Dicas para Plantar Flores Tropicais

O Mercado e As Flores Tropicais

O cultivo de flores tropicais vem crescendo a cada dia mais e com isso acelerando o mercado econômico, essa movimentação se tornou uma forma de trabalho promissora que vem alcançando tanto o mercado nacional, quanto internacional. As flores tropicais chamam a atenção, pois, além de durar mais, também exibem cores e formas chamativas e belas que virou fonte de renda para famílias que gostam de cultivá-las.

Flores Tropicais

Flores Tropicais

Essas plantas tropicais chamam a atenção do mercado também por propiciar corte das suas folhas que acabam sendo utilizados para enfeites naturais em vários lugares, deixando o espaço elegante e exótico. E ainda tem uma durabilidade com cerca de cinco vezes a mais que outras flores.

No cultivo se divide em três estágios:

  • O rizoma: Período em que se cultiva as mudas;
  • A muda: Voltada para a área de paisagismo e;
  • Floricorte: A época de floração e venda para fazer arranjos e decoração.

Os Cuidados

Como é uma planta nativa brasileira, acabam por necessitar de muito sol. Geralmente as helicônias, estrelícias, bastão-do-imperador, alpineas e antúrios são as espécies que mais são cultivadas conter flores diferenciadas, com cores vivas e suas formas naturais. Estas plantas necessitam de umidade adequada, sendo que no período chuvoso não precisa molhar muito, e na seca, há necessidade de que seja irrigada pelo menos duas vezes por semana.

São plantas que necessitam de adubo adequado, para manter a produção de flores vistosas, de qualidade, e que durem mais. Em suma a plantação é realizada em solo tratado com adubo orgânico, sais minerais, farinha de osso e palha de arroz. O esterco de frango também é utilizado, mas para exportação não é permitido devido à exames fitosanitários.

Cultivo

Cultivo

São plantas que necessitam de espaço, pelo menos um metro e vinte longe uma da outra. O sombreamento adequado deve ser regrado. Pois, se há sol em abundancia queima as folhas e deixa a planta mais feia, e quando deixa na sombra demora a dar a flor, e ainda produz menos.

A irrigação por gotejamento para estas plantas é mais eficaz para estas plantas que requerem um teor maior de água. Para que sua flor dure mais a prática de se lavar, secar, passar água todos os dias, sempre hidratada melhora o tempo de vida da planta. A regação deve acontecer a noite também, principalmente antes de ser cortada para decoração.

Doenças e As Plantas Tropicais

1 – As plantas tropicais gostam de lugares ensolarados, e o sol acaba por ser um importante elemento essencial para que tenha haja um desenvolvimento perfeito com galhas e folhas vistosas e flores chamativas. E com isso, não desenvolva doenças como fungos nas suas folhas, pulgões.

O solo para o plantio deve reter muita água e ser rico em nutrientes. Se destacando também o plantio com uso de palha de arroz e esterco de galinha, que é chamado de cama de frango para estas plantas.

As plantas tropicais que ficam com as folhas enfraquecidas e murchas, com flocos brancos em suas folhas e caule devem ser tratadas com fungicidas adequados e com concentração devidamente orientada por um profissional agrícola, que geralmente pode ser encontrado em casas que vendem produtos agrícolas. Lembrar sempre quando passar o fungicida ou herbicida deve estar com mascara, luvas e roupa com mangas longas para não se intoxicar. 

2 – Extratos verdes também são ótimos produtos que podem ser utilizados para manter a viabilidade e floração das plantas tropicais. Logo a floração adequada, galhos perfeitos e folhas vistosas dependem de cuidados como: a irrigação adequada, o auidado com doenças, a poda com o tempo certo, a adubação correta e imediata, e sol adequado.

Com estes fatores a planta tropical que não é uma planta de difícil cultivo pode ser desenvolver adequadamente. Nutrientes á base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), também são eficientes, pois ao absorver os minerais presentes nestes compostos as plantas passam a conter fontes essenciais que aceleram seu metabolismo e faz com que dê flores belas para encantar os olhos de todos.

Existem fertilizantes orgânicos que ajudam as plantas tropicais á dar flores mais belas, pois são á base de substratos naturais e fornecem os nutrientes como cálcio, nitrogênio e fosfato necessário para que a planta não seque e morra com facilidade, antes de dar suas flores, ou pegue algum tipo de doença causada por fungos, bactérias e contato com o meio ambiente.

A planta quando irrigada de forma ideal sempre a deixando abundantemente úmida, leva a produção de flores mais belas, mas deve-se atentar para que a umidade não facilite a proliferação de fungos e bactérias, que causam doenças como ressecamento  das folhas e o pulgão. Algumas espécies de plantas tropicais como o antúrio gostam do sol matutino , mas como gostam desta radiação não tem problema com a luz solar escaldante do período vespertino.

Quando á mudança de local, sempre se deve ficar atento quanto aos vizinhos novos da planta, espaço, pois podem conter fungos e doenças contagiosas que provavelmente vão atingir a planta. Para evitar qualquer problema com o seu plantio, cuide das plantas tropicais, com muita luz solar, chuva e adubação correta para que cresçam saudáveis e florescem com exuberância. 

3 – Outro importante fator para garantir um maior período de vida, para estas plantas tropicais é a irrigação, pois, são plantas que gostam de clima aquoso, e que secam com facilidade quando estão com sede, causando danos ao seu período de floração. Existem defensivas acaricidas, embelezadores fungicidas, herbicidas, inseticidas e repelentes que quando utilizados nas plantas tropicais, com a aplicação e dosagem certa, podem trazer um período de vida longa e com mais de uma floração.

Geralmente, para não se comprar todos estes produtos acima e entrar em contato direto com eles, as pessoas preferem utilizar como adubo da terra de plantio os substratos que contém uma composição definitivamente de nutrientes e defensivas no cultivo da planta tropical. Logo a planta tropical contém espécies que viviam de forma natural, agora devido à sua exuberância a população tenta adapta-las para venda em massa, e estudiosos e agricultores buscam a melhor maneira de produção destas espécies.

Ainda há uma discussão acerca de qual será a sombra, adubação e poda perfeita. As folhas destas espécies principalmente o antúrio ficam brilhosas quando se passa a água do pó de café coado, que iria ser jogado fora com um pano, de leve, lustrando cada uma. 

Posts Relacionados

Saiba como fazer um belo jardim tropical na sua casa.  Confira as nossas dicas para ter um jardim com bromélias e cultivá-las da maneira certa. Aproveite para conhecer melhor as flores de Angola e saiba mais sobre a flora desse país tão especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *