Cerejeira Rosa (Prunus Campanulata): Curiosidades e Cultivo

Uma das árvores mais lindas do Japão, a Cerejeira Rosa, é um encanto para os olhos. Conheça mais sobre a linda Prunus campanulata, nome científico dessa árvore, que pode ainda ser chamada popularmente de cerejeira do japão ou cerejeira-de-taiwan. A sua família é a Rosaceae e atualmente pode ser encontrada em vários lugares do planeta.

Quem tem curiosidade de conhecer mais sobre a árvore rosa que desperta a curiosidade de muitas pessoas aproveite para se aprofundar nesse artigo. Falaremos um pouco sobre essa espécie originária do Japão, realizaremos uma breve descrição da árvore e também dicas para quem deseja cultivar a mesma.

Cerejeira Rosa (Prunus Campanulata): Curiosidades e Cultivo

Cerejeira Rosa (Prunus Campanulata): Curiosidades e Cultivo

A Descrição Da Cerejeira Rosa

Uma árvore de folhagem caduca (significa que as folhas caem num determinado período do ano) e que pode chegar a medir até 6 metros de altura, a Cerejeira Rosa, é bastante ramificada e possui uma copa arredondada. O seu crescimento é lento o que desestimula algumas pessoas a fazer o seu cultivo.

As folhas dessa árvore são ovais acuminadas, estreitas e dentadas na sua borda, a sua cor é de um verde intenso. Essas folhas são pequenas completas e de pecíolo curto, possuem apenas 5 pétalas de cor rosa. Também podem apresentar folhas com pétalas dobradas. Essas flores formam grupos ao longo dos ramos e acabam cobrindo-os completamente.

Durante o outono a Cerejeira Rosa perde as suas folhas, mesmo período em que ocorre a floração das folhas que ainda não apareceram. O efeito ornamental é realmente sensacional e um dos destaques dessa espécie de árvore. O seu florescimento acontece no inverno e pode ser cultivada em regiões de temperaturas mais frias.

O estado de São Paulo e os estados do Sul do Brasil apresentam boas condições para o cultivo da Cerejeira Rosa uma vez que tem temperaturas mais baixas em alguns períodos do ano.

A Descrição Da Cerejeira Rosa

A Descrição Da Cerejeira Rosa

Como Cultivar a Cerejeira Rosa

Uma das principais necessidades da Cerejeira Rosa é a temperatura amena, os climas mais frios são os mais indicados para esse tipo de árvore. Quando cultivadas nesse tipo de temperatura florescem de forma linda.

Apesar de gostar (e de necessitar) de temperaturas mais baixas a Cerejeira Rosa deve ser cultivada num lugar que receba sol na maior parte do dia. O solo deve conter um bom teor de matéria orgânica e uma boa drenagem. A melhor época para plantar a muda é o inverno antes do período de floração da árvore.

Para plantar a sua Cerejeira Rosa você deverá abrir um buraco com o dobro de tamanho do torrão. Use uma pazinha para soltar a terra do fundo e um pouco nas laterais. Isso vai ajudar o melhor desenvolvimento das raízes. No geral a muda é comprada em vasos plásticos.

Se este é o caso da sua muda procure cortar o recipiente com podão para não causar danos as raízes da planta. Misture numa lona ou num balde composto orgânico com algum tipo de adubo animal de curral que esteja bem curtido. Uma proporção de 1 kg por muda é o suficiente.

Adicione 100 gramas de farinha de ossos ou então de fosfato natural de rocha. Coloque na parte do fundo e acomode o torrão. Preencha as laterais com a mistura e regue bem. No caso de na época do plantio as chuvas estarem escassas regue todos os dias, isso até uns 10 ou 15 dias depois de plantar.

A Adubação Da Cerejeira Rosa

Essa árvore necessita de uma adubação de reposição todos os anos, o outono é o período ideal do ano. Para fazer essa adubação tão necessária é necessário misturar composto orgânico com adubo animal de curral (bem curtido). Coloque essa mistura entorno da projeção da copa da árvore. Regue bem depois.

Um cuidado que também é importante no plantio da Cerejeira Rosa é o de controlar o ataque de insetos como, por exemplo, pulgões nas flores e cochonilhas-cabeça-de-prego nos ramos. Use defensivos verdes para que não envenenem o seu jardim, mas recorra a eles somente se a infestação for grande.

Tendo um controle periódico é possível perceber a presença dos insetos antes que isso cause um problema real para a planta. Os pássaros e os insetos predadores em geral funcionam bem nessa atividade de controle de pragas.

As podas da sua árvore devem ser feitas no caso de algum ramo estar fora da copa arredondada.

Uso Da Cerejeira Rosa No Paisagismo e Decoração

O crescimento de uma Cerejeira Rosa é bem lento e a sua altura não tão elevada pode representar uma boa opção para pequenos jardins. A floração dessa árvore é um espetáculo a parte e vai com certeza trazer um colorido todo especial para o seu jardim.

A Cerejeira Rosa é bastante utilizada no paisagismo e também na decoração, quem deseja ter um toque de encanto no seu espaço de plantas pode facilmente optar por essa linda árvore japonesa.

Conheça Também a Cerejeira-ornamental – Prunus Serrulata

Assim como a Cerejeira Rosa a Cerejeira-ornamental é uma ótima opção para quem deseja trazer um toque surreal e lindo para o seu jardim. Uma árvore que também faz parte da família Rosaceae e que tem origem japonesa.

Trata-se de uma árvore decídua que tem porte médio e sua floração é bastante decorativa sendo muito utilizada no paisagismo. O tronco dessa árvore é cilíndrico, simples, delgado e curto. A sua casca é rugosa e tem uma cor marrom-acinzentada, as suas lenticelas são horizontais proeminentes.

Essa árvore chega a medir em torno de 4 a 10 metros com uma copa mais ou menos densa na forma de vaso. Pode ter em torno de 3 e 4 metros de diâmetro, as suas folhas são ovaladas, acuminadas e com margens serrilhadas e nervuras bem marcadas. Surgem com um tom bronzeado, a sua cor passa por um verde, em seguida um amarelo ou vermelho no outono, isso antes de cair.

A Floração Da Cerejeira-ornamental

A floração dessa árvore acontece no final do inverno e primavera, em geral as flores são unidas em grupos de duas a cinco inflorescências do tipo rácemo. Essas flores não possuem perfume e podem ser simples ou dobradas, a sua cor é branca ou ainda pode ter tons de rosa. As cerejas surgem no verão e acabam atraindo muitos passarinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *