Couve Chinesa: Como Conservar e Consumir

Vamos encontrar na natureza, diversas hortaliças que costumeiramente consumimos, mas não sabemos a real importância dessas plantas para o nosso organismo. Aqui vamos conhecer um pouco mais sobre a Couve Chinesa ou Acelga Chinesa que é muito comum na culinária, principalmente a oriental.

Conheça Melhor

Conheça Melhor

A couve chinesa chegou ao Brasil em meados do século XX e desde então foi ganhando a simpatia e hoje, apesar de ser uma hortaliça tipicamente oriental, está presente em diversos pratos de nossa culinária local. Você vai conhecer um pouco sobre as propriedades vitamínicas dessa planta, como escolher a melhor couve chinesa na hora e comprar e como conservar além claro, de como consumir da melhor forma.

No final você encontrará duas receitas deliciosas feitas com couve chinesa e super fáceis de preparar. Algumas pessoas ainda fazem uso da couve chinesa como medicamento natural e afirmam a sua funcionalidade. Se você não conhece muito sobre essa planta, não deixe de conferir mais sobre a couve chinesa.

Ficha Técnica

A couve chinesa ou Pak Choi é uma planta comestível da família das Brassicas e possui as mesmas características do alface, repolho, nabo e brócolis. Ela é assim chamada devido a sua origem e consumo muito grande na China desde o século V antes de Cristo.

Ele cresce rápido e é super fácil de ser cultivado e enfrentam diferenças de temperaturas, conseguindo suportar até uma geada. Apresenta diversas propriedades benéficas à nossa saúde, contendo em sua estrutura ácido fólico que ajuda na formação do sangue, vitamina A, vitaminas do grupo B e cálcio. Além dessas apresenta também vitamina C e potássio, o que faz com que o consumo diário ou regular a couve chinesa leve diversos benefícios ao seu corpo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Como Comprar a Couve Chinesa

É muito importante você saber como comprar a sua couve chinesa, para não acabar comprando um talo não tão bom. O peso de uma cabeça de couve chinesa varia entre 3 e 5 quilos e apresentam-se com folhas enrugadas em um verde bem claro e dispostas umas sobre as outras. As folhas que ficam do lado externo, por estarem diretamente em contato com o sol, ficarão sempre mais escuras então é comum você encontrar folhagens mais claras a medida que vai abrindo a sua couve chinesa.

Quando for comprar, escolha as cabeças de couve mais compactas, onde as folhas estão mais unidas. Se na parte inferior da sua couve, ela apresentar uma cor creme ou amarronzada, descarte esse talo porque ele está passando da sua época. Ao comprar, evite deixar a sua couve com peso em cima, pois pode danificar e murchar o seu talo e elas escurecem e apodrecem muito rapidamente.

Como Conservar A Couve Chinesa

Raramente nos atentamos da forma correta em conservar um legume ou uma verdura e eles acabam murchando e apodrecendo mais rapidamente. No caso da couve chinesa ela pode ser mantida na geladeira desde que conservada em um filme plástico e por no máximo uma semana. Antes de guardar, retire todas as folhas murchas ou machucadas e guarde apenas as que estão em perfeito estado para não estragar o restante do talo.

Se não quiser guardar em um filme plástico, você  pode picar a sua couve chinesa e guardar em vasilhas de plástico. Não deixe restos de água na vasilha, pois isso fará com que a sua couve se estrague mais rápido.

Como Consumir a Couve Chinesa

A couve chinesa pode ser consumida crua ou cozida. No caso do consumo dela crua, certifique-se que a planta está bem lavada e livre de qualquer tipo de bactéria. A couve chinesa pode ser usada cozida em sopas e molhos e crua em saladas.

Receitas Com Couve Chinesa

Como a Couve Chinesa é muito utilizada na culinária, separamos algumas receitas deliciosas para você! Confira.

– Couve Chinesa Ao alho

Para preparar o prato você vai precisar de:

  • 1 kg de couve chinesa
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 40 gramas de alho picado
  • 2 colheres de café de sal
  • 2 colheres de café de açúcar
  • 1 colher de sopa de vinho de arroz

Com todos os ingredientes em mãos, você já pode começar a preparar a sua couve chinesa ao alho.

Comece aquecendo uma frigideira grande em fogo alto e coloque uma quantidade de água para ferver, que seja suficiente para cobrir toda a sua couve chinesa. Quando a água estiver em ponto alto de fervura, acrescente as folhas e deixe por no máximo 10 segundos e então coe e reserve-as.

Ainda na frigideira, coloque 1 colher  de sopa de óleo e deixe em fogo alto, acrescente o alho e a couve, o sal, e o açúcar. Deixe por cerca de 1 minuto para apurar e adicione o vinho de arroz. Mexa bem a mistura e novamente coe e reserve.

Pressione levemente as folhas da couve para retirar todo o excesso do vinho e sirva ainda quente.

– Frango Com Couve Chinesa e Molho de Soja

Para essa receita você vai precisar de:

  • 1 frango cortado em pedaços
  • 1 couve chinesa cortada em tiras grossas
  • 250 gramas de cogumelos frescos cortados em quartos
  • 250 gramas de rebentos de soja
  • 4 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate maduro cortado em cubos
  • 200 ml de caldo de galinha. Essa quantidade dá 1 cubo de caldo de galinha dissolvido em 200 ml de água quente
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Depois de ter todos os ingredientes em mãos, vamos ao preparo do prato.

Primeiro tempere o frango com o sal e a pimenta na quantidade que você achar ideal, misturando bem esses ingredientes. Em uma panela, coloque o molho de soja, a cebola picada, o alho, o tomate e o frango já temperado.

Leve ao fogo, mexa um pouco e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos. Se secar muito, você pode acrescentar um pouco do caldo de galinha. Depois do tempo indicado para cozimento, coloque a couve chinesa e o caldo de galinha dissolvido na água, como indicamos mais acima.

Tape a panela e deixe cozinhar bem por mais alguns minutos. Após cozido, acrescente os cogumelos, alguns pedaços de soja e deixe cozinhar por mais dois minutos.

Sirva ainda quente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *