As flores são enfeites que a natureza nos da, com a sua beleza e charme é capaz de deixar elegante e com aromas maravilhosos. São a aposta de muito decoradores e paisagistas que querem deixar o ambiente mais confortável e aconchegante. Podemos achar muitas espécies que podem ser plantadas tanto em vasos pequenos como diretamente no solo fazendo com que os jardins fiquem lindos. As boas apostas para um jardim colorido e alegre são as flores coloridas, como as rosas que tem diversas cores e podem ser escolhidas de acordo com a semente de cada tipo, as orquídeas que também são coloridas e as violetas que são flores que tem cores intensas e pode se misturar no meio das demais plantas deixando o ambiente mais alegre e cheio de vida.
Algumas plantas também são de arvores e servem somente para os jardins abertos e espaçosos que é o caso da arvore de ype que se dá geralmente em três cores, mas pode ser encontrada em mais cores, porem as cores mais comuns são a arvore de ype amarelo, a arvore de ype branco e a arvore de ype rosa. E também a arvore de feijão borboleta, não é tao comum no brasil a arvore de feijão borboleta mas pode ser plantada em qualquer solo meio humedecido. Essa arvores se forem plantadas desde de a semente demoram um certo tempo para começar a nascer, mas há floriculturas e lojas de botânica que vendem as arvores num no tamanho mais crescido, o que é um bom e prático, pois só tem o trabalho de replantá-las.
A Flor Violeta Africana
Falando da flor violeta africana em especial, essa planta é utilizada exclusivamente para locais internos, ela é rara e não tem ligação parentesco com a flor violeta comum que vemos nas lojas de flores, floriculturas ou jardins botânicos.São plantas para serem cultivadas em vasos dentro de casa, e se bem tratadas produzem flores quase todo o ano. Produzem flores de quase todas as cores e são muito mimosas. Ela tem cerca de vinte e três espécies: a Saintpaulia alba, a Saintpaulia pendula, a Saintpaulia difficilis, a Saintpaulia goetzeana, a Saintpaulia confusa, a Saintpaulia grotei, a Saintpaulia diplotricha, a Saintpaulia brevipilosa, a Saintpaulia ionantha, a Saintpaulia inconspícua, a Saintpaulia grandifolia, a Saintpaulia amaniensis, a Saintpaulia nítida, a Saintpaulia orbicularis, a Saintpaulia intermedia, a Saintpaulia magungensis, a Saintpaulia shumensis, a Saintpaulia rupícola, a Saintpaulia pusilla, a Saintpaulia orbicularis, a Saintpaulia teitensis, a Saintpaulia hybriden, a Saintpaulia tongwensis, a Saintpaulia kewensis e também a Saintpaulia velutina.
Como Plantar As Violetas Africanas?
Como todas as plantas, as violetas africanas também podem ser compradas em lojas de flores, tem dois estados em que se pode comprar, as sementes da planta ou a planta já enrizada. Se a escolha for por sementes, deve se comprar um vaso, não muito pequeno, adicionar a terra adubada e colocar a semente no meio da terra do caso. Deve se aguar o vaso pelo menos três vezes na semana e após oito semanas já começa a brotar. Se optar pela planta enraizada, deve se replanta-la num vaso não muito pequeno também, a terra deve ter adubo e deve rega-la pelo menos três vezes por semana e dependendo do clima, pode se regar mais vezes, mas não encharcar. Por já estar enrizada, ela leva cerca de três semanas para começar a brotar.
Deve se sempre comprar produto para borrifar na planta contra fungos e outras bactérias, pois a violeta africana é suscetível a pragas de plantas e outras doenças que podem fazer com que a planta morra. A dica é não deixar ela em local muito húmido e não aguar demais as raízes das flores. Quando comprar a semente ou raiz, geralmente os botânicos já indicam os remédios específicos para a planta caso ocorra uma enfermidade.
Essas plantas também são usadas como alimentos, há alguns pratos que utilizam as flores da violeta africana juntamente com o mel que dão um gostinho essencial no prato e devido a cor da planta os deixam mais elegantes. Ela tem o nome de violeta africana pois foi descoberta em mil oitocentos e noventa e dois por um botânico explorador na Tanzânia, que após ver a beleza das flores enviou para o pai que também era botânico na Alemanha e foi onde essa planta tomou maior conhecimento e foi mais cultivada. Hoje em dia é comum ver locais que contam com essa planta como decoração.