O símbolo da monarquia francesa, a Flor-de-Lis, é uma espécie de lírio estilizado. Contudo, atualmente se referencia como a verdadeira Flor-de-Lis uma planta de origem mexicana, também encontrada na Guatemala, cujo nome científico é Sprekelia formosissima. Dentre as características mais marcantes dessa planta estão o fato de ser bulbosa e de contar com folhas de forma pontiaguda. Apresenta altura entre 25 e 40 cm e tem predileção por clima subtropical nascendo em terrenos de aspecto rochoso e seco.
Flor-de-Lis – Características de Cultivo
Geralmente a Flor-de-Lis é uma planta que nasce e se desenvolve solitária apresentando tonalidade vermelha. Seu florescimento se dá na primavera, mas não é incomum observar florescimentos durante o verão. Tem uma longa época de floração, mas há que se destacar que sua vida é curta. Trata-se de uma planta bastante utilizada em jardins e vasos, mas que também tem finalidade decorativa.
Em relação ao solo para cultivo em vasos a recomendação é dar preferência para os arenosos sendo que o ideal é combinar: 1 parte de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de terra comum de jardim. No começo do período vegetativo da planta as regas devem ser bem espaçadas para não encharca-la. Durante a floração é necessário intensificar as regas. Após a floração as regas são novamente espaçadas.
Símbolo Não-Oficial da França
Para que a Flor-de-Lis se desenvolva no seu máximo de beleza deve contar com solo enriquecido com matéria orgânica, boa drenagem e exposição a luz solar intensa. Essa planta é reconhecida como marca do rei francês Luis VIII. A Flor-de-Lis ainda é usada como símbolo não-oficial da França.
Uma curiosidade é que a palavra ‘lis’ é galicismo cujo significado é lírio ou íris, mas também pode ser uma contração de ‘Louis’ em referência a Luis, nome do primeiro príncipe a contar com a flor como seu símbolo. Literalmente Flor-de-Lis significa ‘Flor de Luís’. Enquanto símbolo da França faz referência à lealdade, soberania, poder e honra.
Símbolo do Escotismo
A Flor-de-Lis é também um símbolo do escotismo tendo sido escolhida para essa função pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell. Para os escoteiros as três pétalas da flor representam os três pilares seguidos pelos escoteiros assim como o Norte que é indicado por uma das pétalas da flor aponta o caminho que deve ser seguido pelos jovens.
Origem na Flor-de-Lótus do Egito?
Alguns estudiosos de simbologia fazem ligação entre a Flor-de-Lis francesa com a Flor-de-Lótus egípcia, no entanto, não há comprovação de que realmente houve essa inspiração. Outra possível inspiração para o símbolo é a alabarda que é um ferro com três pontas que era bastante usado por soldados.
gostaria de emfeita um dia minha casa com estas maravilhas bem dita seja esta pessôa que tem o previlégio de esta no meio de tanta beleza bem dita seja. gostaria de esta entre todas mas se fosse para escolher seria n15 n9 n10 n2 n5 seria mulher realizada no meio de tanta beleza beijos ,,,,obrigado pela atenção………diva
agora sim esse tirou a minha duvida, esse nao foi igual a orquidea que vc deixou a desejar