Uma das plantas mais consumidas nos dias atuais é a erva-cidreira. A planta, que é muito utilizada na culinária brasileira, também tem propriedades medicinais que são admiradas no mundo inteiro. Um dos principais usos da erva-cidreira é no combate à hipertensão. Além disso, o chá dela também é capaz de diminuir palpitações no coração. Catapora, caxumba, ansiedade, cólica, febre, enxaqueca, epilepsia, histeria, insônia, náusea, resfriado, herpes, hipocondria e nervosismo são outros problemas que a erva-cidreira tem força para combater. A qualquer sinal desses problemas, porém, um médico deve ser procurado para que o tratamento seja feito de forma consciente e eficaz. Diversos estudos já comprovaram que o chá da erva-cidreira age sobre a parte do cérebro que controla o sistema nervoso, acalmando o organismo e diminuindo a influência externa sobre nossos nervos.
Contudo, esse chá deve ser ingerido com cautela, pois em excesso pode dar sono e causar desânimo nas pessoas. Para que o chá da erva-cidreira seja ingerido de forma correta e sem que suas qualidades nutricionais sejam desperdiçadas, alguns cuidados devem ser tomados. Para começar, as folhas verdes e frescas devem ser colocadas em forma de infusão na água. Utilize aproximadamente 20 g de folhas por litro de água se for para uma única pessoa. Lembre-se de que quanto mais concentrado for o chá, maior será o seu efeito sedativo.
Apesar de ser considerado um chá seguro, beber mais de seis xícaras por dia pode fazer mal, deixando a pessoa com sono excessivo. Outro ponto negativo que a erva pode apresentar é a diminuição na função da tireoide. Para algumas pessoas isso pode ser benéfico. Para outras, porém, é um problema que deve ser evitado. Ao contrário do que muitos pensam, a erva-cidreira, quando utilizada na culinária, não perde seu valor nutritivo. Ao contrário disso, se for ingerida em combinação com legumes ou hortaliças pode ter sabor e valor nutricional surpreendentes. A erva-cidreira pode ser utilizada tanto em folhas secas quanto em folhas frescas, em saladas, temperos, vinagres, geleias, licores, pudins e maridas.
Todas as propriedades medicinais da erva-cidreira, ou Melissa, como é chamada em algumas regiões do Brasil, variam de acordo com a quantidade ingerida e o modo como a erva é preparada. Em nenhum caso, porém, a erva-cidreira substitui remédios. Portanto, se a pessoa apresentar algum dos sintomas descritos acima deve procurar um médico imediatamente. Só ele poderá prescrever um tratamento adequado. Algumas pessoas ainda informam que usam a erva cidreira e seus benefícios para emagrecer, a conhecida dieta do chá. A dica é tomar uma xícara de tal chá sempre antes de cada refeição, e ela vai ajudar a eliminar a fome. Entretanto, há controvérsias se o emagrecimento acontece porque você tomou o chá, uma vez que com a água há o mesmo efeito.