Cotinus

Cotinus

Cotinus são arbustos de grande porte, ou então pequenas árvores, de dois gêneros diferentes da família Anacardiaceae. Elas são chamadas também de árvore de fumaça ou arbusto de fumaça, pela sua aparência bastante nebulosa, como se seus galhos estivessem envoltos em fumaça ou fossem feitos de bruma.

Cotinus

Cotinus

Esses tipos de árvores de pequeno porte ou arbustos de grande porte são nativos do hemisfério norte, mas apenas das áreas com clima mais ameno, e não em regiões muito quentes ou muito frias. Suas folhas tem forma regular, e vão de 3 cm até 13 cm de comprimento. Já as responsáveis pelo seu efeito de fumaça, que é considerado muito bonito, é causado pelas suas flores, que são, na verdade, um conjunto de flores que se acumula na ponta dos galhos desta planta, com suas pétalas fofas e leves, que lembra uma nuvem de fumaça sobre todo o arbusto. As flores podem chegar a ter entre 15 cm e 30 cm de comprimento, e são sempre mais cheias nas pontas mais exteriores, o que garante esse efeito esfumaçado da planta.

Cotinus

Cotinus

Já seus frutos são simples e dão apenas uma semente. Eles são facilmente confundidos com as folhas desta planta, e sua única diferença é que os frutos do arbusto Cotinus ficam na ponta das flores de aparência esfumaçada.

A espécie mais alta deste tipo de arbusto ou árvore de pequeno porte cresce na América do Norte, entre os estados de Tennessee até o Texas. Este tipo de Cotinus pode chegar até 5 metros de altura, e sua ocorrência mais comum é por volta de 3 metros de altura, com tronco bastante fino, que pode medir de 20 cm a 35 cm de diâmetro. As suas folhas são maiores, mais largas e mais longas do que as do arbusto menor e mais comum, e podem ter uma cor mais viva do que seus contrapartes menores, e mais parecidos com arbustos, que tendem a ter cores entre marrom e amarelo claro. As espécies que crescem na América do Norte tendem a ter cores mais vivas do que as mesmas espécies europeias.

Cotinus

Cotinus

Este tipo de planta é mais usado na decoração de jardins e pátios, e sua plantação é melhor feita em solo seco e infértil, o que impede seu crescimento excessivo, mas mesmo assim ainda permite que a planta se desenvolva sem problemas com crescimento ou falta de nutrientes em seu solo de escolha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *