Plantas Ideais para Sol Pleno

Não existe espaço em uma residência tão aconchegante quanto a sua área externa. Trata-se de um local perfeito para ler um livro, tomar sol, receber os amigos para um bate-papo, ou simplesmente curtir um fim de tarde sozinho.

Para deixar esse local perfeito, além de escolher os móveis corretos, que sejam ao mesmo tempo confortáveis e resistentes às intempéries, é preciso ter cuidado na hora de escolher as plantas que serão dispostas nesse ambiente.Não existe regra na hora de decorar a área externa de sua casa.

Imagem de Amostra do You Tube

O ideal é procurar deixar ao máximo o local com a personalidade do morador, para se sentir bem tanto para ficar sozinho como para receber os amigos.Escolhidos os móveis – o ideal é que o espaço conte com pelo menos um local confortável para sentar e uma mesinha de apoio, chega o momento de escolher as plantas certas para a área externa.

Nesse caso, o ideal é escolher por espécies resistentes de plantas para sol pleno nas áreas externas. Isso acontece porque elas precisam suportar as intempéries, como as ventanias e chuvas.

Espécies de Plantas Indicadas para as Áreas Externas:

  • Lavanda: Essa espécie com flores delicadas é ideal para ser disposta em floreiras externas;
  • Pitanga: Além de embelezar o ambiente, também produz frutos. O ideal é plantá-la em vasos junto com plantas rasteiras, como o alecrim;
  • Azulzinha: É uma das espécies que mais requer cuidados, pois é mais sensível ao vento e necessita de rega frequente;
  • Oliveira: Espécie indicada para moradores que têm uma vida corrida, pois não necessita ser regada com frequência, pois é mais resistente.

É possível escolher grande variedade de espécies de plantas para sol pleno de todos os tipos. Para pequenos espaços, aposte em ervas, como além da já citada alecrim, sálvias, tomilhos e alfazemas.

Para espaços maiores, aposte em arbustos, como as lilazes, spireas e roseiras; em árvores, como ameixeiras, pessegueiras, pereiras, macieiras, espinheiros, pés de maçã-silvestre, magnólias, olmos, carvalhos e bordos;

Árvores coníferas, como as tuias-da-china, teixos, falsos cipestres, zimbros, pinheiros, pinhas e pinus, bem como as plantas sempre-verdes com folhas largas, como os azevinhos também são boas opções para incrementar o seu jardim externo.

Decoradores costumam recomendar misturar diversas espécies de plantas para compor o jardim, como por exemplo, optar por uma planta mais alta, uma de médio porte, como um arbusto e complementar com plantas e flores rasteiras, para formar um conjunto harmonioso e elegante.

Confira Algumas Dicas Antes de Montar o Seu Jardim:

Confira algumas dicas antes de montar o seu jardim

Confira algumas dicas antes de montar o seu jardim

  • Definir o local onde será disposta a planta, além de analisar se a luz solar incide de forma direta ou indireta, bem como conferir o espaço total disponível e se existe ventilação.
  • Visitar lojas especializadas em paisagismo costuma ser uma boa alternativa, pois você pode pedir orientações aos profissionais sobre quais espécies de plantas para sol pleno são mais indicadas para a área externa de sua casa.

Espécies de Flores para Sol Pleno:

Imagem de Amostra do You Tube

Além das plantas, que tal deixar o seu jardim e/ou área externa ainda mais colorido? Isso é possível optando por espécies de flores que se adaptam perfeitamente a locais ensolarados. Dentre as espécies de plantas que crescem no sol forte são as árvores coníferas e frutíferas, vegetais, rosas, flores e gramas. Confira a lista de flores que necessitam de luz solar forte e direta:

  • Pelargônio
  • Cravina
  • Petúnia
  • Gerânio
  • Vinca
  • Onze Horas
  • Impatiens
  • Kalanchoês ou flor da fortuna
  • Pata-de-Vaca
  • Suinã
  • Sapatinho-de-Judia
  • Sininho
  • Grevilea-Anã
  • Hibiscos

DICA: Estas duas últimas são indicadas para quem pretende ter o jardim florido ao longo de todo o ano. Vale lembrar que as espécies relacionadas são de fácil manuseio e cuidado, garantindo um belo e colorido jardim todos os dias.

Cuidados na Hora de Replantar as Plantas para Sol Pleno:

  • Caso pretenda replantar em vasos de cerâmica, escolha objetos que contem com um ou dois furos para a drenagem;
  • Se a planta ficar disposta na varanda, para evitar a propagação da dengue, não utilize pratinhos sob o vaso, e de preferência, deixe-o perto do ralo para que a água escorra;
  • Caso o vaso fique longe do ralo e dessa forma, indispensável, coloque água para evitar a proliferação do mosquito da dengue, pois ele tem preferência por água parada para se reproduzir;
  • Um recurso interessante para não deixar a terra aparente nos vasos das plantas para sol pleno é fazer o acabamento utilizando pedriscos ou cascas de árvores.

Importante ressaltar de que as ditas “plantas para sol pleno” não quer dizer que necessitam de uma exposição intensa ao sol durante todo o dia, mas sim de pelo menos seis e, no máximo, oito horas recebendo a incidência da luz solar.

Assim como qualquer ser vivo, as plantas para sol pleno necessitam de cuidados. Mesmo a Oliveira, que não necessita ser regada diariamente, precisa ser adubada, podada, bem como remover ervas daninhas e controlar as pragas.

Espécies de Plantas para Dentro de Casa:

Se você adora plantas, mas mora em um apartamento muito pequeno, que conta com uma varanda com espaço reduzido, é possível cultivar plantas dentro de casa mesmo, tomando o cuidado de escolher as espécies certas.Além de escolher as espécies adequadas, que serão relacionadas a seguir, você deverá complementar a luz natural com luz artificial, por meio de lâmpadas fluorescentes ou de cultivo. Para não errar, é bom contar com um temporizador automático para que possa funcionar por 14 a 16 horas diárias e que seja desligue durante a noite.

Confira a seguir as espécies de plantas mais indicadas para permanecer dentro de casa:

  • Ráfia: Espécie pequena, por isso, são utilizadas várias plantas em um mesmo vaso;
  • Licuala: O preço da planta é um pouco alto, mas compensa o investimento, pois ela dura muitos anos dentro de casa;
  • Clívia: Espécie bastante resistente para ser disposta em casa, pois pode ser regada somente uma vez por semana e aguenta ventanias leves.
Flores Dentro de Casa

Flores Dentro de Casa

Outras plantas que podem ser dispostas dentro de casa, pois necessitam de sombra total são: Samambaias, Azaléias, Bergênias, Selos-de-Salomão, Dogtooths Violetas, Hidrângeas, Flores-de-Cunho, Corações de Maria, Bellworts, Rododendros.No caso do plantio de espécies de plantas para dentro de casa, aposte em vasos ou cachepôs como itens de decoração, procurando escolher objetos que combinem com o estilo de cada ambiente. Os vasos e cachepôs mais utilizados são os de vidro e madeira.

Posts Relacionados

Veja dicas de plantas para varandas com pouco sol e saiba escolher as espécies certas para o espaço que você tem. Saiba quais são as plantas que podem ficar dentro de casa sem serem prejudicadas e como cuidar delas, além disso, veja também dicas de plantas de jardim resistentes ao sol.

3 comentários

  1. gostaria de idéias para montar um área verde pois possuo, apenas 400 metros, e a casa foi construida nos fundos, ficando um espaço, gostaria de dar vida em um dos lados, pois do outro irei construir uma área com churrasqueira.

    • gostaria de saber qual as plantas que devo plantar, qual que possam ficar diretamente ao sol pois a parte que eu disponho fica voltada pra o sol as margens da piscina, acho lindo plantas mais preciso saber qual posso plantar pois não tenho tempo de regalas diariamente desde já agradeço, beijo

  2. Olá, preciso fazer um jardim lateral externo para uma loja de moveis, gostaria que vocês me sugerissem plantas para eu plantar.
    Uma delas vou colocar no buraco do bloco para evitar que pessoas sentem neste local.

    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>