A Alamanda é popularmente conhecida como Dedal de Dama. Ela é uma planta com características ornamentais e toxicas e pertence a família das Apocynaceae.
A Alamanda é uma planta da família das trepadeiras que é muito popular e conhecida no Brasil, que é o país de onde ela é oriunda. Ela é uma planta que pode ser cultivada em qualquer estado do país, pois ela se adapta bem ao clima, no entanto, ela é uma planta que prefere o calor.
A Alamanda é uma planta que se propaga e reproduz através da multiplicação de suas sementes, por estaquia e por alporquia. Ela é uma planta muito usada por paisagistas, pois a Alamanda possui belas flores com coloração amarelo-ouro, durante todo o ano (em todas as estações).
As suas folhas também apresentam características ornamentais, sendo a sua folhagem verde e brilhante. A Alamanda conforme os estudos existentes possui algumas substancias que são toxicas e por esse motivo, deve ficar afastada de crianças e animais, como os cães e os gatos para que sejam evitados problemas de intoxicações por inalação ou consumo dessas substancias.
A Alamanda é uma planta que deve ser cultivada em solo fértil, com regas periódicas e regulares, e preferencialmente a incidência de sol pleno. Ela é uma planta que possui as características ideais para cobrir muros, caramanchões, etc. Porém, ela precisa ser monitorada para que ela cresça de forma correta.
A Alamanda é uma planta que apresenta um crescimento de forma moderada, mas um dos aspectos da planta que precisa ser cuidado para não causar danos é a sua forte e vigorosa ramagem, por isso a Alamanda deve ser evitada de ser colocada sobre treliças e cercas frágeis.
Tipos de Alamanda
Existem dois tipos de Alamanda: a Alamanda Trepadeira e a Alamanda Arbustiva.
A Alamanda Trepadeira são as chamadas Alamandas de flores grandes e possuem as características de uma planta trepadeira, isto é: crescem com facilidade sobre muros, paredes, cercas, treliças, etc.. Elas possuem folhas menos pontiagudas e as suas flores são maiores (por isso são chamadas de Alamandas de Flores Grandes).
A Alamanda Arbustiva cresce em formato de arbustos e tem flores menores que a Alamanda Trepadeira (essa é a grande diferença entre os dois tipos de Alamanda). Ela cresce de maneira ereta e possui folhas pontiagudas e podem ser criadas em vasos.
Propriedades da Alamanda
Apesar de ser uma planta com substancias toxicas, a Alamanda possui propriedades medicinais, e é bastante usada pela medicina popular como purgante. Contudo, utilizar a planta com esse objetivo e ingestões de forma acidental, podem causar distúrbios gastrointestinais como: náuseas, vômitos, diarreia e cólicas abdominais. Esses distúrbios são causados devido a existência de saponinas na Alamanda.
A Alamanda de Cerca – Informações e Características Gerais
A Alamanda de cerca ou Allamanda Polyantha (nome cientifico) é uma planta que pertence a família das Apocynaceae, e possui os nomes populares de: Alamanda Ereta, trompeta de oro e trompeta amarilla.
A Alamanda de Cerca é uma planta originada na América do Sul, mais precisamente no Brasil e que se adapta plenamente aos climas tropical, subtropical, equatorial e oceânico.
Em nosso país, a Alamanda de Cerca é comumente encontrada em estados como: Piauí, Bahia, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Amapá, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Ceará.
A Alamanda de Cerca é um arbusto (pertencente a categoria de arbustos tropicais) muito florido, que pode chegar a ter a altura de 1,80 metros a 2,40 metros e ter um diâmetro de 2,0 metros. A alamanda de cerca pode ser usada para a criação e formação de espécies de cercas naturais (cercas vivas) com uma grande quantidade de flores. Como toda planta arbustiva, a Alamanda de Cerco é uma planta lactescente (contem um suco de formato leitoso).
A Alamanda de Cerca é uma planta rústica, e as suas flores possuem formato tubular e de coloração amarelada, roxa e rosada.
Ela é uma planta que floresce durante todo o ano e por isso mesmo as floras são formadas em qualquer momento do ano (em todas as 04 estações – primavera, verão, outono e inverno) com uma maior incidência e ênfase acontecem na primavera.
As folhas da alamanda de cerca possuem uma boa resistência e sua persistência é permanente.
A Alamanda de Cerca é uma planta que não precisa de tantos cuidados para serem cultivadas, no entanto ela tolera podas, que são interessantes de ser realizadas para conterem o crescimento indevido, e também para manter a sua planta sempre bonita e bem cuidada. A poda também pode auxiliar no desenvolvimento da propagação das plantas através dos métodos de reprodução assexuada das plantas.
A alamanda de cerca possui um ciclo de vida longo, durando mais que dois anos e tem poder atrativo sobre os pássaros, como por exemplo o beija-flor.
A alamanda de cerca pode ser cultivada de forma isolada ou em grupos. Elas devem ser cultivas em solo com boa fertilidade e preferencialmente com a incidência plena do sol, sendo regadas de forma periódicas e regulares.
A Alamanda de Cerca é uma planta que se reproduz através de suas sementes, estaquia (é um método de reprodução assexuada das plantas – a estaquia se baseia na plantação de estacas formadas por caules, folhas ou raízes em lugares úmidos, para que assim, criem novas plantas) e alporquia (é um método de reprodução assexuada de plantas, que se baseia em estimular o crescimento de raízes em ramos ou caule adjacentes. Esses ramos e parte do caule são envolvidos por um saco plástico ou um pano molhado ou umedecido. Com o passar do tempo e a formação das novas raízes, o novo ramo pode ser destacado e plantada em um novo local).
Mesmo sendo uma planta muito simples, que se desenvolve sem maiores cuidados, a Alamanda de cerca não é muito resistente ao clima frio, principalmente se existirem geadas. Por isso, as pessoas que cultivam a planta na região sul do país, que é a região mais fria do Brasil, precisam tomar alguns cuidados e precauções para evitar danos as plantas que possam leva-las a morte.
A Alamanda de Cerca podem ser utilizadas em jardins, inclusive aqueles que as pessoas possuem pouco tempo ou recursos para realizarem a manutenção, pois como dito anteriormente a Alamanda de Cerca é uma planta que exige poucos cuidados, precisando apenas de um solo fértil, bem drenado e seco, pois ela é uma planta que apresenta um baixo consumo de água.