Como Cuidar de Gerânios

As flores de gerânio são muito populares e bonitas. Mais abaixo vamos conhecer alguns detalhes sobre e a espécie e como cuidar dessa planta com eficácia, para que você tenha um jardim de gerânios sempre bonito.

Características Gerais Sobre o Gerânio

Cientificamente esta planta recebe o nome de Pelargonium hortorum e está entre as espécies de planta da família das Geraniaceae. Esta planta é nativa da África, onde a sua maior incidência acontece na África do Sul, mas ela pode ser facilmente encontrada em diversos locais do mundo inteiro. Essa variedade vai fazer com que você encontre o gerânio com outros nomes populares como é o caso do Gerânio ferradura e alguns outros. Esta planta está categorizada como flores e possui o ciclo de vida perene, o que significa que ela leva mais tempo para completar o processo de floração e isso vai fazer com que flores e folhas apareçam durante todo o ano. Quando bem cultivadas, elas podem chegar até meio metro de altura e para que você consiga esta proeza, mais abaixo ainda encontrará algumas dicas sobre o cultivo da espécie. O gerânio se popularizou muito devido a sua beleza e também a sua forma. Suas inflorescências parecem muito com um pequeno buquê e as flores de gerânio são extremamente perfumadas. Elas podem ser encontradas em diversas cores e ainda existem as variedades de flores mescladas. As folhas encantam à todos por terem um formato de coração.

Sobre o Cultivo dos Gerânios

Elas são plantas típicas de ambientes externos, então evite plantá-las em locais fechados porque elas não apresentarão tanta resistência. Você pode cultivar as suas flores tanto em vasos como em canteiros ou floreiras que ela cresce bem. Estas opções são ótimas para quem gosta de enfeitar janelas ou varandas. Caso você queira fazer o cultivo de forma tradicional, diretamente no solo, é indicado fazer isso somente depois do inverno para evitar que a flor passe por geadas. O solo deve ser composto por terra de jardim e composto vegetal para que a planta tenha todos os nutrientes que precisa para crescer saudável. Ele também precisa ter uma boa capacidade de drenagem porque o gerânio não gosta de solos muito encharcados. As regas devem ser regulares.

Sobre as Regas do Gerânio

As regas são importantes para qualquer planta porque é através que as plantas se hidratam. Como citamos mais acima, as regas devem ser regulares para que a flor de gerânio se desenvolva bem. Durante os meses de outono e inverno indicamos que você deixe a terra secar antes de fazer uma nova rega. Isso vai acontecer porque nestes meses a intensidade de chuva é maior e também a umidade aumenta, fazendo com que os solos passem a reter a água por mais tempo. Tanto nesses meses como em outros durante o ano, evite deixar o seu canteiro de gerânios com regas em excesso porque isso vai apodrecer os caules e a sua planta irá morrer. Evite também molhar as folhas e as flores da planta porque a água acumulada vai queimá-las. Para hidratar estas partes da planta, quando for fazer as regas, utilize um pulverizador e levemente aplique a água na planta.

Cuidados Com Gerânios em Épocas e Locais Frios

A flor de gerânio não é exatamente uma planta de locais ou climas frios, apesar de apresentar uma certa resistência. O ideal é que se você mora em uma região fria ou esteja em uma época do ano em que o clima é mais baixo, deixe seus gerânios abrigados em um local com uma temperatura com no mínimo  7 graus, nunca menos do que isso. Para esses casos, indicamos sempre o cultivo em vasos ou jardineiras para que você possa fazer a mobilidade com mais facilidade e também possa deixar dentro de casa por algum tempo a fim de proteger as suas flores.  Em caso de colocar as flores em janelas, atente-se apenas para não deixá-las muito próximas ao gás de cozinha porque estes podem ressecar as pétalas.

Sobre a Poda de Gerânios

As podas ajudam a sua planta a se desenvolver. No caso das flores de gerânios as podas devem ser feitas cortando os caules pelo meio e fazendo estacas com estes para geração de novas plantas. Quando elas estiverem com aproximadamente 10 centímetros de comprimento deve ser feito uma nova poda, retirando as partes secas ou mortas. A poda de manutenção deve ser feita sempre que a planta acumular uma quantidade de folhas e flores secas.

Cuidados com Pragas e Doenças

Toda planta está sujeita a pragas e doenças, principalmente quando você não dispensa os cuidados ideais para a espécie. Por esse motivo que os cuidados com o cultivo são tão importantes, porque evitam deixar a sua planta vulnerável à problemas desse tipo. No caso das flores de Gerânio, problemas como gorgulho da raíz da videira, mosca do gerânio, que é típico desta planta, pulgões, mosca branca, cochonilhas, que é uma praga que deve ser exterminada logo que notada para não matar a planta, nemátodos, botritis, Oidio, Alternariose, Antracnose, Pythium spp., entre outras pragas. Quanto às bactérias e vírus o do mosaico é o mais comum na planta. Caso você perceba que suas flores sofrem por algum desses problemas, busque por medicamentos próprios para a espécie que podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem. Mesmo eles aparecendo por motivos diversos, a terra mal tratada e suja juntamente com uma água de má qualidade ajudam na proliferação desses problemas.

Sobre a Adubação das Flores de Gerânio

A adubação é importante porque é através dela que você vai repor os nutrientes da sua planta. Quando você deixa as suas flores de gerânio sem adubar, elas perderão os compostos naturais ou não que precisam e ficam vulneráveis à pragas, doenças e até mesmo a morte. O cuidado também deve ser tomado para não fazer adubações demais, pois elas também prejudicam o desenvolvimento da sua planta. O ideal para essa espécie são os adubos químicos com baixo teor de azoto. Eles são facilmente encontrados em qualquer loja de jardinagem e a aplicação deve ser feita uma vez por mês.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • No meu geranio aparece uma praga que deixa o caule oco como se fosse sugado. Esse problema tem algum tratamento?

    Grata

    Maria Madalena Mangue Esquiaveto 13 de junho de 2015 19:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *