Como Proteger Flores e Plantas Do Calor

Cuidar de plantas exige um tratamento bem especial. Você não deve apenas colocar as plantas em vasos ou diretamente na terra e manter a areia sempre úmida achando que sua planta estará bem alimentada e feliz. Isso é um erro que a maioria das pessoas comete e essa mesma maioria pode até ter um jardim grande, porém será apenas um jardim com algumas plantas sem vida e sem cor. Cada espécie de planta exige de você um cuidado muito especial e não adianta colocar sempre a mesma quantidade de luz, de água e de adubo achando que elas vão responder sempre da mesma forma. Existe aquela que precisam de mais e de menos cada um desses componentes.

Como Proteger Flores e Plantas Do Calor

Como Proteger Flores e Plantas Do Calor

Aqui vamos aprender um pouco a como ter em um jardim ou até mesmo naquelas plantas que cuidamos em casa com bem mais vida e bem mais saúde. Nós vamos aprender juntos, como podemos cuidar de aspectos como a luminosidade e altas temperaturas, principalmente de plantas que são mais adeptas a climas frios. Assim como qualquer ser vivo, as plantas possuem o seu habitat natural e mesmo que você não esteja cultivando nesse habitat, você pode construir todo um esquema para que a sua planta sinta-se bem confortável e assim floresça perfeitamente.

Vamos então aprender tudo isso com base em algumas dicas importantes.

Nada Como Escolher Com Cuidado

Geralmente escolhemos cultivar uma planta pelos mesmos motivos. Escolhemos pela beleza, principalmente se forem flores, escolhemos pela resistência da planta, escolhemos pelas suas propriedades que podem ser medicinais ou temperos, entre outras. Assim como escolhemos pelas particularidades, devemos também estudar essas particularidades para que você não tenha mais a frente, um problema e não saiba como resolver.

O ideal é você sempre ler bastante sobre todas as plantas. Encontrar material sobre todo o tipo de flor, rosa, condimento, plantas medicinais ou seja qual for a propriedade da planta que você escolheu, não é difícil. Então pesquise em vários sites na internet e depois de saber bem sobre todas as vantagens e desvantagens de ter essa planta, comece o seu cultivo.

Fazendo dessa forma, dificilmente você sentirá qualquer dificuldade ou será pego de surpresa quando uma folha mudar de cor ou um fruto apodrecer sem razão aparente.

Nada Como Escolher Com Cuidado

Nada Como Escolher Com Cuidado

Cuidado Da Umidade

Existem aquelas plantas que gostam mais e de menos água, mas tenha certeza absoluta de uma coisa: NENHUMA planta gosta de terrenos encharcados. Então jamais deixe a sua planta nadando em um solo com muita água porque se ela não for uma planta aquática ou com essas mesmas características, ela vai morrer.  Se você seguir as nossas dicas de mais acima, você com certeza já saberá a quantidade de água ideal para a sua planta e então é só seguir à risca.

Obedeça o espaço das regas. Algumas plantas precisam de solo mais seco, mas exigem uma quantidade maior de regas. Como podemos entender isso? Simples. Você pode regar a sua planta sem necessariamente molhar demais o solo. Um bom exemplo desses casos são os borrifadores de planta onde você pode pulverizar apenas as folhas e deixar a sua planta sadia e regada, mesmo com o solo mais seco.

Então jamais cofunda a umidade do solo com a umidade da planta. Muitos sites generalizam e tratam a umidade da planta como a quantidade de água que o solo precisa e você pode acabar deixando as suas folhas secas e sem hidratação.

Toda as plantas vão precisar de um pouco mais de rega no verão, principalmente nas folhas. Como essa época o sol em qualquer região é sempre mais forte, opte por regar as suas plantas sempre no período da tarde. Isso fará com que a sua rega evapore mais devagar e assim a sua planta permaneça hidratada por mais tempo.

O outro motivo para optar regar as plantas no final da tarde, é porque o calor do sol pode secar muito rápido a sua planta e assim fazer com que as folha fiquem manchadas ou até mesmo queimada.  Jamais despeje a água no tronco da árvore, faça isso sempre no solo para a raiz absorver a sua rega.

Cuidado Do Calor

A primeira atitude que você deve tomar em relação a isso, é sobre o ambiente que você coloca a sua planta. Você já ouviu caso de pessoas que matem a planta exatamente com a quantidade de calor necessária e mesmo assim a planta morre? Isso acontece porque talvez essa pessoa não tenha percebido o que cerca a planta que cultiva. Vamos exemplificar.

Digamos que a sua planta não exige tanto calor do sol e você deixa-a exposta durante um tempo e logo após retira e coloca naquele móvel para dar um charme maior ao mesmo e ao espelho que contém na peça.  Você pode não saber, mas espelhos refletem raios solares e consequentemente transmitem calor para a sua planta. Então sua planta está ali, exposta ao reflexo do sol que vem do espelho e você não percebe essa falha.

Sabendo dessa hipótese, analise bem o componente do ambiente para que você não perca a sua planta devido a transmissão de calor de alguns móveis ou peças, mesmo que você deixe a sua planta na temperatura ideal para o seu desenvolvimento.

Para evitar também a absorção de calor, evite deixar os seus vasos diretamente no chão. Muitas pessoas acham que os pratos que são colocados embaixo dos vasos, tem função apenas de recolher os resíduos que caem da planta e evitar que a água que escorre das regas suje o ambiente. De fato isso existe, mas esse prato evita também que o vaso fique em contato direto com o chão e dessa forma absorva mais calor.

O excesso de calor vai fazer com que a sua planta seque mais rápido, então esteja sempre cortando as folhas secas e sem cor para dar espaço à novas folhas e com mais vida. Se elas estiverem apenas murchas, acrescente um pouco mais de adubo para que sua planta fique mais forte e as flores dessa forma revivam.

Agora que você já sabe como cuidar melhor das suas plantas, não existe mais desculpas para deixar o seu jardim sem vida e sem cor!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *