A Alpinia é uma planta bastante conhecida principalmente aqui na América Latina, uma vez que se configura como uma das espécies características do clima tropical. Seu nome científico é o seguinte: Alpinia purpurata e, além de ser bastante reconhecida e chamada apenas de alpinia, em alguns lugares as pessoas costumam chamar essa planta de “gengibre vermelho”. Outros nomes comuns que a população de alguns outros locais costuma utilizar para se referir à alpinia é “colônia” ou até mesmo “vindecaá”.
A família científica a qual essa planta pertence é a Zingiberaceae, que é uma família dentro da botânica que, no geral, engloba alguns gêneros de planta provenientes e originadas do continente asiático. O gênero Alpinia foi descrito e nomeado dessa maneira por um homem italiano que se chamava Lineu. O gênero da alpinia levou esse nome porque Lineu quis homenagear um botânico, também de nacionalidade italiana e que se chamava Prospero Alpini, que viveu entre os anos de 1553 e 1617. Atualmente, na literatura, podem ser encontradas descritas aproximadamente quatrocentas espécies de plantas do gênero Alpini sp. dentre a maioria das regiões de clima tropical existentes no mundo.
Dentro de uma classificação um pouco menos científica e mais visando as características físicas dessa planta, ela se enquadra dentro da categoria dos arbustos, sendo que também pode ser especificada dentro da categoria dos arbustos tropicais. Além disso, ela também se situa na categoria das chamadas flores perenes, uma vez que diferentemente de algumas outras plantas, as flores não caem e nascem principalmente durante a primavera, isto é, as flores da alpinia estão sempre ali, independentemente da época ou da estação do ano em que nos encontramos.
Apesar de ser predominantemente encontrada nas porções e regiões que apresentam o clima tropical, conforme já dito anteriormente, a alpinia também pode ser encontrada no clima equatorial, que na realidade não apresenta diferenças muito significativas quando comparado ao clima tropical típico, por se encontrarem em latitudes próximas do globo terrestre. Além do tropical e do equatorial, algumas espécies de alpinia podem também serem encontradas em clima subtropical e até mesmo em algumas regiões que têm como característica apresentar o clima oceânico. Isso porque além do fato de ela ser originada no continente asiático, conforme já foi falado aqui nesse presente texto, algumas de suas espécies existentes são, na realidade, originadas da Indonésia e outras, ainda, da Oceania.
Com relação às suas características físicas, a alpinia é uma planta de porte médio, cuja estatura geralmente se enquadra dentro do intervalo de 1,2 metro e 1,8 metro. O solo em que ela se desenvolve de maneira satisfatória deve ter a característica de ser bastante rico em matéria orgânica, além de ser úmido o suficiente, já que, no geral, essa planta se encontra em regiões em que a incidência do sol costuma ser bastante intensa e por um longo período do dia. Sendo assim, ela se desenvolve bem em sol pleno, mas também em meia sombra.
Conforme já falado nesse texto, ela tem como uma de suas principais características apresentar flores perenes. Essas inflorescências da alpinia são bastante admiradas por serem muito belas, com tons de branco e uma espécie de botões que podem se apresentar tanto na cor vermelha quanto na cor rósea, além de apresentar sua longa haste ereta. Sendo assim, ela é uma planta bastante utilizada para decorações principalmente com o tema tropical e em ornamentos.