A flor Camélia é um tipo de flor diferente e que se destaca entre as demais flores, uma vez que apresenta uma aparência que traz bastante versatilidade para o seu uso e que, justamente por isso, pode ser utilizada ou ser dada de presente para uma pessoa, por exemplo, em diversas ocasiões diferentes. Uma de suas características que nos chama bastante atenção é o fato de essa flor apresentar uma simetria extremamente perfeita, com pétalas arredondadas, mas que são levemente pontiagudas. Para completar a perfeição, uma pétala se situa ao lado da outra de uma maneira bastante peculiar e íntima, com um encaixamento perfeito entre uma e outra, o que faz com que elas adquiram um aspecto bastante delicado à flor inteira.
É por isso que as camélias são bastante utilizadas para decorar ambientes, além de servirem como inspiração e até mesmo como “molde” para a realização de pinturas e de crochês em forma de flor, por exemplo. Elas ainda servem como inspiração inclusive para a realização de tatuagens que as represente na pele de alguém.
O nome científico das camélias é Camellia japônica e pertencem à família biológica das Teáceas. Como o seu nome científico já sugere, essa flor é muito comum na cultura japonesa, mais especificamente no que diz respeito à sua tradição e à sua filosofia também, onde elas, na verdade, são conhecidas como Ikebana. Ao que tudo indica, portanto, essa flor é originária do Japão, embora haja indícios de que ela também possa ter surgido na Coréia também.
Os arbustos das camélias se apresentam quase sempre na cor verde durante todo o ano e, além disso, elas são capazes de produzirem flores de maneira isolada, podendo ser, basicamente, nas cores branca ou rosa, embora possa se apresentar também na cor vermelha, principalmente entre as estações do ano de outono e de inverno. Assim, como ocorre com a grande maioria das flores, as camélias apresentam diversas cores e até mesmo derivações de tonalidades diferentes entre si.
As camélias rosas podem apresentar uma enorme variação de tonalidades, o que pode ocorrer até mesmo em uma mesma flor, isto é, algumas flores apresentam mais de uma coloração devido às alterações de cor dentro de uma mesma flor. Sendo assim, elas podem se apresentar desde o pink até uma cor mais suave como o rosa bebê, por exemplo. Justamente por isso, as camélias rosas são as flores mais indicadas para pessoas que desejam fazer um arranjo que não seja colorido, mas que represente uma espécie de paleta de cores, por exemplo, como se fossem uma mistura de cores com as tonalidades parecidas.
Os tons de camélias rosa podem, inclusive, se apresentar em uma tonalidade tão forte que acaba se assemelhando ao vermelho, muito embora haja camélias vermelhas, originalmente. Há, ainda, as camélias que são chamadas de mistas, justamente por apresentarem mais de uma coloração, sendo que uma das mais características e conhecidas são as que se apresentam na cor rosa malva e com rajadas de branco, com anteras que podem se apresentar em um tom bem forte de amarelo, e que são muito apreciadas pelas pessoas.