As flores sem dúvidas podem ser o presente perfeito. Podem ser dadas em várias ocasiões e para as mais diferentes pessoas, mas muita gente acaba deixando a opção de lado com medo de cometer uma gafe. Acertar em cheio com um buquê de rosas para a namorada é fácil, mas presentear a sogra com flores, pode? E como elas devem ser?
Dicas Baseadas nas Regras da Boa Educação
Algumas situações que não dá para errar:
- Se a ocasião é importante e a pessoa a ser presenteada também é importante para você, não importa a idade, o sexo e a situação, as orquídeas são sempre uma boa opção para fugir de qualquer engano. As mais delicadas com um único ramo e as menores são as mais elegantes e com certeza, devem ser a aposta.
- Uma outra sugestão, no caso o presenteado não seja uma pessoa da sua intimidade e por isso você desconheça os seus gostos, uma planta para ambientes externos ou mesmo de apartamento pode ser a solução. Uma begônia, uma gardênia, uma azaleia ou uma camélia podem ser uma das opções. As folhagens também são adequadas.
Algumas Dicas que Podem Ajudar Para Evitar uma Gafe ao Presentar com Flores:
- Não exagere no tamanho do buquê, daqueles que o presenteado terá problemas para encontrar um vaso e chamará a atenção de qualquer um que chegue na casa. A elegância está em escolher alguma coisa marcante e discreta ao mesmo tempo. Os buquês devem ser entregues pessoalmente.
- Quando você gosta de alguém e gostaria de presentear com flores, mas estamos falando de amizade e nada além disso, o apropriado é dar uma única flor. Dessa forma você estará demonstrando o seu afeto e evitando qualquer mal-entendido.
- Caso você queira presentear alguém que não está bem de saúde com flores, lembre-se que não poderá escolher nenhuma planta que tenha cheiro.
- As flores para os homens sempre causam longas discussões e dúvidas. Sim, você pode presentar um homem com uma flor e não, isso não é uma gafe. Veja as que são mais adequadas: gérberas, mini dálias, tulipas, antúrios, bocas de leão e as estrelícias. As melhores cores são: vermelho, amarelo e laranja. E evitar as fitas de seda no arranjo e usar as de algodão nas cores bege, marrom ou verde.
O Que Você NÃO Deve Fazer de Quando Presentear com Fores
- Um buquê não pode NUNCA ser feito com um número par de flores sendo elas todas da mesma espécie. Por exemplo, dar um buquê de 10 rosas vermelhas. O número correto é sempre ímpar, então seriam 11 rosas. Segundo as regras da boa educação, o número par em um arranjo de flores é adequado a pessoas mortas. A regra só tem uma exceção, quando o número para é 12 e todos os seus múltiplos.
- Mais que etiqueta é bom senso que não se deve presentar com flores que ainda estão para abrir pessoas que sofrem de alergia ou de asma.
- Nem pense em dar flores artificiais e não dê espécies com espinhos.
- Cuidado com a cultura local. Na Itália, por exemplo, o crisântemo é ligado aos mortos e é uma planta que dá azar.
Dicas de Etiqueta para Presentar com Flores
- O livro de etiquetas ensina que quando alguém lhe convida para um coquetel ou jantar na própria casa e esse é o primeiro convite, você deverá enviar flores para a dona da casa e fazer com que elas cheguem poucas horas antes do encontro. O mesmo serve para o caso de ser um homem o dono da casa, prefira folhagens neste caso, mas faça o presente.
- Caso você prefira deixar para fazer um agradecimento pelo encontro. Não mande as flores no dia do jantar, mas no dia seguinte, agradecendo o jantar ou coquetel. Essa é uma atitude muito formal, dispensada menos para os amigos e mais para pessoas, por exemplo, do seu convívio de trabalho com as quais você não tem muita intimidade.
Curiosidades: Significado de Algumas Flores
Conhecer o que significa algumas flores na nossa cultura, vale ressaltar que isso pode mudar em outro país, pode ajudar a evitar gafes.
- Rosas vermelhas: paixão ardente, poucos tem dúvidas sobre isso.
- Rosas brancas: representam o amor puro e as rosas corais, o desejo de despertar um amor.
- Rosa almiscarada é o belo inocente, enquanto aquelas com a cor de pêssego representam um amor secreto.
- Rosa amarela pode representar que quem as presenteia sente ciúmes dessa pessoa que recebeu e também pode ser um “pedido de desculpas” de uma traição.
- Rosa cor-de-rosa representa a amizade e a laranja o quanto essa pessoa te fascina.
- Ranúnculo: melancolia e calêndula para os apaixonados não correspondidos.
- Cravo rosa para quem tem amor correspondido, o vermelho para o amor que está pegando fogo e o amarelo elegância.
- A tulipa vermelha é perfeita para declarar-se apaixonado e se quiser “elogiar” o presenteado a escolha certa é a de cor maculada. Já a amarela é para quem está tentando conquistar alguém.
- A papoula serve para demonstrar uma relação tranquila.
Dicas para Escolher a Flor Certa Para Cada Ocasião
- Crisma ou visita de um bebê que acabou de nascer: tulipas brancas ou buquê de pequenas rosas cor-de-rosa.
- Primeira comunhão presenteie com um buquê de flores na cor branca.
- No casamento o correto é presentear somente com duas cores: rosa claro ou branca e os noivos devem receber um dia antes do casamento.
- Para um aniversariante fique atento as regras anteriores e escolha o que for mais adequado. Se for um amigo íntimo e você souber que tipo de flores ele ou ela gostam, compre a sua preferida.
- Tanto na comemoração de bodas de ouro quanto de prata o que vai fazer a diferença é o detalhe da fita, prata ou ouro.
- Para os formandos uma boa opção é fazer um mistura de flores, bem coloridas e alegres. Algumas folhas de louro incrementam e mandam mensagem de boa sorte.
- As folhagens devem ser escolhidas quando você quer ser educado e elegante, como para uma pessoa do trabalho.
- No caso de funerais é preciso escolher flores com cores sóbrias e de preferência não chamativas.
Categoria(s) do artigo:
Naturais