Árvores frutíferas chineses se tornaram muito populares em algumas partes dos Estados Unidos. Além do fato de que eles produzem frutos muito saborosos que são caros em nossos mercados, eles também podem embelezar uma paisagem. Os frutos foram se popularizando e hoje são largamente comercializados e até mesmo cultivados no Brasil.
Vejamos Algumas Árvores Frutíferas Chinesas:
-
Nespereira
A nespereira (Eriobothrya japonica) é uma espécie vegetal da subfamília Maloideae, da família Rosaceae. Apesar do nome, é originária do sudeste da China. Sua fruta, chamada de nêspera, também é chamada ameixa-amarela no Brasil. É uma árvore pequena, com uma coroa circular e um tronco curto. Pode crescer até 10 m de altura, mas é geralmente menor. Suas folhas são alternadas, simples, de 10 a 25 cm, verde-escuras, de textura rígida e com a borda serrilhada.
Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez flores. As frutas da nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor marrom. A casca da nêspera é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.
A nêspera é comparada à maçã em muitos aspectos, como a presença de alto teor de açúcar, acidez e pectina. É consumida in natura e combina bem com outras frutas frescas ou em saladas de frutas. Por serem mais firmes, as nêsperas quase maduras são melhores para tortas. As frutas também são muito usadas para geleias e são apreciadas em compotas. Um tipo de nêsperas em calda é usado na medicina tradicional chinesa como expectorante para acalmar a garganta. Nêsperas podem também ser usadas para fazer licor ou vinho. As árvores de nêspera são fáceis de crescer e, por isso, elas também são cultivadas como árvores ornamentais.
-
Lichia
Litchi chinensis é o único membro do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. São árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias. É encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietnam, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México.
A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha 15-25 centímetros de comprimento, com 2-8 folíolos laterais de 5-10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são um vermelho brilhante de cobre, em primeiro lugar, antes de se tornar verde como expandir a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amarelado ou branco.
Os frutos, semelhantes a um morango, produzem em cachos e diferentes desses possuem uma a casca rugosa e de cor vermelha fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compotas e ainda para a passa. Contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.
O primeiro local no Brasil com cultivo da lichia foi no Rio de Janeiro, no Jardim Botânico, na época em que a Corte Portuguesa chegou à sua colônia (início do século XIX). Porém, em escala comercial se deu no final da década de 1970, sendo Ikuto Maeda o produtor pioneiro no país, no município de Bastos/SP. Atualmente, a produção da fruta gira em torno de 5 mil toneladas anuais, em média, e 68% da produção se concentra no estado de SP mas em MG a cultura está em franca expansão. Porém nos últimos cinco anos, a produção nacional está comprometida pelo ácaro Aceria litchiie e não há nenhum produto químico registrado para a cultura.
-
A Árvore de Longan
Nativo em Szechuan, Guangxi, assim como Guangdong e Fujian, a árvore Longan pertence à família Sapindaceae.Ele não faz bem em áreas onde ele pode congelar, mas é mais resistente do que lichia. Árvores longan têm a mesma altura que o Lychee, mas eles não são muito populares. A cor dos frutos é castanho, com uma polpa branca e uma semente grande. Solos arenosos ou argilosos pode fazer a árvore de Longan prosperar. Em comparação com a Lychee, árvore Longan produz frutos mais tarde. O Longan tem muito em comum com uma árvore da Malásia, o rambutan.
-
A Árvore Jujube
Também conhecida como data chinesa, a árvore é plantada Jujuba na Flórida e sudoeste dos Estados Unidos da América. Tolera muito bem seca e não é susceptível a muitas pestes. Crescer até 40 metros de comprimento, árvores Jujube ama solos com boa drenagem e áreas quentes. Os frutos são muito saborosos, embora pouco. Eles podem ser consumidos frescos ou adicionado a diferentes tipos de doces.
-
§ A Árvore Loquat
Loquat (Japonica de Eriobotrya) é uma árvore de fruta na subfamília da família. É grande ou pequeno , com uma coroa arredondada, um tronco curto e uns galhos novos . A árvore pode medir de 5-10 m altura, mas é frequentemente menor, aproximadamente 3-4 m. é alterno, simples, 10-25 cm longo, verde, resistente escuro e com uma margem serrilhada e densa abaixo com o pubescence amarelo-marrom grosso; as folhas novas são também acima densa mas esta fricciona logo fora.
Loquats é incomum entre árvores de fruta que as flores aparecem na queda ou no inverno adiantado, e as frutas são maduras no inverno atrasado ou na mola adiantada. As flores são o diâmetro de 2 cm, branco, com cinco pétalas, e produzido em panicles duros de três a dez flores.
O loquat é comparável à maçã em muitos aspectos, com um índice elevado do açúcar, do ácido e do pectin. É comido como uma fruta fresca e mistura bem com outras frutas em saladas de fruta fresca ou em sucos da fruta. Firme, as frutas ligeiramente maduras são as melhores para fazer tortas. As frutas são usadas também geralmente fazer a geleia e o molho picante, e são deliciosos no xarope claro. Um tipo de xarope do loquat é usado na Medicina chinesa para acalmar a garganta.
Loquats pode também ser usado fazer o vinho. Loquats é fácil de crescer e frequentemente é cultivado também como uma árvore ornamental. Como a maioria de plantas relacionadas, as sementes (pips) e as folhas novas da planta são ligeiramente venenosas, contendo quantidades pequenas de de uma substância que se liberam quando digerido, embora a concentração baixa e o sabor amargo impedem normalmente bastantes a intoxicação.