A Bauínia de Hong Kong é uma arvore muito bela e semidecidua (são plantas que perdem de forma parcial ou total as suas folhas nos períodos de frio e seca). Ela é uma planta que é oriunda da Ásia, mais precisamente de Hong Kong. A Bauínia foi identificada por um botânico (Dunn), que foi conservador do Herbário de Hong Kong.
Especialistas consideram que a Bauínia de Hong Kong é uma planta resultante do hibrido (cruzamento forçado entre espécies de plantas de linhagem pura) das espécies Bauhinia Variegatae Bauhinia Purpurea.
A Bauínia de Hong Kong é uma planta que possui o nome cientifico de Bauhinia Blakeana e é popularmente conhecida pelos nomes de: Bauinia de Hong Kong, Bauínia, Arvore Orquídea, Bauínia Blaqueana, Capa-Bode, Unha de Vaca, Unha de Boi, Unha de Anta, Unha de Boi de Espinho, Casco de Vaca, Casco de Burro, Miriró, Mirorá, Miroró, Unha de Veado, Pata de Burro, Pata de Veado e Pata de Vaca.
O nome de Blakeana (nome cientifico) é originado através de uma homenagem ao Sir. Henry Blake, que no período de 1898 a 1903, foi governador do Território.
A flor da Bauínia de Hong Kong é o símbolo que está estampado na bandeira do país asiático desde o ano de 1965, quando a flor desta planta típica do país foi escolhida emblema de Hong Kong e como o brasão de armas..
A Bauínia de Hong Kong é uma planta pertencente a família das Fabaceae (também conhecida como a família das leguminosas, pois o fruto dessas plantas se caracterizam por ser do tipo legumes). Ela é uma planta pertencente ao gênero das Bauhinias (tipo de leguminosa com mais de 200 espécies).
A grande maioria dessas especies estão concentradas no continente asiático, no entanto existem algumas especies que são nativas de nosso país, como por exemplo: Bauhinia Longifolia e Bauhinia Forficata.
Algumas espécies possuem acúleos (projeções existentes no caule da planta que se assemelham a espinhos). O fruto das Bauínia de Hong Kong são típicos legumes e se denominam vagem.
A Bauínia de Hong Kong pertence a divisão das plantas angiospermas (são plantas que possuem frutos, cujas as suas sementes são protegidas por estes).
A Bauínia de Hong Kong é uma planta que possui um ciclo de vida perene, isto é, possui um ciclo de vida longo.
http://www.youtube.com/watch?v=-lfuOR06IsMAs Características Da Bauínia De Hong Kong
A Bauínia de Hong Kong é uma arvore de médio porte e que apresenta um crescimento bastante rápido. Ela é uma árvore que chega a atingir 12 metros de altura e a sua copa chega a ter 08 metros de diâmetro.
A Bauinia de Hong Kong tem uma madeira mole, que é capaz de sofrer quebras em momentos como temporais e ataques de pragas.
As folhas da Bauinia de Hong Kong são simples e divididas em lobos, elas estão dispostas de forma alternada ao longo dos ramos. Elas possuem em média de 10 a 15 cm de diâmetro, e elas se sobressaem devido ao formato particular que elas apresentam, recordando o formato de uma pata de uma vaca ou com as asas de uma borboleta.
A floração da Bauínia de Hong Kong é exuberante, o que torna a planta muito bonita, e ela normalmente começa no fim do inverno e perdura por todo o verão.
As Flores da Bauínia de Hong Kong são bastante parecidas com as flores das orquídeas. Elas são flores perfumadas, de uma maneira geral elas normalmente apresentam a coloração rosa púrpura e possuem 05 pétalas, sendo que uma delas é alterada apresentando uma coloração mais escura.
A Bauínia de Hong Kong é uma planta muito utilizada para paisagismo (criação de jardins com um plantio ordenado e planejado de plantas), em diversas áreas como: parques, sítios, alamedas, jardins (sejam estes industriais, comerciais e residenciais). Ela é uma planta que apresenta raízes que não são agressivas, o que torna a Bauínia de Hong Kong uma planta apta e capaz de arborizar as grandes cidades, podendo ser cultivada nas ruas, canteiros e estacionamentos fornecendo sombra e ajudando o meio ambiente, além de não prejudicar as ruas, pois como as raízes não são agressivas, elas não causam destruição e danos como outras arvores.
A Bauínia de Hong Kong é uma planta que tolera períodos de seca e a salinidade do solo (presença de sais solúveis no solo).
O Cultivo Da Bauínia De Hong Kong
A Bauínia de Hong Kong é uma planta que deve ser cultivada a sol pleno ou no máximo a meia sombra. Ela é um tipo de planta que deve ser cultivada em solo fértil, se possível adubado com material orgânico (a adubação pode ser feita anualmente antes que ocorra a floração) e o solo deve ser bem drenado, realizando regas regulares.
É indicada a realização de podas, e que elas sejam feitas após a floração, pois essa atitude auxilia a manter a planta sempre bonita e bem cuidada, além de livrar a planta de possíveis pragas que estejam atacando os ramos da planta.
A Reprodução Da Bauínia De Hong Kong
A Bauínia de Hong Kong se reproduz apenas por métodos vegetativos ou assexuados, devido ao fato de suas flores serem estéreis, isto é, as flores da Bauínia de Hong Kong não fabricam sementes.
Por isso, a Bauínia de Hong Kong se reproduz por estaquia e alporquia.
A reprodução por estaquia se baseia na separação de ramos da Bauínia de Hong Kong em pequenos ramos que formam as mudas da planta. Essas mudas necessitam possuir raízes e ramos, para que a muda de Bauínia de Hong Kong gere condições de crescer em um novo local e dessa forma nascer uma nova planta.
A reprodução por alporquia é um método de reprodução assexuada das plantas que consiste em incentivar o crescimento de raízes secundarias em um caule ou um ramo da planta. De uma maneira geral, as pessoas colocam essas raízes secundarias envolvidas em um saco plástico, e quando essas raízes crescem, elas são destacadas, formando uma espécie de muda, para que essas sejam plantadas em outros locais e desta maneira surjam novas plantas.
A Utilidade Da Bauínia De Hong Kong
A Bauínia de Hong Kong é um tipo de arvore muito ornamental, por causa de suas flores bonitas e vistosas.
Devido a esse fato, essa arvore é muito usada no paisagismo e na arborização urbana nas grandes cidades. Sendo cultivadas em diversos locais como parques, jardins, sítios, etc.