A Árvore Acer Rubrum

As árvores fazem parte de praticamente todo tipo de ambiente. Podemos encontrar todos as espécies dessa planta que se encaixe em uma decoração, espaço ou momento especial. As árvores trazem alegria e segundo estudos, transmitem tranquilidade, pois sempre nos remetem à sombra, momentos de prazer e muito afeto. Geralmente usamos a palavra árvore para designar algo com ramificações interligadas e com um forte apelo emocional e psicológico. Na natureza, esses seres são responsáveis pela origem de todos os frutos que podemos imaginar. Podemos plantar uma árvore nos mais variados terrenos que ela floresce. De fato, uma planta que se adapta à todos os locais, como falamos logo no início.

Árvore Acer Rubrum

Árvore Acer Rubrum

A Acer Rubrum é uma espécie de árvore da família das Aceraceae sobre a qual vamos conversar um pouco aqui. O nome significa “Bordo Vermelho”, pois as suas folhas apresentam uma coloração de vermelho bem rubro o que faz essa espécie de árvore se destacar bem entre dezenas em um campo. Existem alguns tipos de Acer Rubrum que levam a denominação variando de localidade e vamos entender aqui, como são cada uma destas, assim como conhecer um pouco mais sobre essa linda planta.

Ficha Técnica

A Acer Rubrum é uma árvore com folhas bem vermelhas e tem cerca de 25 metros de altura com 15 metros de largura. É originária do lado Este da América do Norte e foi introduzida entre as plantas locais a partir do ano de 1656. O terreno mais apropriado para o cultivo dessa planta é em solo fresco, úmido e rico em matéria orgânica. Evite plantar a Acer Rubrum em solos com calcário. Quanto á exposição, semi-sombra e sol é o melhor para o desenvolvimento da planta.

É dessa planta que se origina o xarope de bordo muito consumido nos Estados Unidos e Canadá. A Acer Rubrum é uma das arvores ornamentais mais solicitas atualmente apreciadas principalmente para o alinhamento de parques ou jardins ou até mesmo em uso isolado para dar um efeito mais campestre à paisagem.

Xarope de Bordo

É um xarope muito comum e utilizado nos Estados Unidos e no Canadá onde popularmente recebe o nome de Maple Syrup. Ele pode ser comprado já industrializado ou você pode fazer em casa, já que não é um processo muito complicado. Esse xarope é muito utilizado sobre panquecas principalmente no café da manhã das pessoas dessas duas regiões citadas, mas você pode inovar o quanto quiser, o xarope é uma delícia!

Recentemente, a cantora norte americana Beyoncé Knowles informou que faz uma dieta baseada em uma mistura com o Maple Syrup e indicou para todos os fãs e admiradores em suas páginas das redes sociais. A mistura envolve o xarope de bordo, suco de limão, água e pimenta vermelha e durante a dieta, você não pode comer nenhum tipo de comida sólida.

Se você gostou da ideia, aí vai a receita da mistura feita por Beyoncé Knowles:

  • – 2 colheres de sopa de suco de limão natural (essa quantidade equivale a meio limão)
  • – 2 colheres de sopa de xarope de bordo orgânico.
  • – Uma pitada de pimenta vermelha.
  • – Uma xícara de água.

A dieta tem como objetivo, eliminar todas as toxinas existentes no corpo e limpar seu organismo e deve ser tomado com acompanhamento de um planejamento alimentar com características detoxificante.

Como Cuidar de Uma Acer Rubrum

Como existem diversas variações da Acer, cada uma vai exigir um cuidado mais especial. No Caso da Acer Rubrum, a sua coloração nas folhas deve ser atentada pois elevadas temperaturas podem secar todas as folhas e fazer com que a árvore perca um pouco da sua vitalidade. Essa árvore apresenta uma mudança de coloração nas suas folhas que acontece sempre a cada 60 dias, durante todo o ano. Isso é devido a troca de folhagem que acontece para que a Acer permaneça sempre com folhas vivas e novas. Então a cada bimestre aproximadamente, as folhas que nascem vermelhas “morrem” verdes e caem, dando lugares a novas. Isso na verdade acontece com quase todas as colorações de folhas.

A Acer Rubrum gosta muito de luminosidade e muitas vezes isso é confundido com calor. Evite deixar sua árvore em locais muito abertos e sob o sol forte, principalmente durante o verão, como falamos mais acima, o calor seca as folhas e sua árvore perde toda a beleza e vitalidade. Então procure deixá-la em local iluminado, mas com um pouco de sombra. Em estações mais frias e que o sol seja mais ameno, elas podem ficar tranquilamente expostas.  Se você por acaso plantar a sua árvore em um local que mesmo á sombra ainda permaneça recebendo raios fortes do sol, procure manter a raiz sempre úmida que dificulta a secagem das folhas.

Flores

Flores

Quanto a terra, a Acer Rubrum floresce melhor em solos úmidos  mas evite exageros. O ideal é que sua árvore seja regada somente quando a terra estiver completamente seca. Como é uma árvore muito sensível, a incidência de fungos pode acabar com a sua planta, os mais comuns são aqueles fungos que apresentam um pó branco e geralmente alocam-se nos troncos das plantas. Para adubar, prefira os adubos orgânicos pois esses apresentam uma decomposição mais lenta e consequentemente “alimentam” mais a sua Acer Rubrum.

No caso de desenvolver alguns fungos, como os citados mais acima, a limpeza diária com uma escova de cerdas com espessura média, rega e fungicida, vão resolver o problema bem rápido. como o ideal é tratar desse tipo de problema logo que aparece, sempre que for regar a sua Acer Rubrum, verificar se existe algum fungo e caso encontrado, fazer o processo acima. Opte pela eliminação dos fungos de forma parcial do que tirá-los bruscamente, pois isso pode fazer com que ele se espalhe mais e cause um dano maior à sua planta.

Se você tem um bonsai dessa espécie, pode acontecer o ataque de pulgões e conchinilhas. Se isso acontecer, trate-os apenas com inseticidas para plantas ornamentais. Evite também deixar água acumulada no fundo do seu bonsai, optando assim por vasos não tão fundos para que você tenha noção por completo da umidade da sua planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *