Gardênia: Uma Flor Que Encanta Por Sua Beleza e Perfume

A Gardênia é uma das flores mais cultivadas por jardineiros amadores do mundo todo. Trata-se de uma espécie bastante bonita e com características bastante próprias e peculiares. Se você gosta de plantas e especificamente de flores vai gostar de saber mais sobre a flor Gardênia que também pode ser conhecida como jasmim-do-cabo.

Gardênia

Gardênia

Ficha Técnica da Gardênia

  • Nome Científico: Gardenia jasminoides
  • Família: Rubiaceae
  • Nomes Populares: Gardênia, Jasmim-do-cabo
  • Altura: 1.8 a 2.4 metros
  • Ciclo de Vida: Perene
  • Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Origem: Ásia, China 

Características da Gardênia

Através da ficha técnica acima é possível conhecer um pouco melhor a Gardênia, porém, é interessante ir mais a fundo nas características dessa bela flor. Essa é uma planta do tipo arbustiva que possui uma textura semi-lenhosa, conta com ramos eretos, possui folhas perenes e ramificações. Além dessas características, também podemos destacar as folhas brilhantes, ovaladas, opostas e de um tom de verde bastante escuro.

Já as flores são brancas, grandes, cerosas e bastante perfumadas. Conforme o tempo vai passando, essas flores vão adquirindo uma coloração creme e alguns tons de amarelo. Geralmente, a floração da Gardênia acontece no começa da primavera e do verão. As variedades de Gardênias que são férteis possuem frutos que tem polpa amarela e que são bastante utilizados na confecção de corantes utilizados pela indústria e também para fazer materiais artesanais.

Podem ocorrer variedades de flores simples ou mesmo as que são chamadas dobradas. Além disso, as flores podem variar no tamanho também, sendo pequenas ou grandes, as ramificações também são variadas de uma Gardênia para outra.

Sobre a Gardênia

Sobre a Gardênia

O Perfume da Gardênia

Uma das principais características da Gardênia é o seu perfume bastante agradável e intenso. Exatamente por isso, a Gardênia é uma das plantas mais populares nos jardins “amadores”. Se você está pensando em ter em seu jardim uma lufada de fragrância de flores é interessante considerar a Gardênia como uma possibilidade.

Por isso, a dica para quem pretende cultivar essa planta é tê-la em locais próximos a janelas e portas para que o seu perfume possa ser irradiado para a casa como um todo. Os locais com maior trânsito de pessoas são locais perfeitos para se ter Gardênias, pois assim é possível aproveitar ainda mais o perfume que vem delas.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Manter As Gardênias

A manutenção dessas plantas é de extrema importância para que possam crescer com qualidade e também com saúde. Uma dica importante é que não sejam feitas podas de adensamento nessa planta para que o seu crescimento se dê de uma forma mais natural e saudável. Realizar um bom processo de limpeza e manter a sua Gardênia bem ventilada, ajuda a fazer com que ela seja menos suscetível a doenças.

Se você desejar pode plantar as Gardênias em grupos, desde que a cultive com bastante zelo e cuidado. Essa planta pode, inclusive, ser utilizada para a formação de uma cerca viva com uma estrutura compacta. Para realizar a poda das Gardênias e garantir que isso não prejudique as plantas é importante que isso seja feito após a floração das mesmas. Quem quiser também pode fazer o plantio das Gardênias em vasos no estilo Bonsai. 

Como Cultivar Gardênias

Assim como toda e qualquer planta, a Gardênia tem suas próprias características de cultivo, ou seja, aquelas condições em que ela se torna mais suscetível a um bom crescimento. Veja quais são essas condições de plantio e se for possível tenha Gardênias no seu jardim. Uma das condições essenciais para que essa flor cresça de forma saudável e cheia de energia é com a ajuda de sol pleno.

Além da presença constante do astro rei, as Gardênias necessitam de um solo fértil para conseguirem germinar. Outras características importantes do solo perfeito para Gardênias é ser levemente ácido, bem drenado, rico em matéria orgânica e ter regas regulares. Algumas coisas que ajudam é a suplementação com quelatos de ferro e também adubações realizadas no verão e na primavera.

Imagem de Amostra do You Tube

O Clima Perfeito Para as Gardênias

Esse tipo de “ajuda” (citado acima) facilita o crescimento vigoroso das Gardênias, além de ajudar a planta a ter uma floração abundante. Vale ressaltar que embora Gardênia tenha uma boa resistência a temperaturas amenas e até goste delas essa planta não tolera a baixa umidade do ar. Tem uma adaptação boa ao clima subtropical e também ao tropical de altitude. Se somente as noites forem muito frias, é possível que a Gardênia sobreviva numa região não tão quente.

Uma flor que é uma das mais bonitas da primavera e verão. A multiplicação das Gardênias é feita através do método de estaquia dos ramos semi lenhosos, depois que acontece a floração da mesma.

O Clima Perfeito Para as Gardênias

O Clima Perfeito Para as Gardênias

Mais Sobre as Gardênias

As Gardênias são belas plantas ornamentais que enfeitam diversos jardins e fazem a alegria de pessoas que amam flores. A beleza a fragrância dessas flores são marcantes e já são características do verão e da primavera de muitos lugares do Brasil e do Mundo. Trata-se de uma planta que tem a sua origem na Ásia com destaque para a China, onde são bastante populares. P

ara se ter uma ideia, as Gardênias podem chegar a medir em torno de 2 metros de altura, uma planta e tanto para se ter em seu jardim. O início da Primavera marca também a floração intensa das Gardênias que começam a ficar cobertas pelas incríveis e lindas flores brancas com tons de creme. Esse nome Gardênia se deve a uma homenagem prestado ao botânico Alexander Garden. 

Uma curiosidade a respeito das Gardênias é que existe cerca de 250 espécies diferentes que são chamadas de Gardênias, embora a mais popular seja a Gardenia jasminoides, que também pode ser conhecida como Gardenia augusta. Existe outro fato curioso acerca das Gardênias, que é o fato de que as suas folhas verdes brilhantes não caem durante o inverno, o que garante uma planta bonita em todas as estações do ano. Ter uma Gardênia pode ser bastante interessante e ajudar a deixar o seu jardim muito mais bonito. Pense nisso e cultive essas belas plantas.

Posts Relacionados

Conheça os benefícios da flor Gardênia e saiba mais informações sobre essa planta. Aproveite para conhecer outras flores perfumadas para ter no jardim e viver cercado de um aroma muito especial. Veja quais são as flores de cada estação, ou seja, aqueles indicadas para serem plantadas em determinadas épocas do ano.

3 comentários

  1. Flores é tudo de bom ! Amo ! Amei ter conhecido esta página.Cultivo com muito amor gardenia jasminoides,quero saber tudo sobre elas, pois a bem pouco tempo comecei, mas já estao me dando a alegria de ve- las florir ! Isto é maravilhoso aos meus olhos e nariz, já que posso ter o prazer de sentir seu perfume bem em baixo de minha janela ! Sou feliz !

  2. onde posso comprar um pé de gardenia?

  3. cultivando flores, cultivando amores!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>