Calceolária

Calceolária nada mais é do que o nome popular de um grupo de híbridos de plantas que é originário do cruzamento de três diferentes espécies que se chamam Calceolaria: C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana, todas as plantas são originárias do Chile. É uma planta perene, sendo bastante cultivada em diversas partes do mundo como uma planta de vaso. Como aparência ela conta com seu caule um pouco ramificado, e possui texturas herbáceas além de ser de pequeno porte, chegando a no máximo 30 cm de altura. Suas inflorescências são de coloração verde, são ovaladas, pubescentes, bastante rugosas e com nervuras que são bem marcadas e suas bordas são denteadas.

Como São as Inflorescências Desta Planta

As inflorescências se apresentam de forma reta e ramificada, sendo assim compostas por várias flores amarelas, vermelhas e também alaranjadas, além de se contar com uma mistura destas cores e seus pontilhados marrons. É uma flor que possui um formato muito singular, que conta com uma pétala inferior inflada que tem um formato bastante semelhante a o de uma pequena bolsa. A sua floração se estende pelo inverno e pela primavera. Em sua utilização atual é possível encontrar diversos exemplares desta planta na produção de decorações de interiores, vasos e ainda floreiras durante o período de floração.

Esta planta deverá ser cultivada em meia sombra, ou mesmo iluminação difusa, contando com um substrato fértil bem drenável, este que deverá ser enriquecido com matéria orgânica, com adubações regulares e também as irrigações frequentes. Costuma apreciar muito o clima ameno, podendo ser muitas vezes aproveitada em serviços de jardinagem e em locais que possuam clima subtropical e tropical de altitude. É uma planta considerada muito adequada para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual. Nos locais onde existe clima temperado poderá ser plantada em estufas e protegidas do frio intenso. Apesar da planta se perene ela é tratada como uma planta anual. Costuma ter a sua multiplicação por sementes que germinam em 10 dias.

Solo Ideal Para o Plantio

As plantas desta espécie exigem um solo que seja rico em matéria orgânica, em uma mistura recomendada da seguinte forma, uma parte de terra comum de jardim e uma parte de terra vegetal além de duas partes de compostos orgânicos.

Seu cultivo deve acontecer sempre em locais de clima ameno, como citado acima, caso os climas da região de cultivo sejam intensos, tanto para o frio como para o calor, as plantas deverão ser cultivadas em estufas. Devem além disso serem cultivadas á sombra já que não suportam sol diretamente mas é preciso que recebam diariamente pelo menos 3 horas diárias de luz do sol indireta para que fiquem saudáveis.

Quanto as suas regas esta é uma planta que gosta de água, porém de um solo que não esteja encharcado. A planta ainda poderá ser regada em média duas vezes por semana e caso você não consiga não existe problema nisso pois ela aguenta uma rega semanal eventualmente. É recomendado também sempre se tomar muito cuidado na hora de regar as plantas para que não se molhe as flores e a base das folhas.

Indicações para o Cultivo da Planta

A Calceolária além de ser um híbrido de três espécies diferenciadas como já foi citado anteriormente ela recebe alguns nomes populares interessantes como por exemplo sapatinho-de-vênus, tamanquinho ou também chinelinho-de-madame. Além disto ela se propaga através de sementes ou estacas. Seu solo ideal deverá ser rico em matéria orgânica para uma propagação saudável da planta.

Mistura Recomendada Para o Plantio

Para o plantio da Calceolária, é interessante se utilizar uma mistura recomendada, esta que deverá contar com uma parte de terra comum de jardim, além disto deve contar com duas partes de compostos orgânicos. Suas flores começam a surgir no final do inverno e também durante a primavera, nesta época inclusive é possível se encontrar á venda vasos de plantas de cores diversificadas que vão desde o amarelo-creme ao vermelho intenso ou ainda mesclando diversas cores, com manchas marrons de vários tamanhos. Esta é uma planta bastante resistente as pragas e doenças, mas como é uma planta anual precisa que aconteça um replantio todos os anos para que ela possa viver bem e saudável.

Como Manter um Jardim em Casa?

Toda a saúde e vivacidade de um jardim bem como as suas flores e plantas coloridas dependem de uma série de fatores que vão além de quantidades corretas de água e também sol. Todos os jardineiros costumam ter alguns truques e por isso os jardins que são tratados por eles são lindíssimos, e por isso a seguir iremos reunir algumas das melhores dicas para que se mantenha um jardim impecável e de quebra dar um pouco de inveja para os seus vizinhos.

Como Primeiro Passo é Importante Conhecer Cada Pedaço de Terra para Plantio

Um bom jardineiro deverá saber todo o potencial de seu jardim, deverá conhecer muito bem cada centímetro do seu solo e também relva, que tipos de áreas recebem mais sol, assim como as áreas que possuem uma maior sombra e ventos. É importante antes de mais nada se testar a terra determinando assim os seus níveis de pH do solo. Desta forma é possível se escolher as melhores espécies que irão se dar melhor com o seu jardim em particular e as plantar em locais que possam ser apropriados para o plantio da Calceolária por exemplo.

Procure Sempre Preferir Qualidade ao Invés de Quantidade

A beleza existente das plantas e flores poderão sempre nos levar a gastar mais do que precisamos quando o assunto é um jardim. É muito importante se saber aproveitar o espaço e saber quanto de espaço disponível é possível se utilizar para poder comprar os produtos de acordo com os metros quadrados e ainda não correr riscos de comprar em excesso e depois pior ainda, realizar plantações em excesso. Várias plantas juntas não geram um jardim saudável e podem tornar até mesmo o terreno improdutivo por este motivo procure sempre ter cuidado neste sentido. Desta forma você terá um jardim bonito e bem cuidado pelo ano inteiro.

A Calceolária é uma flor de origem na América do Sul, Peru e Chile que podem medir até 30 centímetros de altura. Essas flores preferem clima ameno e gostam de solo rico em matéria orgânica.

Devem ser cultivadas em locais com bastante água, mas não gostam de solo encharcado. Pelo formato de suas flores, essas flores são também conhecidas como sapatinho de vênus.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *