Cadeira-de-Sogra – Echinocactus Grusonii

O mundo e a história de muitas plantas são bem curiosos. Vamos encontrar uma infinidade de flores e árvores e se pararmos para conhecer cada uma destas, vamos ter assunto para nos envolver por toda a nossa vida. Quem tem um jardim ou gosta de jardinagem, precisa conhecer o que planta e consequentemente, terá que estudar um pouco mais sobre suas plantinhas. Então que tal conhecer mais uma espécie bem interessante agora? Em 1891 Heinrich Hildmann chamou essa planta por esse nome pela primeira vez e a partir de então ela perdeu o seu nome popular anterior, o Cacto Barril Dourado para Assento de Sogra e posteriormente passou a ser chamada de Cadeira de Sogra. Como você irão ver na referência mais abaixo, o maior cultivo dessa planta está no México, mais precisamente na parte central do país, onde encontramos o município de San Luis Potosi a Hidalgo. Mais abaixo você vai encontrar algumas especificações sobre a planta, como o local de origem, a sua categoria e outras características físicas que a compõe. Além disso, vai saber um pouco mais sobre como plantar bem a sua cadeira de sogra para que tenha sempre mudinhas bonitas em seu jardim e uma plantação muito atraente. Confira.

Ficha Técnica

A Echinocactus grusonii é o nome dado para a Cadeira de sogra na biologia. Essa planta tem origem na América do Norte e sua maior incidência é do México. Categorizada como uma planta suculenta e também um cacto, a cadeira de sogra é uma planta de ciclo de vida perene e se você apresentar as condições ideais de cultivo, mínimas para a espécie, será bem fácil de ter no jardim. Apesar de ser de origem norte americana, a cadeira de sogra pode ser cultivada em qualquer região e devido a isso, vai também receber outros nomes populares como cacto bola, poltrona de sogra, entre outros. Assim como qualquer planta, a cadeira de sogra vai com certeza se adaptar em alguns tipos especiais de clima, como as regiões que apresentam os climas Equatorial, Semiárido, Subtropical e Tropical. Dessa forma ela pode chegar até 1 metro de altura, seu tamanho máximo. A cadeira de sogra tornou-se um dos cactos mais populares em jardins apesar de está, segundo pesquisadores e estudiosos da área, ameaçado na natureza.  A aparência da planta é bem nodosa e tem o seu crescimento aparentemente como um grande globo.  Quando está na sua fase adulta, ela chega a ter 35 costelas, que são divisórias, camadas, da planta. Na fase mais jovem, consequentemente essa quantidade será menor. Os espinhos são longos e apresentam-se na forma reta ou curvada, dependendo muito do tipo da planta. As cores sempre amarelas e em casos mais raros, eles aparecem na cor branca. As flores da cadeira de sogra são amarelas também e brotam sempre no verão, ao redor da coroa que forma a planta. Um detalhe muito importante é que elas só aparecem quando a planta atinge 20 anos de vida e depois da primeira floração, as flores voltam a aparecer sempre na mesma época. Como é um cacto, você não encontrará folhas nessa espécie e a fotossíntese então, vai ser feita pelo tronco. Para aquelas pessoas que gostam de colecionar espécies diferentes e exóticas de plantas, essa é uma espécie perfeita, não somente pela sua forma como também pela sua durabilidade e adaptabilidade em qualquer ambiente. Mais abaixo você vai encontrar alguns detalhes sobre o cultivo da cadeira de sogra.

Como Cultivar a Cadeira de Sogra

Você pode ter a cadeira de sogra em jardins do estilo mexicano, jardins de pedra ou qualquer um nessa linha pois a planta encaixa perfeitamente nesses casos. ê pode ter a cadeira de sogra em jardins do estilo mexicano, jardins de pedra ou qualquer um nessa linha pois a planta encaixa perfeitamente nesses casos. Aquelas pessoas que gostam de colecionar diferentes tipos de plantas, preferem manter a cadeira de sogra em vasos bem largos e bem rasos, o que é uma ótima opção também, principalmente quando decoradas com pedrinhas. O cultivo deve ser feito em solo bem permeável e as regas regulares e periódicas. A planta gosta de sol, assim como todo cacto, portanto o canteiro deve ficar a sol pleno e caso você opte por cultivar em um espaço interno ou que não tenha acesso com muito sol, pode deixar a meia sombra, mas que receba luz solar por pelo menos 4 horas por dia. Típica de regiões onde o clima é mais quente, a cadeira de sogra não vai resistir a cultivos feito em regiões com o clima frio ou geadas. A multiplicação da planta é feita por sementes que devem ser implantadas em solo devidamente tratado.

Como Cultivar a Cadeira de Sogra

Como Cultivar a Cadeira de Sogra

Cuidados com os Cactos Margarida

Como citamos mais acima, a cadeira de sogra é um típico cacto e, portanto vai ser uma planta mais resistente tanto ao calor e exposição ao sol como também ao espaçamento das regas. Mas mesmo sendo tipicamente uma planta com mais força para alguns fatores, você ainda assim precisa tomar algumas precauções, pois pequenos problemas podem danificar a sua planta para sempre, quando não a matam. A cadeira de sogra, assim como diversos cactos podem ser comprados em lojas de jardinagem e supermercados. Quando você adquire essas peças, elas na maioria das vezes têm menos de três anos, então os cuidados devem ser diretos, como o tratamento da terra de cultivo e as regas. Nessa primeira fase, os cactos não apresentam tanta resistência ao sol, então o ideal é você deixá-los em um lugar com sombra até que ele se desenvolva mais. As regas vão mudar de acordo com o período do ano. Por exemplo, no verão com certeza você vai regar mais do que no inverno. Quando então for mês mais quente do ano, o ideal é que você regue com intervalos de 5 ou no máximo 6 dias, isso também se sua planta tiver mais de três anos, menos que isso a cada 4 dias é o suficiente. Já nos meses mais frios, você pode aumentar esse espaçamento para 12 dias quando o cacto tiver mais de três anos e 8 dias quando forem os mais jovens. Um fator importante que você deve atentar quando for regar a sua planta, é que o ideal é você deixá-la úmida, jamais encharcada. Evite que poças se formem ao redor do seu cultivo. Quando for regar, despeje a água de forma devagar, de preferência dando espaçamentos para que a terra absorva toda a água antes de despejar mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • SOU FASCINADO POR CACTOS GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇOES SOBRE CULTIVO E COMO COMPRA-LOS.
    PARABENS POR ESSE TRABALHO TAO BONITO.

    JOAO DE JESUS SOUZA 21 de setembro de 2014 5:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *