O Agrião-da-Terra é uma planta da família das Brassicáceas e que tem como nome científico Barbarea verna. A sua origem é da Europa e Ásia, essa hortaliça faz parte da mesma família da mostarda e da couve. Aliás, destacamos o valor do Agrião-da-Terra para compor excelentes saladas, pode até mesmo ser consumida cozida.
Pode ser conhecida por outros nomes como agrião-rinchão, agrião-dos-jardins, erva-dos-carpinteiros e erva-de-são-julião. Essa hortaliça está enquadrada na categoria de folhas e flores, trata-se de uma planta hortícola. Os tipos de clima preferidos por essa planta são o Subtropical, Mediterrâneo, Tropical e Temperado.
Pode atingir uma altura entre 0.3 a 0.4 metros, o cultivo deve ser feito a sol pleno. Tem o ciclo de vida bienal. Conheça um pouco mais sobre o Agrião-da-Terra a seguir.
Característicos do Agrião-da-Terra
O Agrião-da-Terra pertence a mesma família das couves e mostardas e assim como as companheiras é uma excelente verdura. As suas folhas são basilares em forma de roseta e também possui folhas caulinares.
As folhas basilares são pecioladas, penatipartidas e possuem de um a quatro pares de lobos laterais e ainda tem um lobo arredondado na ponta das suas folhas. Já as folhas do caule são menores e contam com um formato diferente daquelas folhas de base. Em geral essas folhas são dentada-angulares ou sinuado-lobadas. O pecíolo é menor ou nem existe.
Em relação as inflorescências o Agrião-da-Terra possui terminais em rácimos bracteados com muitas flores amarelas. Os seus frutos são síliquas deiscentes.
Agrião-da-Terra X Agrião-da-Água
O Agrião-da-Terra pode ser uma ótima opção de hortaliça para substituir o Agrião-da-Água nos casos de hortas que não tem água corrente a disposição. Em comparação entre os dois tipos de agrião percebemos que o primeiro possui folhas bem semelhantes ao do seu parente aquático.
O sabor é bem picante assim como o Agrião-da-Água e também podemos utilizá-lo para fazer saladas cruas, sanduíches, sucos e até mesmo cozidos como aqueles feitos de espinafre, refogados e sopas.
O Cultivo do Agrião-da-Terra
A melhor de cultivar o Agrião-da-Terra é sob sol pleno e num solo fértil que seja enriquecido com matéria orgânica. Além disso, é importante que a irrigação seja regular. Uma dica para quando for fazer o plantio é que o substrato deve estar elevado e também bem arejado.
É possível plantar o Agrião-da-Terra diretamente em canteiros definitivos ou mesmo em sementeiras para fazer o transplante depois. O início da colheita dessa hortaliça começa depois de uns 60 dias durante o verão ou então em 80 dias no inverno.
Vale destacar que mesmo o Agrião-da-Terra não sendo uma planta aquática como o Agrião-da-Água também gosta de regas frequentes para que possa se desenvolver de forma satisfatória. Uma planta que aprecia um clima ameno, a sua multiplicação é feita por sementes.
Agrião-da-Terra – O Amargo que Dá Gosto
O Agrião-da-Terra tem a sua origem no sudeste da Ásia e há muitos séculos é usado na Europa. Os gregos e romanos apreciavam banquetes que fossem ricos em especiarias e saladas com um gosto mais picante e forte.
Essa hortaliça seca é do tipo folha e se destaca por ser bastante rica em Vitamina C e também em sais minerais. Uma curiosidade é que o agrião é mais rico em ferro do que o espinafre ou a couve. Além disso, os seus talos são ricos em iodo, sendo assim vale muito a pena para a sua saúde ter agrião a mesa.
Assim como o repolho, a couve e o brócolis o agrião é uma brássica. O Agrião-da-Terra é o mais comum no Brasil sendo muito raro encontrar a variedade de Agrião-da-Água.
Dicas Para Comprar Agrião
O período em que você encontra o agrião por melhores preços vai de julho a novembro. Na hora de escolher o seu agrião dê preferência para maços que tenham folhas frescas com uma cor verde escura e sem áreas amareladas ou com pontos escurecidos.
Em relação aos talos devem estar bem firmes, faça a sua escolha com cuidado, pois as folhas podem se rasgar com facilidade e assim os talos acabam ficando escuros e apodrecem rapidamente quando estão com danos.
Uma coisa importante de destacar é que a presença de pequenos frutos verdes ou mesmo de flores não prejudica em nada o agrião para consumo. Você pode encontrar o agrião já lavado, higienizado e embalado acompanhado ou não de outros tipos de hortaliças folhosas.
Antes de fechar a compra faça a verificação da data de validade e compre apenas os produtos que estão refrigerados. Jogue fora aqueles que tiveram líquido amarelo no fundo da embalagem ou mesmo folhas que não tem brilho ou cujas bordas estão escuras.
Como Conservar o Agrião
Pelo fato de o agrião ser uma hortaliça de durabilidade pequena é importante comprar apenas a quantidade necessária para o seu consumo imediato. Para conservar o agrião por pelo menos um dia a dica é colocá-lo num local fresco e com os seus talos imersos numa vasilha com água.
O máximo de conservação que você pode conseguir é 3 dias, para isso embale o agrião num saco plástico para alimento ou mesmo numa vasilha tampada na geladeira. Os talos podem ser guardados inteiros, lavados e secos com um papel absorvente ou pano limpo. Os talos duram mais tempo do que as folhas.
Dicas de Como Consumir o Agrião
O agrião é bem versátil podendo ser usado cru em saladas, sozinho ou mesmo misturado com outras hortaliças como rúcula, alface e chicória. Você também pode usar em sucos com vários tipos de frutas.
O agrião é ótimo também para dar um gostinho a mais em sanduíches, rabadas, panquecas, pães, molhos, rocambole, sopas e até mesmo em purês. Os talos podem ser usados para misturar no arroz, em sopas, no recheio de suflês e em bolinhos.
É bem importante antes de consumir as folhas cruas do agrião lavá-las bem com bastante água corrente e removendo os talos grossos e também as folhas amareladas ou que estejam escuras.
Para ter certeza de que está próprio para o consumo você pode colocar as folhas verdes e os talos finos numa solução de água sanitária por uns 30 minutos (a proporção é de 1 colher de água sanitária para 1 litro de água filtrada). Você também pode usar produtos que sejam próprios para a higienização de saladas e que podem ser encontrados em supermercados. Depois disso enxágüe as folhas com água filtrada.