Espécies de Plantas Mais Resistentes

Por várias vezes você certamente se sentiu tentado a realizar a compra daquela planta magnífica que você viu no supermercado, com uma folhagem diferente e algumas flores espetaculares. E por qual motivo não comprar também aqueles tipos de espécies mesmo raras que a sua amiga lhe aconselhou, o que irá dar frutos vermelhos e roxos e ainda suas folhas com pintas azuis e brancas, estas que durante a noite brilham no escuro. É claro que esta planta não existe, porém algumas plantas exigem dos usuários alguns cuidados especiais, como por exemplo de luz, temperatura, entre outras, que simplesmente não se conseguem obter em ambientes convencionais e quentes, bem como secos de nossas casas.

Por saber que várias pessoas se aventuram de início com plantas difíceis que é preciso aprender a lidar com algumas plantas importantes para até mesmo não colocar dinheiro fora.

Que Tipos de Espécies Resistem a “Maus Cuidados”

Existem algumas espécies que são próprias para aquelas pessoas mais esquecidas, plantas que resistem a falta de rega, ar seco, grandes intervalos de temperaturas, baixas luminosidades, mau solos e ainda até mesmo a falta de carinho que todos deverão ter com as plantas, e olhem ainda o que é um fator bastante importante para ambientes que muitas vezes não aguentam ter a terra permanentemente encharcada ou mesmo vasos esquecidos dentro da água da última rega. A razão para isto é muito simples, as raízes poderão apodrecer e as plantas morrem.

Veja a Seguir Algumas das Plantas de Interiores Mais Fáceis de se Cuidar

Nephrolepisexaltata ou Feto-espada (Samambaia de Boston, no Brasil)

A planta é muito recomendada para aguentar alguns períodos de seca, ar seco e solo pobre em nutrientes. Aguenta até mesmo algumas horas de sol direto, coo acontece com todas as plantas é claro que a sua beleza irá sofrer se a tratarem de forma negligente durante longos períodos de tempo. E as folhas da Nephrolepis irão ficar queimadas e a planta deverá ficar com um aspecto desorganizado. Ainda assim se quiser contar com uma planta que tenha a necessidade de cuidados mínimos, esta é a opção mais interessante que se pode ter em casa. Para que possa ter uma planta com aspecto bonito, é preciso que se tenha uma boa luz, não tenha sol, regue bem, e ainda deixe o solo secar ligeiramente, entre regas e ainda pulverizar com água que seja uma ou duas vezes por dia, outra dica interessante é se adubar quinzenalmente com um fertilizante líquido, mudar todos os anos na primavera de areias.

Anthuriumandreanum ou Antúrio

Outra escolha que certamente choca alguns dos mais entendidos com plantas, onde a maioria dos livros irão dizer que os antúrios precisam de cuidados especiais, e que muitas vezes são só possíveis caso sejam utilizados em estufas. As plantas aguentam bastante os locais com baixa luminosidade, que tenham ar seco e ainda períodos relativamente longos de seca. É uma das melhores escolhas para as pessoas mais esquecidas, já que é mais fácil de se verificar quando precisam de água. Os caules dos quais as folhas rígidas normalmente pendem, tendem a ficar mais moles e também caídos. Depois da realização de sua regagem a planta poderá se reanimar rapidamente e os caules poderão assumir a posição vertical. As plantas de interior ainda contam com um bônus interessante, produzindo flores muito bonitas, durante o ano inteiro, desde que sejam proporcionadas as condições ideais de luz, contando assim com a luz média, longe do sol, regas abundantes em tempos mais quentes, sem é claro deixar a planta encharcada, a fertilização também deverá acontecer de forma frequente e quinzenal, com isso podemos contar com ambientes mais úmidos, com uma pulverização diária de água. Como dica podemos contar com a pulverização somente de folhagens e não de flores, do contrário elas irão durar muito menos tempo.

Tradescantiafluminensis ou Erva-da-fortuna

Se pudermos incluir na palavra fácil, podemos incluir as facilidades de propagação, então a erva-da-fortuna deverá ganhar com grande vantagem, qualquer tipo de estaca desta espécie, que enraíza facilmente em água e em qualquer altura do ano, pelo que é fácil se conseguir contar com vários vasos e assim experimentar quais são os melhores locais da sua casa para manter todas estas plantas que não são muito exigentes. Tente ainda somente as arranjar um local com boa luz e sem sol direto, o restante dos cuidados, basta apenas se regar bem de forma que a terra possa se manter sempre com algum tipo de umidade. É uma escolha muito interessante para se colocar em cestos pendentes.

Plectranthusnummularius ou Plectranto

As facilidades de reprodução é a mesma da Tradescantia, esta é uma das espécies mais resistentes principalmente por sua capacidade de aguentar a várias horas de sol e sem grandes consequências para as suas folhas, as da erva da fortuna deverão ficar com as pontas queimadas. Com isto elas não necessitam de temperatura especial, ne mesmo de humildade nem de terras particularmente boa. A única coisa que precisam mesmo é contar com muita água, porém não devem ficar encharcadas. Quando estão muito secas, as suas folhas ficam completamente moles, e é bastante fácil para principalmente quem não é muito experiente e saber quando é a altura de voltar a regar. Nos dias quentes a planta irá pedir água todos os dias, podendo ler muito mais sobre a espécie em vários lugares.

Ficusbenjamina ou Fico

A Ficusbenjamina é uma das plantas de interior que está super na moda, seja pela sua capacidade de resistir a ambientes com fumo ou mesmo ar condicionado, e ainda por cima não gostam muito de água, pelo que a planta aguenta ela se mantêm muito bem em períodos longos de negligência.

As Dracenas também são outras folhagens da moda, considerada como as mais resistentes de todas, é possível se encontrar em diversos ambientes como halls de escadas e também escritórios. Como também para todas as plantas existe uma diferença entre uma planta sobrevivente e uma planta feliz. Para isto basta ter luz indireta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *