Decorar com flores perfumadas deixa sempre qualquer ambiente muito agradável, para manter seus arranjos florais bonitos e perfumados por mais tempo existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados. Confira a seguir algumas dicas para estar em contato com a natureza com lindas flores perfumando sua casa, escritório, etc.
As flores são um elemento fundamental para decorar qualquer casa. A arte floral é muito interessante, uma disciplina que vem ganhando adeptos a cada dia não, e não é importante apenas como um elemento a ser considerado na decoração, mas também ajuda a libertar a sua criatividade. Mas, antes de começar a trabalhar, você deve saber como fazer flores cortadas duram mais tempo.
Portanto, há uma classificação botânica das plantas mais adequadas para fornecer flores de corte, muitas delas são cultivadas em escala industrial para abastecer floriculturas que produzem buquês e outros arranjos. Estas plantas têm grande valor econômico, devido ao grande volume de flores de corte vendidos no mercado, daí muitos botânicos e os produtores estão constantemente experimentando a obtenção de híbridos de diversas cores, os cheiros mais intensos e as mais resistentes ao tempo depois de terem sido cortadas.
Fazendo Arranjos de Flores Perfumadas
A gérbera, íris, antúrio, narciso, rosas, tulipas, crisântemo, dália, anêmonas, margaridas, lírios e cravos são algumas das flores usadas para fazer vasos e buquês muito usados para decoração. Escolher o melhor momento para cortar as flores é um fator que não deve ser esquecido.
As primeiras horas da manhã e os últimos minutos da tarde são normalmente os melhores momentos para se cortar a flor, porque tecidos estão mais inchados do que em pleno sol, o que facilita o processo.
Depois de cortar, temos de ter cuidado com o pedúnculo da flor que fica para fora, onde recebe os nutrientes de que elas precisam para permanecerem saudáveis por mais tempo. Obviamente, a raiz, é por onde a flor é alimentada tem mais dificuldades do que quando estava na planta, por isso temos de tentar facilitar o seu trabalho.
Dicas e Truques de Conservação
Você tem que evitar o corte da parte inferior do tronco, que é ligeiramente podre, estas circunstâncias irão prejudicar a sua boa conservação. Todos os dias deve-se fazer uma pequena incisão de cinco centímetros acima do corte com tesoura, tomando cuidado para não deformar ou esmagar o caule. Com este truque pode ser mantido por mais tempo de vida de células-tronco que alimentam a flor.
As flores de corte têm que estar sempre limpas, a água deve ser renovada cada vez que parecer suja. Como a flor perdeu suas folhas e raízes, e não tem como obter o oxigênio de que necessita para viver, deve ser colocada na água, assim as flores são capazes de se sustentarem a partir do oxigênio que é dissolvido na água e absorvido através da haste.
Por Heloisa Prado