Alamanda de Cerca: Informações Sobre a Planta

A Alamanda é popularmente conhecida como Dedal de Dama. Ela é uma planta com características ornamentais e toxicas e pertence a família das Apocynaceae.

A Alamanda é uma planta da família das trepadeiras que é muito popular e conhecida no Brasil, que é o país de onde ela é oriunda. Ela é uma planta que pode ser cultivada em qualquer estado do país, pois ela se adapta bem ao clima, no entanto, ela é uma planta que prefere o calor.

A Alamanda é uma planta que se propaga e reproduz através da multiplicação de suas sementes, por estaquia e por alporquia. Ela é uma planta muito usada por paisagistas, pois a Alamanda possui belas flores com coloração amarelo-ouro, durante todo o ano (em todas as estações).

Curiosidadees

Curiosidadees

As suas folhas também apresentam características ornamentais, sendo a sua folhagem verde e brilhante. A Alamanda conforme os estudos existentes possui algumas substancias que são toxicas e por esse motivo, deve ficar afastada de crianças e animais, como os cães e os gatos para que sejam evitados problemas de intoxicações por inalação ou consumo dessas substancias.

A Alamanda é uma planta que deve ser cultivada em solo fértil, com regas periódicas e regulares, e preferencialmente a incidência de sol pleno. Ela é uma planta que possui as características ideais para cobrir muros, caramanchões, etc. Porém, ela precisa ser monitorada para que ela cresça de forma correta.

A Alamanda é uma planta que apresenta um crescimento de forma moderada, mas um dos aspectos da planta que precisa ser cuidado para não causar danos é a sua forte e vigorosa ramagem, por isso a Alamanda deve ser evitada de ser colocada sobre treliças e cercas frágeis.

Tipos de Alamanda

Existem dois tipos de Alamanda: a Alamanda Trepadeira e a Alamanda Arbustiva.

Alamanda Trepadeira são as chamadas Alamandas de flores grandes e possuem as características de uma planta trepadeira, isto é: crescem com facilidade sobre muros, paredes, cercas, treliças, etc.. Elas possuem folhas menos pontiagudas e as suas flores são maiores (por isso são chamadas de Alamandas de Flores Grandes).

Alamanda Arbustiva cresce em formato de arbustos e tem flores menores que a Alamanda Trepadeira (essa é a grande diferença entre os dois tipos de Alamanda). Ela cresce de maneira ereta e possui folhas pontiagudas e podem ser criadas em vasos.

Propriedades da Alamanda

Apesar de ser uma planta com substancias toxicas, a Alamanda possui propriedades medicinais, e é bastante usada pela medicina popular como purgante. Contudo, utilizar a planta com esse objetivo e ingestões de forma acidental, podem causar distúrbios gastrointestinais como: náuseas, vômitos, diarreia e cólicas abdominais. Esses distúrbios são causados devido a existência de saponinas na Alamanda.

A Alamanda de Cerca – Informações e Características Gerais

A Alamanda de cerca ou Allamanda Polyantha (nome cientifico) é uma planta que pertence a família das Apocynaceae, e possui os nomes populares de: Alamanda Ereta, trompeta de oro e trompeta amarilla.

A Alamanda de Cerca é uma planta originada na América do Sul, mais precisamente no Brasil e que se adapta plenamente aos climas tropical, subtropical, equatorial e oceânico.

Em nosso país, a Alamanda de Cerca é comumente encontrada em estados como: Piauí, Bahia, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Amapá, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Ceará.

A Alamanda de Cerca é um arbusto (pertencente a categoria de arbustos tropicais) muito florido, que pode chegar a ter a altura de 1,80 metros a 2,40 metros e ter um diâmetro de 2,0 metros. A alamanda de cerca pode ser usada para a criação e formação de espécies de cercas naturais (cercas vivas) com uma grande quantidade de flores. Como toda planta arbustiva, a Alamanda de Cerco é uma planta lactescente (contem um suco de formato leitoso).

Confira As Dicas

Confira As Dicas

A Alamanda de Cerca é uma planta rústica, e as suas flores possuem formato tubular e de coloração amarelada, roxa e rosada.

Ela é uma planta que floresce durante todo o ano e por isso mesmo as floras são formadas em qualquer momento do ano (em todas as 04 estações – primavera, verão, outono e inverno) com uma maior incidência e ênfase acontecem na primavera.

As folhas da alamanda de cerca possuem uma boa resistência e sua persistência é permanente.

A Alamanda de Cerca é uma planta que não precisa de tantos cuidados para serem cultivadas, no entanto ela tolera podas, que são interessantes de ser realizadas para conterem o crescimento indevido, e também para manter a sua planta sempre bonita e bem cuidada. A poda também pode auxiliar no desenvolvimento da propagação das plantas através dos métodos de reprodução assexuada das plantas.

A alamanda de cerca possui um ciclo de vida longo, durando mais que dois anos e tem poder atrativo sobre os pássaros, como por exemplo o beija-flor.

A alamanda de cerca pode ser cultivada de forma isolada ou em grupos. Elas devem ser cultivas em solo com boa fertilidade e preferencialmente com a incidência plena do sol, sendo regadas de forma periódicas e regulares.

A Alamanda de Cerca é uma planta que se reproduz através de suas sementes, estaquia (é um método de reprodução assexuada das plantas – a estaquia se baseia na plantação de estacas formadas por caules, folhas ou raízes em lugares úmidos, para que assim, criem novas plantas) e alporquia (é um método de reprodução assexuada de plantas, que se baseia em estimular o crescimento de raízes em ramos ou caule adjacentes. Esses ramos e parte do caule são envolvidos por um saco plástico ou um pano molhado ou umedecido. Com o passar do tempo e a formação das novas raízes, o novo ramo pode ser destacado e plantada em um novo local).

Mesmo sendo uma planta muito simples, que se desenvolve sem maiores cuidados, a Alamanda de cerca não é muito resistente ao clima frio, principalmente se existirem geadas. Por isso, as pessoas que cultivam a planta na região sul do país, que é a região mais fria do Brasil, precisam tomar alguns cuidados e precauções para evitar danos as plantas que possam leva-las a morte.

A Alamanda de Cerca podem ser utilizadas em jardins, inclusive aqueles que as pessoas possuem pouco tempo ou recursos para realizarem a manutenção, pois como dito anteriormente a Alamanda de Cerca é uma planta que exige poucos cuidados, precisando apenas de um solo fértil, bem drenado e seco, pois ela é uma planta que apresenta um baixo consumo de água.

Para efeitos paisagísticos, a Alamanda de Cerca pode ser cultivada de forma isolada ao longo de cercas ou muros de divisa, nesse caso elas funcionarão como verdadeiras cercas vivas, dando um charme todo especial ao ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *