A flora terrestre é muito rica e há diversas flores e tipos de plantas que quando conhecidas ainda podem nos surpreender. Quer um exemplo? A que vamos falar hoje é conhecida pelos especialistas com um nome exótico, mas a planta tem simplicidade e delicadeza incríveis.
A cananga-do-japão é uma flor exótica e delicada, também conhecida como flor da ressurreição, flor da terra, cananga, ilang-ilang da terra, orquídea de chão e lírio misterioso. Seu nome científico é Kaempferia rotunda e em inglês ela é chamada de Flower of the Earth e de Peacock Ginger. A origem dessa planta é japonesa e ela é parente do gengibre.
Características
Essa planta herbácea pode atingir cerca de 60 cm de altura. Suas folhas possuem várias tonalidades de verde na parte superior e são avermelhadas na parte inferior, assim formando grupos de folhas unidas pela base. Ela dá flores na primavera, e isso acontece antes do surgimento das folhas. As flores são perfumadas e parecidas com as orquídeas, sendo que cada uma dura de um a três dias, mas como abre de forma contínua, a época da sua floração geralmente dura mais de um mês.
Suas flores são perfumadas e seu conjunto lembra orquídeas e amores-perfeitos. Elas possuem duas pétalas superiores, sépalas cor-de-rosa claro e duas pétalas inferiores de rosa com roxo. Trata-se de uma planta que prefere ambientes quentes e úmidos, devendo ficar em locais com bastante luminosidade ou no máximo à meia-sombra. Ela se adapta bem às cidades com umidade e próxima a lugares com água. Para que ela cresça forte e sadia, plante-a misturando uma parte de terra normal, duas partes de composto orgânico e uma parte de terra vegetal. É importante que o solo seja enriquecido com matéria orgânica para que ela se desenvolva bem.
A Planta Possui Propriedades Medicinais
Ela é uma planta com propriedades medicinais, já que seus rizomas são usados para tratamentos cutâneos. Eles são secos e triturados, depois são misturados com água formando uma pasta, em que normalmente são acrescentadas outras ervas. No inverno a planta entra em dormência e esse estado dura até a próxima primavera. Na época de dormência, as regas devem ser diminuídas ou até suspensas, em alguns casos. Quando os primeiros brotos forem surgindo, as regas podem e devem ser retomadas.
É possível reproduzir as canangas-do-japão fazendo a divisão dos rizomas que devem ser plantados na terra, e assim sendo, se multiplicam rapidamente. São plantas que preferem os climas tropicais e subtropicais, bem como podem ser plantadas em vasos e jardineiras, se adaptando bem a ambos. As florações são incentivadas com fertilização de farinha de ossos no plantio e replantio. Tenha essa planta ornamental em casa e desfrute de sua beleza nos ambientes.