Como Cultivar Pimentas no Jardim

A pimenta além de ser um excelente alimento para dar um toque final nos pratos também pode ser usada para decoração. Aliás, na decoração, além de enfeitar pela sua beleza, a pimenta serve para afastar a energia ruim, o olho grande, são algumas das crenças que envovelvem o alimento.

A principal caraterística da pimenta, que pode ser encontrada de vários tipos, é o sabor picante que ela concede ao pratos. A vermelha é uma dasm ais usadas e essa justamente ela que é usada na decoração, seja em vasos para dentro de casa, como o cultivo fora no jardim.

Existem pimentas muito mais picantes do que a vermelha, cada espécie provoca um ardor diferente, mais ou menos intenso.

A Beleza da Pimenta Vermelha

Basta olhar para um canteiro com a pimenta vermelha cultivada para entender porque ela é usada para decoração. Ela possui uma tonalidade vermelha intensa e brilhosa e que fica perfeita em contraste com o verde das folhas. Por isso, ela deixou somente de servir para decorar a parte de fora e foi para dentro de casa e até mesmo em escritórios.

Além de ser o um “objeto” de decoração bem queridinho, a pimenta pode ser cultivada no jardim, tanto para enfeitar quando com o objetivo de tê-la fresca na hora de dar o ponto final em um prato.

O seu uso na cozinha e o mercado de venda dela é muito grande, porém, o uso na decoração vem aumentando consideravelmente. A pimenta vermelha pode ser semper encontrada em floriculturas ou até mesmo em supermercados.

Além do vermelho da pimenta e o contraste com o verde das folhas, podemos destacar outro detalhe que a faz ainda mais bonita, que é a cor que muda durante o amadurecimento, ela começa verde, passa pela cor laranja e logo termina vermelha, brilhosa e bonita.

Um Pouco do Histórico da Pimenta

Segundo algumas pesquisas, a pimenta pode estar entre as plantas mais antigas que começaram a ser cultivdas no continente americano. Segundo os fatos históricos, os maias já tinham o hábito de usar a pimenta, neste época, como medicamennto. E elas foram logo espalhadas pelo mundo pelo movimento de descobrimento de terras com as expedições que seguiam pelo mar. Os primeiros a se apaixonarem pela pimenta foram os portugueses e os espanhóis.

No Brasil, quando passamos pelo processo de agricultura familar, que fez com que a expansão da área de cultivo no país aumentasse muito, em todos os estados, praticamente, foi que a pimenta ganhou grande espaço. A pimenteira ela é muito simpática ao clima quente e por isso, se adaptou bem ao nosso clima. Porém, a mesma boa relação, a pimenta não tem com as baixas temperaturas e não suporta de jeito nenhum, as geadas. Por isso mesmo, que só deve ser cultivada durante o período de calor.

Como falamos logo no início, o que não faltam espécies de pimenta, que variam de tamanho, formatos, cores, tamanho, intensidade e o sabor que varia de uma para outra, principalmente, o teor da ardência. Nas formas, a pimenta pode ser triangular, pode ter a forma quadrada, por ser alongada ou arredondada. Você pode até mesmo se deparar com um tipo de pimenta que é meio adocicada.

Seja em vaso ou no jardim, o cultivo das pimentas pode ser para o consumo. Falando em consumir a pimenta, vale ressaltar que ela também tem o lado nutritivo, possui vitamina. Além de ser fonte de vitamina C e B e ter aminoácidos, ferro e magnésio. Pode servir para acelerar o metabolismo e por isso, pode ser usada na dieta para perda de peso.

Porém, o principal motivo do seu consumo está relacionado ao sabor ardente que ela deixa nos pratos e mastigá-la pode ser nada agradável, graças ao forte sabor. O ardor está justamente na parte vermelha da pimenta.

Cultivar a Pimenta no Jardim

1- O que deve ser observado:

  • O solo ideal para cultivar pimentas no jardim e também nos vasos deve ser leve, fértil, profundo e bem drenado.
  • Ela prefere o clima quente tanto para viver e para cultivar também.
  • Não exige uma área mínima para ser cultivada, por isso, até mesmo dentro de um vaso está bom para a planta.
  • A colheita da pimenta, normalmente, vem depois da floração, entre 50 a 55 dias.

Como Cultivar:

  • As pimentas mais comuns para o cultivo no Brasil, pela exigência são: pimenta de bode, dedo-de-moça, malagueta, de cheiro, pimenta-do-reino e cumari. Na hora de usá-la para ornamentação, a vermelha é sempre a escolhida e também porque é a de menor porte.
  • As sementes costumam ser híbridas, assim como os cultivares, espaguetinho ornamentais, gion rede, pirâmide e grisu.
  • Na hora de plantar: o melhor solo é que seja profundo, fértil, leve e bem drenado como falamos logo no início. No caso do jardim, o sulco deve ser feito entre 30 a 40 centímetros e a largura deve ficar entre 20 e 25 centímetros de profundidade. A distância de uma pimenteira para outra deve ser 80 centímetros.
  • O tamanho das covas pode variar de acordo com a embalagem da pimenteira, a muda, que você tiver. Elas são vendidas tanto em saquinhos com em bandejas, porém, a medida que é padrão é de 20x20x20 centímetros.
  • O transplantio pode ser feito assim que você contar 5 folhas nas mudas e que elas chegarem a altura de dez centímetros. É o momento de levá-las para o jardim. Porém, essa etapa deve ser feita com mito cuidado para evitar que as raízes sejam danificadas. O cuidado começa na hora de tirar da embalagem e depois de levá-la até o ponto em que ficará definitivamente.
  • Feito isso é hora de irrigar e isso deverá ser feito de forma regular, mas sempre observando para não encharcar.
  • Tenha alguns cuidados, como por exemplo, proteger as mudas para evitar que erva daninhas as ataquem. Além disso, use os fungicidas e bactericidas que são aconselhados para o tipo de pimenteira escolhida por você, afim de evitar que ela fique doente.
  • A poda deve ser feito somente depois que passar o tempo de frutificação e a colheita é contínua. Espere que a produção acabe para poder fazer a poda, pois será ela que irá estimular a produtividade e o rebrotamento.
  • A pimenteira costuam produzir por vários meses seguidos, porém, isso só acontece se ela estiver nas condições necessárias para ela, como a temperatura, considerado a variedade. Normalmente, a colheita é aós a floração, contanto entre 50a 55 dias. Quanto maior for a temperatura, mairo será o desenvolvimento da pimenta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber mais, sobre o plntio da pimenta do reino ou pimenta rosa, possuo 36.600,m2, na ilha de Marajo, que srão plantados com o açai para. Mas numa distancia de 6metros um do outro.

    Eduardo Antonio Lopes Dias 2 de dezembro de 2015 0:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *