Flor de Outubro

Você há de concordar conosco de que a nossa natureza é realmente algo incrível. É notório como todas as coisas parecem funcionar num ótimo encaixe entre todos os seres animados e inanimados. Mas, principalmente, entre os seres vivos, podemos perceber que a conexão é muito perfeita, e parece que tudo foi feito para funcionar sob o mais complexo equilíbrio.

Prova disso é a presença de variadas espécies por todo o território do planeta, variando muito de um lugar para outro, já que, em cada lugar, há climas e condições ambientais diferentes uns dos outros, no qual proporciona a nós uma vasta mistura de cores e formatos. O Brasil, por exemplo, é um dos países com maior variabilidade na fauna e na flora de todo o mundo, devido, claro, à grandeza do território, que pode-se equivaler a um continente e, por conta dessa grandeza territorial, é natural que diversos tipos de climas ambientais estejam instalados por aqui.

Focando um pouco mais na flora, é comum percebermos que as flores são um dos chamativos mais cobiçados das plantas, pois elas, além de indicar o período fértil da planta, ainda ajudam a deixar o ambiente ainda mais enfeitado e natural, pois essas flores costumam vir com cores variadas. E, uma dessas flores que é bastante conhecida aqui no país é a flor de outubro.

Dissecando A Flor de Outubro

As flores nada mais são do que estruturas presentes nas plantas que são responsáveis pela reprodução de tais plantas, apresentando cores e formatos bastante variados. Geralmente, nos presenteia com imagens belíssimas quando as flores desabrocham, deixando o ambiente muito mais colorido e agradável de se permanecer. A flor de outubro, por sua vez, é uma planta herbácea, que produz flores, tendo como família os cactos, aparecendo naturalmente na parte sulista do Brasil. Os seus artículos se destacam por serem suculentos, achatados e cilíndricos, possuindo uma cor verde-escura. As suas flores costumam surgir na primavera, mas, como o próprio nome sugere, elas desabrocham sempre no mês de outubro. A sua beleza é incontestável, bem como a sua grandeza, sendo umas das maiores flores do cenário floricultor brasileiro. A espécie padrão da flor de outubro apresenta-se na cor rosa, mas é possível também a existência de plantas na cor vermelha, que também não deixam de ser lindas e incríveis.

Como já dito anteriormente, a Flor de Outubro é encontrada naturalmente nos estados do Sul, mas pode ser cultivada em qualquer lugar do território brasileiro, sendo necessário apenas alguns cuidados.

Se você deseja cultivar a flor de outubro em sua casa, plante-a em vasos, cestas penduradas ou jardineiras que possam mostrar todo o potencial embelezador que as flores podem mostrar às pessoas. Esse tipo de planta é ideal para poder enfeitar a sala de estar, a varanda, a copa, escritórios e outros cômodos que não estejam diretamente afetados pela luz do Sol (vale lembrar, porém, que os cômodos precisam estar bem iluminados. Uma coisa que é novidade é que as flores de outubro passaram a ser tendência para os novos meios de plantação, como é o caso do vaso invertido (de cabeça para baixo). Mas, se você optar por cultivar a planta no jardim, é recomendável que você cultive a flor de outubro em forquilhas de árvores, desde que esteja bem fixa, não deixando de acrescentar esfagno nas raízes para que ela possa se fixar bem no substrato que foi escolhido. Para prender, você pode escolher por sisal, ráfia ou, até mesmo, um cordão de algodão, já que todos esses elementos são orgânicos e, assim, seria ainda mais fácil para a planta poder se fixar nas forquilhas.

Como já dito, a luz solar não deve incidir diretamente sobre a planta, já que ela deve ser criada sobre uma meia sombra, para que não desidrate. O substrato em que ela será fixada deverá ser arejado, leve, onde a drenagem seja bem facilitada e que tenha, também, uma facilidade maior para poder reter umidade. Uma boa dica é utilizar misturas apropriadas e nutritivas para orquídeas, com um acréscimo de areia e terra vegetal, para que ela possa ter ainda mais nutrientes e força para poder crescer de forma saudável.  É válido ficar atento, também, em não umidificar demais a planta, pois, quando ela estiver exposta a muita água, há risco de apodrecimento muito rapidamente. Por conta disso, não coloque o famoso “pratinho” embaixo do vaso (é claro que o hábito de regar a planta regularmente deve estar presente). A época ideal para fertilizar a flor de outubro se localiza no fim do inverno, ou seja, no final do mês de agosto e inicio do mês de setembro. Os adubos utilizados podem ser tanto os químicos quanto os orgânicos, sendo que, quem decide isso é você. A fertilização deve continuar até a chegada do outono seguinte, para que a planta possa ter forças no inverno que, ultimamente, têm se revelado muito forte.

A flor de outubro é uma planta que gosta muito de clima subtropical, e, por isso, se o substrato foi mantido úmido (mas sem exageros) é provável que ela consiga se reproduzir bem mais que o esperado e, assim, poder dar a vocês um show de decoração e delicadeza. Os artículos são as “sementes” da flor de outubro, sendo que a sua retirada da planta deve ser feita com cuidado, já que não pode machucar a flor nem os próprios artículos. Depois de retirado, é necessário que esses artículos repousem em local arejado e, portanto, fresco, cicatrizando por um dia antes de plantá-lo em um vaso. Passado esse período, é recomendável que se plante de 4 a 7 artículos em um vaso, para que se possa obter um efeito mais bonito quando essa planta começar a desabrochar.

A planta é uma ótima maneira de deixar a sua casa mais viva e cheia de cor, e o melhor: é indicado para casas que têm cachorros e crianças pequenas, por se tratar de uma planta inofensiva. E aí? Você vai plantar uma flor de outubro em sua casa ou já plantou? Conte a sua experiência para a gente!


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • A planta que eu tinha por nome segredo de outubro as folhas parecem de lirio da Cachoeira só que mais escura e no mes de outubro ela some e só ficam as flores eu perdi a muda

    marisa camargo 24 de janeiro de 2020 0:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *