A salsa ou salsinha, como popularmente é mais conhecida, é uma planta de origem europeia muito utilizada como tempero e tratamento / prevenção de algumas doenças. Aqui no Brasil essa planta chegou através dos colonizadores portugueses que a utilizavam bastante em chá e elemento decorativo de seus pratos, a introdução da salsa como tempero na nossa culinária, veio alguns anos depois. Apesar de ser um tempero muito comum na nossa cozinha a salsa vem se popularizando a cada dia no tratamento de algumas doenças e na prevenção de outras muito importantes.
Se você já tem o hábito de consumir essa planta e não sabe dos benefícios que ela causa para a sua saúde, vai a partir de agora, querer cada vez mais incrementar seus pratos e fazer uso constante dessa folhinha ou de sua raiz. Aqui no Brasil apenas alguns tipos de salsa são cultivados, o mais comum é a Salsinha lisa e crespa (nome dado de acordo com a formação de suas folhas).
Propriedades Vitamínicas Da Salsa
A salsa é rica em compostos vitamínicos A, B1, B2, C e D, mas as propriedades dessas vitaminas só estão presentes totalmente quando a planta é consumida crua, quando cozidas elas perdem parte de seus componentes. A salsa tem propriedade depurativa, expectorante, estimulante, aperitivas, nervinas, diurética, febrífugas, emanagogas, carminativas, combate ao mau hálito entre outras que vamos entender melhor mais a frente.
Vamos Entender Um Pouco o Que Significa Cada Propriedade Dessas.
Vitamina A – essa vitamina ajuda a aumentar o número de glóbulos brancos que destroem bactérias e vírus nocivos à nossa saúde, melhora o crescimento ósseo, a reprodução e a divisão celular.
Vitamina B1 – é uma das principais vitaminas para ajudar o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos do coração.
Vitamina B2 – favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas.
Vitamina C – é o melhor complexo de antioxidante que existe e participa diretamente na formação das paredes dos vasos sanguíneos.
Vitamina D – é a vitamina que está diretamente ligada à obtenção de cálcio e fósforo para o nosso organismo.
Claro que as propriedades dessas vitaminas são bem mais extensas porém destacamos as principais funções ligadas ao benefício que a salsa traz para o nosso organismo.
Benefícios Da Salsa Para a saúde
O uso medicinal da salsa tem se tornado cada dia mais comum principalmente para pessoas que procuram diminuir e controlar algumas taxas do organismo. A forma como ela é consumida no tratamento da saúde varia bastante e sempre é bom atentar para isso, pois a salsa crua, por exemplo, não possui a mesma função da salsa cozida, como já falamos mais acima, assim como a cozida não apresenta as mesmas propriedades do chá etc.
A planta tem utilidade por completo, tanto sua raiz como suas folhas podem ser utilizadas no tratamento de diversos problemas de saúde. Vamos conhecer alguns mais comuns.
Raiz – sob a forma de infusão, é um ótimo remédio para o tratamento de cistite, nefrite, dissúria e blenorragia. Em ebulição, é um ótimo diurético e ajuda a combater os gases do intestino e estômago.
Folhas – a forma mais comum de consumir as folhas de salsa é como suco ou chá. O suco geralmente é com leite e tem propriedade estimulante e está entre os melhores remédios naturais no tratamento de asma e expectorante, além de tratar rouquidão crônica. Já o chá, ajuda a curar disenterias.
Se quiser, ainda pode mastigar as folhas bem lavadas, pois tem propriedade de melhorar o apetite.
Salsa No Combate à Doenças Do Coração
Recentemente, universidades brasileiras atestaram que o uso de salsa na comida previne doenças no coração. Apesar de ser uma propriedade já bem antiga, nunca antes tinha sido testada e comprovada. Em 2009, o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou através de pesquisas e testes químicos que o uso da salsa ajuda a afinar o sangue e dessa forma, impede a formação de coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos e causar derrames.
Hoje, problemas cardíacos atingem cerca de 30% da população no mundo inteiro e com o desenvolvimento de remédios naturais a base de salsa, esse número teria uma queda significante. Em entrevista dada ao Globo Repórter, a bioquímica Russolina Zingali explica o funcionamento da salsa no sangue:
“Uma amostra de plasma que não teve contato com a salsa fica gelatinosa depois da coagulação. Enquanto isso, o plasma sanguíneo que teve contato com a salsa permanece líquido por um longo tempo. Isso mostra que a salsa inibe a formação de coágulos.” E só ressalta a atenção que as mulheres grávidas devem ter ao consumir essa planta pois a mesma pode causar sangramentos.
Salsa Para Emagrecimento
Outra das grandes propriedades da salsa é para emagrecimento. Essa planta já vem sendo utilizada há muitos anos como emagrecedor quando tomada sob a forma de chá e tomando diariamente. A indicação da salsa para quem deseja emagrecer é devido a sua propriedade diurética, ajuda a controlar o açúcar no sangue e alivia inflamações no fígado, o que fará com quem seu organismo funcione perfeitamente e queime mais calorias que o habitual.
Fazer o Chá De Salsa é Bem Simples. Anote a Receite e Comece a Tomar Amanhã Mesmo.
O que você vai precisar:
- 4 colheres de sopa de salsa (folha)
- 1 litro e meio de água fervente
- 1 limão
Como preparar:
Despeje as 04 colheres de sopa de salsa na água fervente e deixe descansar por 10 minutos em uma panela tampada. Após o tempo, retire todas as folhas da panela e pingue 3 gotas de limão. Preferencialmente não adoce, porém se achar necessário, evite utilizar açúcar, preferindo assim adoçante e em pequena quantidade.
O chá deve ser tomado diariamente sempre após as principais refeições do seu dia, o que resulta em 3 xícaras de chá de salsa por dia basicamente. Siga essa rotina por 2 semanas sem pular nenhum dia e nenhuma refeição.
Caso você sinta a necessidade de tomar mais que 03 xícaras, pode fazê-lo, porém evite o exagero pois como falamos mais acima, a planta é um diurético natural e em excesso pode resultar em dores no estômago.
Benefícios Da Salsa Para Saúde
Muitas pessoas não sabem, mas a salsa possui ótimos benefícios para a saúde. A salsinha é rica em antioxidantes que podem até serem utilizadas como anti-inflamatório. São ótimas para fortalecer o sistema imunológico, com grande quantidade de vitamina C.
Seus benefícios não param por aí, falando agora por conta de sua grande quantidade de ferro, a salsinha é ótima para ajudar pessoas com anemia. Dentre seus desintoxicantes e vítimas, o chá de salsa por exemplo ajuda e muito a diminuir o desconforto da menstruação. Além disso o chá acompanha um beneficio muito importante, que é o combate contra infecções bacterianas e sintomas de asma.