Nem tudo são flores, pois existem fitas, tecidos, folhagens e muitos outros itens que podem deixar um evento sofisticado e criativo. Na hora de escolher os arranjos, lembre-se: dificilmente há uma segunda chance para passar aos outros um conceito sobre o seu trabalho, portanto é melhor caprichar de primeira. Todos sabem que existem quase infinitos tipos de flores e plantas. O problema é que nem tudo condiz com o evento que você pretende organizar. Opinião profissional é sempre a melhor saída, mas o bom senso ainda salva vidas… E empregos.
Cores de arranjos para festas de casamento Em festas de casamento as flores brancas são as mais indicadas. Além de condizerem com a simbologia do momento, elas trazem leveza e sofisticação, além de não se chocarem com as cores das igrejas, por exemplo, que sempre apresentam cores variadas. As flores brancas podem ser acompanhadas de elementos dourados e cromados. As espécies mais procuradas são copo-de-leite, margaridas e orquídeas. Além, é claro, das rosas brancas. Ainda em casamentos é uma boa ideia considerar o significado de certas espécies. O lírio, por exemplo, representa pureza. Em eventos como palestras e seminários, onde a simplicidade e a funcionalidade são mais importantes, é de bom-tom que a decoração use cores mais sóbrias.
Plantas com muitas folhagens são mais indicadas, além de terem maior durabilidade que as flores. Isso permite que a decoração sobreviva aos vários dias de um seminário, por exemplo. Caso haja o desejo de utilizar flores, a preferência é por espécies como margaridas amarelas ou brancas, não em simples arranjos, mas, se possível, vasos. Essa é uma solução já que um arranjo simples pode deixar as flores murchas após um dia inteiro. Isso seria negativo para o clima do ambiente. O ambiente decorado com flores simples em tais eventos, torna o ambiente mais agradável e dizem os decoradores, que estimulam a calma nos participantes, por proporcionar um ambiente confortável e acolhedor. Em festas e eventos mais sofisticados é possível variar um pouco mais as espécies e as cores.
Rosas vermelhas, tulipas e algumas espécies exóticas podem ser aproveitadas. Sempre considerando o tempo o qual elas ficarão expostas, assim como a temperatura do ambiente. É possível que em lugares climatizados haja a necessidade de regar as plantas, o que poderia ser desconfortável para os presentes, dependendo do evento. A vantagem das rosas é que as espécies mais comuns podem durar semanas, com cuidados simples. A espuma floral é um artifício utilizado por floriculturas e agências especializadas em eventos, para manter as plantas com aspecto saudável. O tule é um parceiro para diferentes ocasiões, para enfeitar, ou esconder suportes de plantas. É muito utilizado em casamentos, devido à simbologia do véu, mas em diferentes cores traz leveza a arranjos de eventos variados.