Tribulus Terrestris: A Videira da Punctura

Tribulus terrestris (videira da punctura ou abrolhos, abre-os-olhos), da família Zygophyllaceae, é uma erva daninha que, na Europa, foi utilizada como estimulante sexual — para aumentar o impulso e o desempenho — e para tratamento da impotência sexual durante vários séculos.

O Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com a Tribulus terrestris, e concluíram um aumento nas funções reprodutoras, incluindo na produção de esperma e testosterona em homens. Nas mulheres houve um aumento da concentração de hormônios, incluindo o estradiol, com alteração ligeira da testosterona e melhoria da função reprodutora, libido e ovulação.

Na Grécia Antiga, era comum o uso dos frutos secos da Tribulus terrestris como um laxante suave e um tônico geral. Na China, era muito utilizada para tratar problemas do fígado e como remédio cardiovascular, além de eliminar dores de cabeça e exaustão nervosa. O uso como afrodisíaco era muito comum na Índia.

Mas, na verdade, o uso mais disseminado da Tribulus terrestris é no tratamento de problemas sexuais. O uso popular relata sucesso no tratamento de infertilidade nas mulheres, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos os sexos. Os resultados dispararam a realização de vários estudos científicos por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, com resultados bem promissores.

Os pesquisadores já descobriram que a Tribulus terrestris pode elevar significativamente os níveis dos hormônios LH e da testosterona em animais com disfunção erétil, cujos efeitos foram confirmados com o aumento na frequência e força na ereção, além de aumento do vigor na atividade sexual. Outros efeitos positivos foram relacionados, como a diminuição nas taxas de colesterol e melhora no humor e na autoestima.

Mas em estudos científicos recentes, o Tribulus se mostrou ineficaz no aumento de testosterona em humanos. Assim também como foi ineficaz no aumento de desempenho e massa corporal em atletas. Também foi descoberto em uma pesquisa de 2008 que nenhum componente químico do Tribulus é precursor da testosterona e não aumentam a produção de testosterona, assim deixando em descrédito sua capacidade de aumento de testosterona em humanos.

Classificação Científica:

  • Reino: Plantae
  • Clado: angiospérmica; eudicotiledôneas; rosídeas; eurosídeas I;
  • Ordem: Zygoplyllales
  • Família: Zygophyllaceae
  • Gênero: Tribulus
  • Espécie: T.terrestris

Estudo Científicos no Brasil:

No Brasil, um dos estudos com a Tribulus terrestris foi realizado pelo ginecologista Décio Luiz Alves, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universisade Federal do Rio de Janeiro. O pesquisador resolveu testar a planta após avaliar um estudo sobre a eficácia da planta que envolveu 45 homens – saudáveis e diabéticos, realizado na Indonésia, em 1998. O uso da medicação proporcionou uma melhora significativa (de até 65%) no desempenho sexual dos participantes.

Constituintes Químicos do Tribulus Terrestris:

Açúcares reduzidos, alcaloides (harman e harmina), ácidos graxos insaturados, esteróis, flavonóides (tribulosídeo), glucosídeos, nitratos, óleo essencial, potássio, kaempferol, resinas, saponinas, taninos

Contra-indicações/cuidados com o Tribulus terrestris:
Pessoas com hipertensão ou cardiopatia, só devem usar a Tribulus com acompanhamento médico. Se possível evitar o uso interno. O uso excessivo pode provocar problemas estomacais. Em hipertensos e cardiopatas pode ocorrer hipotensão e se a eliminação de potássio for considerável, poderá haver potencialização dos efeitos dos cardiotônicos.

Indicação:

  • Efeitos positivos sobre a fertilidade, função eréctil e no aumento da libido em homens e mulheres
  • Aumenta os níveis corporais de testosterona e LH
  • Redução dos níveis de colesterol
  • Estimula ovogênese, benefícios na síndrome pós-menopausa
  • Impotência
  • Aumento da massa muscular em atletas
  • Estimulação do sistema imunológico
  • Estimula crescimento de melanócitos
  • Alivia espasmos da musculatura lisa.
  • Tônico
  • Tratamento de anorexia
  • Cardiotônico
  • Estimulante do apetite.

 

Estudos comprovam que quando administrado em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 250 mg ao dia ocorre um aumento de 41 % dos níveis de testosterona no decorrer de 5 dias. Além da elevação da testosterona, há um aumento da libido, frequência e força das ereções e recuperação da atividade sexual. Reduz os níveis de colesterol e melhora do humor. Em mulheres diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa.
Possui significante atividade diurética e inibe a formação de pedras nos rins, bem como atua em casos de espermatorréia, fosfatúria, doenças geniturinárias como disúria, gonorréia, cistite crônica, desordens urinárias, incontinência urinária, gota, e também em desordens uterinas após o parto.
Útil em diabetes, infecções respiratórias do trato inferior e superior e problemas cardíacos. Também mostrou reduzir a pressão alta, como também sódio e mostrou um efeito analgésico.

Contra-Indicações:

Pessoas com Hipertenção ou Cardiopatia, só devem usar Tribulus terrestris com acompanhamento medico. Se possível evitar o uso interno. O uso excessivo pode provocar problemas estomacais.

Forma de Consumo:

O extrato Tribulus terrestris é obtido das frutas dessa planta, que têm como principal seco de princípio ativo a saponina. É rico também em esteróides, flavonóides, alcalóides, ácidos de óleos insaturados, cálcio, fósforo, ferro e proteína. A fruta contém resina, tanina, açúcares redutores, nitratos, peroxidase (estável abaixo de 50º), diastase e traços de um glucosídeo.
A planta contém saponinas e sapogeninas: disogenina, gitogenina, clorogenina, ruscogenina, entre,outros. Grandes quantidades de potássio e nitrato estão também presentes nas frutas.

Na Ásia e na Europa, o Tribulus terrestris é largamente utilizado como suplemento natural em regime de exercícios para o crescimento e a tonificação dos músculos, sendo um produto natural e eficiente para substituir os anabolizantes na formação e desenvolvimento dos atletas. Além disso, o Tribulus pode trazer benefícios para homens que desejam melhorar seu desempenho sexual e também para as mulheres que desejam dar uma turbinada na libido sexual.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais do Tribulus terrestris são extremamente raros, sendo pouco relatados, mas pode acontecer alguns efeitos pequenos relacionados à digestão e ao aumento dos níveis de testosterona. O Tribulus aumenta o nível de testosterona no corpo, sendo que este hormônio, por si possa causa efeitos colaterais secundários indesejados, como por exemplo: aumento da agressividade, maior crescimento de pelos pelo corpo e alargamento da glândula da próstata. Embora o hormônio no corpo possa causar estes efeitos, eles são pouco relatados. O efeito colateral mais comum relatado do uso do Tribulus é uma leve dor estomacal, que pode vir ou não acompanhada de náuseas. Na maioria dos casos, evita-se o problema consumindo o extrato de tribulus durante ou logo após as refeições.

Alguns apontamentos indicam que o uso do extrato de Tribulus terrestris possa estar ligado ao desenvolvimento da ginecomastia, uma doença benigna rara que faz com que ocorra o alargamento da região da mama dos homens. Geralmente a ginecomastia é ligada ao uso de drogas e medicamentos que alterem a regulação normal dos hormônios sexuais, no entanto, tais estudos não indicavam o Tribulus terrestris como sendo responsável direto por estes efeitos colaterais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *