Coentro Cultivo Dicas

Toda planta, entre suas características, tem preferência por determinado clima, no caso do coentro, cujo nome científico é Coriandrum Sativum, ele é bem flexível sobre esse aspecto. Ele suporta os mais diversos tipos de climas, com exceção para lugares cuja temperatura é baixa demais. Porém, é bem verdade que em regiões cujo calor é predominante, o coentro cresce melhor.

Além do clima é necessário preocupar-se com a luminosidade, por isso, para que o coentro cresça bonito e forte ele precisa ficar em um lugar onde recebe sombra parcial ou em um lugar ensolarado.

O coentro também precisa ser cultivado em um solo bem drenado, além de estar enriquecido com matéria orgânica, com um detalhe, fértil, porém, moderadamente. Porém, vale ressaltar que o coentro também é flexível em relação ao solo, o tolera em várias condições. Diferentemente de outras ervas, quando é cultivado em solos menos férteis fica com um aroma melhor e suas folhas mais vistosas.

Para completar é importante ficar de olho na irrigação. A terra deve estar sempre úmida quando o coentro ainda é jovem, porém, muita atenção para evitar que o solo acabe encharcado. Depois que ela estiver bem crescida é hora de dar mais espaço entre uma rega e outra. Deixando que o solo fique um pouco seco entre uma rega e a seguinte.

O Plantio do Coentro

Se você usar sementes para plantar coentro não espere uma germinação muito rápida, elas têm baixa “taxa de germinação” e isso fará com que o processo demore. Uma dica é deixar durante 1 a 3 dias as sementes de molho antes de plantá-las, isso ajudará a acelerá a germinação.

Outra dica para ajudar a acelerar a taxa de germinação é deixar o vaso com a semente em lugar cuja temperatura fique em torno de 27 graus. Na hora do cultivo, colocá-la considerando um centímetro de profundidade.

Vale ressaltar que o coentro não gosta muito de transplante, porém, uma dica é plantá-lo em copos feitos de jornal e na hora de plantar as mudas, faça isso com muito cuidado, evitando ao máximo mexer na raiz. É necessário que ao retirar o recipiente, o torrão fique completamente intacto.

Você poderá cultivar o coentro tanto em jardineiras quanto em vasos, considere a profundidade de 30 centímetros, pois a primeira raiz da planta é bem longa. Caso você não respeite essa profundidade isso refletirá no desenvolvimento do coentro.

Fique atento para a aparição das plantas invasoras, elas precisam ser retiradas o quanto antes, pois consomem os nutrientes e recursos do coentro.

A Colheita do Coentro

Normalmente, as folhas do coentro podem começar a ser colhidas entre 30 a 70 dias depois que foram germinadas. Podendo ser feita a colheita da planta inteira ou somente das folhas externas. Porém, jamais retire mais do que um terço das folhas, isso a deixaria enfraquecida.

Os frutos podem ser colhidos quando estão secos ou amarelados e depois eles devem ser colocados em uma vasilha em lugar na sombra e com boa ventilação. Só quando estão completamente secos é que podem ser usados para o plantio. Lembrando que o coentro é uma planta anual.

Passo a Passo Para Cultivar o Coentro

  • A melhor época para se plantar cultivo varia de acordo com a região que você vive, alertando que em lugares gelados, o coentro não sobreviverá e não ficará saudável em áreas muito quentes. Considere hora de plantar coentro quando o clima estiver temperado, normalmente, no fim da primavera, entre março e maio.

  • Escolha um lugar do jardim para plantar o coentro, que seja beneficiado pela luz do sol a maior parte do tempo.

  • O solo deve ser preparado para uma boa drenagem, enquanto o pH ideal é 6.2 – 6.8.

  • Se for plantar as sementes do coentro lembre-se de semear os grãos respeitando como mínimo 0,6 centímetros de profundidade e entre elas deixe um espaço de 6 centímetros no mínimo, com linhas de 30 centímetros de distância. É muito importante que tenha muita umidade para que essas sementes consigam germinar, por isso, não esqueça da rega com frequência.

  • Quando as suas mudas chegarem a mediar 5 centímetros de altura é hora de adubá-las usando fertilizante de nitrogênio. Dissolva o produto na água. Porém, o coentro não pode, de jeito nenhum, receber mais fertilizante do que precisa.

  • Depois que o coentro estiver mais crescido, a quantidade de água deve diminuir. O ideal passa a ser deixar a terra úmida e jamais encharcada.

  • Cuidado com a superlotação. As mudas devem ser aparadas quando o coentro ficar com a altura variando entre 2 a 3 centímetros. Retire aquelas pequenas e deixe que as fortes cresçam, respeitando um espaço entre elas de no mínimo 8 centímetros e no máximo 10 centímetros.

  • Fique atento para evitar o crescimento de ervas daninhas que podem ficar por cima do coentro e ainda atingir a base das plantas.

  • Faça a colheita do coentro cortando primeiro as folhas e tirando os caules individualmente começando pela planta, bem perto do solo. Considere o momento de retirar quando a altura do coentro ficar entre 10 a 15 centímetros.

Decidir Pelo Coentro Com Flores ou Não

Não tem jeito, mais cedo ou tarde você verá que as flores vão aparecer na sua plantação do coentro e nesse momento, os brotos não serão mais tão frescos como antes e as folhas comestíveis também irão diminuir. É nesse ponto que muitas pessoas sem informação acham que cortando as flores, o coentro voltará a dar folhas bonitas novamente, mas não é bem assim que funciona.

Porém, se a ideia é também fazer a colheita das sementes do coentro, não poderá retirar de jeito nenhum as flores. É somente esperando que as flores sequem que será possível recolher as sementes e que também servem para fazer suas receitas.

Então, a dica é deixar que as sementes naturalmente caiam no chão, e dela irá acontecer a auto semeação, as novas plantas de coentro nascerão e substituirão aquelas que você “perdeu” com a chegada das flores. Respeitando o ciclo natural da planta você terá sempre folhas frescas e a garantia de ter sementes e ainda a beleza das flores.

O coentro é uma erva cujas folhas e sementes são comumente utilizadas como tempero ou condimento, em diversos tipos de culinária, como: a brasileira, portuguesa e mexicana. Sua origem é do sul da Europa e Oriente Médio, e foi descoberto como uma planta medicinal, com propriedades digestivas, calmantes, e usada externamente para alívio de dores nas articulações, e reumatismo. Possui propriedade anafrodisíaca também.

Com um ciclo de 35 dias no verão, o coentro também costuma ser cultivado de setembro a março na região sul e sudeste do Brasil, enquanto nas demais regiões ele é semeado o ano inteiro. Para sua propagação, o solo deve ser fértil e bem drenado para receber as sementes em canteiros preparados,e em filas de 25 cm de separação. A germinação ocorre em duas ou três semanas, quando as plantas estiverem com 10 cm de altura, o necessário para realizar o desbaste.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *