Como Cultivar Bromélias?

De fato, fazer um artigo sobre como cultivar bromélias consiste em objetivo difícil ao levar em conta que no mundo existem quase três mil espécies em mais de cinquenta famílias. Interessante notar que quarenta por cento do valor se encontra na maior floresta tropical do mundo: Amazônia.

Substrato e Fibra de Coco

De acordo com a opinião de grande parte dos especialistas a espécie consegue se desenvolver com melhor qualidade quando existe esterco de boi junto com substrato de coco no conjunto do adubo. Tenha em mente de que as quantidades precisam ser semelhantes no conjunto.

Dicas Gerais Para Cultivar Bromélias

A: Um dos aspectos mais importantes em termos de cultivo das bromélias consiste na observação das folhas. Ou seja, quando estão longas com relação as estruturas antigas, então representa evidência clara de que o cultivo acontece em local com excesso de sombra. Nesse sentido existe maior necessidade de aumentar o nível de luz solar. Quando o conjunto da folhagem está com tonalidade colorida e começa a perder a cor verde, isso significa o mesmo tipo de problemática, conforme aponta grande parte dos especialistas.

B: Outro tipo comum e que pode acontecer entre pessoas que cultivam e não são especialistas está no excesso de água. Por esse motivo que quando cultivadas em vasos existe a necessidade de fazer pequenos orifícios que trabalham no sentido de eliminar o excesso de água que a planta não absorve. Em termos práticos a principal evidência de problema do gênero acontece quando existem pequenos sinais de manchas pretas na folhagem.

C: Outro tipo de problema que pode acontece no cultivo de bromélias consiste no excesso de sol que por consequência por vezes mancha as folhas, em outros períodos pode inclusive secar. Por vezes depois que acontece o processo de rega também pode acontecer a problemática, de forma principal quando existe o processo em pleno sol. Por esse motivo a melhor hora de regra está entre quatro e sete horas da manhã, quando as luzes solares não se encontram com presença forte no ambiente.

D: Atenção para o excesso de adubo. Grane parte dos fóruns de notícia que discutem o assunto dizem que o excesso pode trazer problemas semelhantes com a queimada do sol, porém a queimadura acontece na ponta da folhagem.

E: Não se pode ignorar o fato de que ao fazer a rega das bromélias especialistas não recomenda colocar H2O de forma direta no compartimento da planta, fato que pode ajudar a prejudicar o desenvolvimento ao ponto de começar a apodrecer a estrutura por causa do excesso de água. Outro sintoma que se refere ao encharcamento consiste na queda prematura ou no amarelar das folhas. Interessante notar que esse processo pode acontecer sem culpa do cultivador, ou seja, quando chove em excesso.

F: Tenha em mente de que o ato de plantar ou fazer o transplante demanda de excesso de cuidado por quem se responsabiliza por conta do trabalho. Caso a muda seja enterrada ao extremo podem acontecer problemáticas no tempo futuro ao que tange o desenvolvimento. De qualquer maneira, a base da folhagem precisa se estabelecer na parte superior do solo.

G: De certa forma não existe a necessidade de ter um vaso grande, de modo principal quando as bromélias se encontram em tamanhos pequenos. Quanto maior a diferença do componente ao levar em conta o tamanho das espécies, mais chances existem de acontece umidade. Por esse motivo existe a necessidade imediata de aumentar o nível de drenagem, o que pode ser feito com a presença de orifícios. Ao usar isopor junto com britas e substrato com menor densidade pode existir o aumento do sistema que objetiva drenas com qualidade e evitar com que aconteçam doenças que podem ser incomensuráveis.

H: Cuidado com o sol. Nos dias de hoje existe propaganda de floriculturas despreparadas que indicam as luzes solares como ideais. Porém, ao levar em conta mais de três mil espécies, há de se convir a variedade que se comportam de forma distinta com a presença da luz do sol. De forma prática grande parte dos especialistas indica que as espécies do gênero não apreciam calor com intensidade. Poucas são consideradas “bromélias solares”. Quando presentes em zonas de mata fechada ou aberta, não existe opção e por consequência os fotógrafos batem fotos que retratam a variedade de danos que pode acontecer por causa da exposição solar. Atenção, quando a unidade botânica demonstrar folhagens em tons amarelados, então consiste em sinal de que existe abuso por conta da luz solar.

I: A adubação nas bromélias também consiste em elemento que requer o máximo de atenção por parte dos cultivadores. Existem substâncias que não podem estar presentes nos fertilizantes, desde boro até fósforo. Interessante notar que no que tange ao poder de absorver os nutrientes as plantas possui maior capacidade nesse tipo de trabalho e o excesso de adubo pode acelerar no processo de evolução ao ponto de gerar problemas no futuro.

J: Não se pode ignorar o valor que existe em termos de importância no que tange às raízes e a capacidade de nutrição por parte das bromélias, de forma principal na mata, zona na qual crescem nos troncos. Para evitar com que aconteça a queima por conta das plantas vale ressaltar que em termos de adubo foliar composto de forma líquida existe a importância de usar o nível quantitativo em nível inferior ao que se recomenda às espécies ornamentais. Outro ponto a se considerar consiste no sistema de folhagem central que possui invejável capacidade no sentido de absorver os nutrientes.

K: De acordo com grande parte dos especialistas o ato de adubar pode ser melhor nas épocas em que nasce a primavera ao levar em conta o maior valor de eficiência. Isso acontece porque nas épocas frias do ano a planta se encontra em processo de evolução e por consequência usa de melhor maneira o conjunto de nutrientes.

I: De qualquer forma, não se preocupa no que tange às zonas climáticas. Leve em conta que temperaturas altas não são conhecidas por trazerem problemáticas por parte das bromélias.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *