Você gosta de jardinagem? Está mais que comprovado que as pessoas que praticam jardinagem ou tem como atividade o cultivo, mesmo que pequeno, de plantas, vive muito mais saudavelmente por melhorar o bem estar físico e mental. Você muitas vezes não precisa de uma estrutura muito grande ou muito espaço em casa para ter seu jardim, alguns poucos metros já é o suficiente.
Mas ter uma plantação em um jardim requer além de espaço, saber exatamente o tipo de planta que você irá cultivar. É muito importante você conhecer exatamente quais as plantas que vai ter e quais as necessidades mínimas para que todas cresçam perfeitas e bem saudáveis. Sabemos que as plantas possuem necessidades como rega e solo de características em comum, mas existem os detalhes que fazem toda a diferença, principalmente em questão de luminosidade e umidade do solo.
Aqui vamos saber um pouco mais sobre uma planta que não é nativa do nosso país mas, que com as condições ideais de terreno você pode ter em casa sem nenhum problema.
Então o que acha de conhecer um pouco mais sobre a Bananeira de Abissínia e quem sabe começar a cultivar hoje mesmo essa planta no seu jardim ou em vasos para ornamentar melhor a sua varanda ou até mesmo uma área interna da sua casa? Elas com certeza deixarão o seu ambiente muito mais bonito, mais verde e mais puro.
Confira Então Todas As Informações Básicas Sobre A Bananeira de Abissínia.
Ficha Técnica
A bananeira de Abissínia também recebe outros nomes, dependendo da região onde vai ser cultivada, como por exemplo, ela também é chamada de bananeira de jardim. Seu nome científico é Ensete ventricosum e esta planta faz parte do grupo que pertence a família das musaceae com aproximadamente 6 metros de altura em sua fase adulta.
Essa planta tem origem do continente africano, portanto o melhor clima para cultivá-la são os equatoriais, subtropicais e tropicais climas típicos da sua região de origem. A bananeira de abissínia está classificada como uma planta de arbustos tropical ou planta escultural devido a sua forma e o seu tamanho.
Você facilmente conseguirá cultivar essa planta onde o seu ciclo de Vida é bienal, o que significa que ela brota as suas folhas e frutos a cada dois anos. Mais abaixo vamos aprender um pouco melhor sobre a sua forma de cultivo, o que vai ajudar você bastante na hora de plantar a sua bananeira de abissínia.
Sobre A Sua Florescência
Se você gostou da bananeira da abissínia você pode cultivá-la em seu jardim diretamente no solo ou em vasos. Como citamos mais acima, a bananeira de abissínia é uma planta bienal, isso significa que ela vai passar 2 anos inteiros para brotar e quando terminar a sua frutificação por completo ela morre, o que pode levar até 8 anos para isso acontecer. As folhas são grandes e de um verde muito bonito e brilhante que podem chegar até 3 metros de comprimento. As suas folhas são bem características e chamam muita atenção nessa planta porque o talo apresenta-se em um vermelho bem vivo, o que fez com que eles recebessem o nome de veias das bananeiras de abissínia.
Apesar dessa planta secar após a sua inflorescência, ela vai deixar muitas sementes que tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha e possuem um formato arredondado na cor preta. São essas sementes que você usará para replantar as suas novas bananeiras de abissínia. Logo quando você planta a sua bananeira, ela levará cerca de 1 ano inteiro para atingir o primeiro metro e somente nos primeiros meses do segundo ano de vida, que ela desenvolve completamente chegando a sua altura máxima.
Ao plantar a sua bananeira de abissínia, você precisará dispor de um espaço bem amplo pois ela ocupa muito espaço e se optar por cultivar em vasos, faça isso nos maiores para não deixar a raiz da sua bananeira presa , o que vai prejudicar o seu crescimento. Caso queira, pode plantar somente a bananeira de abissínia que ela apresenta um aparência ornamental muito bonita.
Como Cultivar
O ideal é que você cultive a sua bananeira de abissínia sob o sol pleno, pois como é uma planta que pode ser cultivada em terreno aberto, ela responderá bem a ação dos raios do sol. O solo mais indicado é aquele mais fértil, drenável, pois como falamos mais acima, a ação dos raios do sol é direta, o solo deve também estar enriquecido com matéria orgânica e a irrigação deve acontecer frequentemente, pois a bananeira de abissínia prefere solos mais úmidos. Apesar da sua planta gostar de solos úmidos, evite encharcá-lo demais para não ocorrer o apodrecimento da raiz ou a ocorrência de fungos e outras doenças. O tempo ideal para fertilizar o seu solo é de três em três meses, sendo a dosagem ideal de 200 gramas de fertilizante do tipo NPK 4-14-8.
Por ser uma planta que gosta de sol, ela não vai suportar temperaturas muito frias ou geadas. Assim que implantadas ao solo, as sementes demoram cerca de quatro semanas para germinarem. Os terrenos de areia mais leve e mais solta facilitam a germinação.
Para plantar você precisa abrir uma pequena cova de no máximo 30 centímetros de profundidade e 30 centímetros de largura. Coloque as suas sementes e cubra com a terra já fertilizada. Se escolher implantar a muda, certifique-se de posicionar a sua bananeira de abissínia para que ela cresça perfeitamente. Se for plantar um grupo inteiro de bananeiras de abissínia, lembre-se sempre de manter um espaçamento entre as mudas para que as touceiras se formem livremente.
Doenças
Toda planta que não for cuidada corretamente fica sujeita a problemas. No caso da bananeira de abissínia as doenças comuns são aquelas provocadas por fungos. Geralmente isso acontece no caule e nas folhas e dependendo da ação do fungo, você pode perder 100% dos frutos brotados na planta.
Caso aconteça a ação de fungicidas vai ser suficiente para eliminar todo o problema, mas evite o uso excessivo. Os fungos antracnose, mal do panamá, sigatoka amarela, sigatoka negra, lesão de Johnston, mancha de cladosporium, mancha de cordana, mancha parda, mancha losango, entre outras.