O Mosquitinho ou Gypsophila Paniculata como são denominados cientificamente essas pequeninas flores brancas.
A Gypsophila Paniculata é uma planta angiospérmica (planta que se caracteriza por apresentarem flores em sua composição), que tem em suas pequeninas flores brancas o seu maior destaque.
A Gypsophila Paniculata possui como sinonímia no reino vegetal as seguintes espécies: Arrostia Paniculata, Gypsophila Effusa, Gypsophila Hungarica, Gypsophila Manginii, Gypsophila Parviflora, Gypsophila Tatarica.
A Gypsophila Paniculata também é popularmente conhecida por branquinha, cravo de amor, gipsofila e véu de noiva.
O Mosquitinho é uma planta nativa da Europa, e que pertence a família de plantas Caryophyllaceae.
O Mosquitinho é uma espécie vegetal bastante utilizada como flor de corte, servindo para a confecção de arranjos e buques de flores, se destacando por sua grande beleza, e devido a isso é muito usada na decoração de casamentos.
A Família de Plantas Caryophyllaceae
A família de plantas chamada Caryophyllaceae ou cariofiláceas é conhecida como a família dos cravos, e é composta por 88 gêneros e 2.000 espécies diferentes.
Essa família é predominantemente composta de ervas que estão amplamente concentradas na Europa e na Ásia, e nas regiões que apresentam clima temperado.
A presença dessas plantas no hemisfério sul é menor, devido as características climáticas dessa região.
Muitas espécies desta família possuem características ornamentais, no entanto existem várias espécies silvestres.
As Características do Mosquitinho – Gypsophila Paniculata
O Mosquitinho é uma planta que se caracteriza por apresentar inúmeras e delicadas flores pequeninas de cor branca.
O Mosquitinho é uma planta herbácea, caracterizado por possuir um crescimento rasteiro e possuir um caule macio, sem a presença da lignina (substância que faz com que o caule adquira rigidez e aparência lenhosa).
O Mosquitinho é uma espécie vegetal que possui pequeno porte, e chega a atingir uma altura média que varia de 60 (sessenta) centímetros a 120 (cento e vinte) centímetros ou 1,20 metros.
O Mosquitinho é uma planta perene, isto é, possui um ciclo de vida longo. Normalmente, o Mosquitinho é uma planta bienal (possui um ciclo de vida de dois anos), contudo ela normalmente é cultivada como anual, para que seja mantida sua beleza e vigor, para que a confecção de arranjos florais e buques sejam feitas com flores mais bonitas e vivas.
Os ramos do Mosquitinho se caracterizam por serem muito finos e apresentarem muitas flores. Os ramos geralmente são cortados com o intuído de comercialização para a elaboração de arranjos e confecção de buques. Os ramos ou hastes devem ser cortados bem próximos a base da planta.
A inflorescência desta espécie vegetal é composta por flores de tamanho pequeno e com características decorativas.
As flores do Mosquitinho são dobradas (significa dizer que elas possuem no mínimo duas camadas de pétalas), se apresentam nas cores branca e rosa, e são chamadas de Gypsophila.
As flores possuem poder de atrair abelhas e borboletas.
O florescimento do Mosquitinho, normalmente acontece no período de maio a novembro (final do inverno e por toda a primavera).
A folhagem do Mosquitinho se caracteriza por apresentar folhas de tamanho pequeno e possuírem coloração verde. As folhas possuem natureza permanente.
Existem 03 (três) variedades de Gypsophila paniculata. Duas dessas variedades, a Bristol Fairly e a Perfecta se caracterizam por possuírem a flor de cor branca, enquanto a Red Sea possui a flor de cor rosa, e se caracteriza por ser uma planta com pouca produtividade.
O Cultivo do Mosquitinho – Gypsophila Paniculata
O Mosquitinho é uma planta que cresce, se desenvolve e floresce melhor quando é cultivada em regiões que possuem climas frios, tanto que a espécie vegetal é facilmente encontrada em regiões que possuem o clima temperado.
Contudo a planta consegue se adaptar a verias condições climáticas, e consegue ser cultivada em locais que possuem climas: tropical, subtropical, temperado, oceânico, continental e mediterrâneo. O ideal é que se evite o cultivo do Mosquitinho em locais que possuem clima muito quente.
O Mosquitinho deve ser cultivado em boas condições de luminosidade, por isso deve ser plantado em locais que fiquem expostos ao sol, preferencialmente sob o sol pleno.
O solo ideal para o cultivo do Mosquitinho é o fértil, composto por uma mistura de terra vegetal com terra de jardim e que possua uma boa capacidade de drenagem. Os solos devem ser porosos e leves, e com boa profundidade.
Para melhorar o rendimento e a capacidade do solo pode ser realizada a aplicação de material orgânico, o Mosquitinho aprecia ser cultivado em solos ricos em matéria orgânica. A adubação do solo pode ser feito com fertilizantes a base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).
A irrigação pode ser feita de forma regular, contudo não é necessário encharcar o solo, pois pode sufocar as raízes e levar a planta à morte. A rega deve ser realizada sempre que o solo se encontrar seco. A rega deve ser feita no inicio ou no final do dia.
O Mosquitinho pode ser cultivado na formação de canteiros, e caso seja desta forma o cultivo, os canteiros exigem manutenção e a realização de reformas anuais.
O Mosquitinho é uma planta muito usada no paisagismo. Inclusive ela cria um belíssimo efeito quando é cultivada com outras espécies que possuem flores pequenas. O Mosquitinho também pode ser plantado em forma de maciços (várias unidades de Mosquitinho cultivadas em um mesmo jardim) e bordaduras (os mosquitinhos são cultivados como forma de delimitar uma determinada área do jardim ou espaço – os canteiros). Em ambas as situações, o cultivo do Mosquitinho gera um excelente efeito visual e campestre.
O Mosquitinho também pode ser cultivado em vasos e floreiras, contudo, quando isso ocorre a planta tende a apresentar um porte mais reduzido que o normal.
A Propagação do Mosquitinho – Gypsophila Paniculata
O Mosquitinho é uma espécie vegetal que se multiplica através da dispersão das suas sementes.
O processo de reprodução vegetativa de dispersão das sementes consiste em pegar as sementes que foram geradas pela planta, e espalhar as mesmas em locais apropriados para o cultivo. Quando as sementes são espalhadas, elas necessitam de cuidados e condições adequadas para que possam germinar e gerar uma nova espécie do Mosquitinho.
A semente do Mosquitinho deve ser plantada na primavera e no verão, e ela normalmente germina em um período de 07 (sete) a 21 (vinte e um) dias.
A flor mosquitinho pode ter um nome não muito delicado e nem que lembra uma ideia de beleza, mas garantimos que ela merece a sua atenção. A Gipsofila é chamada de “mosquitinho” porque é bem pequenininha e pode se desfazer com um sopro de vento quando sozinha.
Porém, uma composição feita somente com essas flores ou então combinando-as com outras espécies tem um resultado absolutamente lindo. Utilizar a mosquitinho como a flor principal de uma cerimônia de casamento, além de dar um efeito lindo, também vai ajudar muito o seu bolso.
Essa flor custa bem mais em conta do que outras espécies, além de poder ser utilizada em vários tipos de arranjos. Até mesmo o buquê da noiva pode ser feito com as florzinhas, que são bem pequeninas, mas muito bonitas.
Quem desejar ter um arranjo diferenciado para dentro de casa ou mesmo dar aquele toque especial para o jardim também pode aproveitar a dica dessas flores.
Boa tarde, gostaria muito de saber mais informações sobre a planta Gipsofila, moro em Porto Nacional- TO e a temperatura vaira entre 35 e 40º e também onde encontro sementes, pois estou estudando a possibilidade de cultivá-las em grande escala. atenciosamente,
Elis