécies, permanecem vistosas e floridas por quase todo o ano. São encontradas com facilidade em jardins residenciais e em canteiros de praças públicas. Uma outra opção é investir em vasos grandes e com diferentes formas para decoração do interior de diversos ambientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *