As flores do campo podem ser encontradas em grande variedade em países tropicais, como é o caso do Brasil. Aliás, esse clima favorece muito e estimula a variedade da flora. Sem falar que normalmente, as plantas ficam mais bonitas e saudáveis. Porém, as flores de campo podem e devem ser cultivadas em jardins particulares, mas para garantir a beleza é necessário tomar alguns cuidados.
Local Escolhido Para Cultivo de Flores de Campo
Um dos fatores que faz uma grande diferença na hora de cultivar é uma planta é saber exatamente onde ela será colocada. A temperatura alta demais somada a umidade, por exemplo, é uma mistura perfeita para determinadas flores de campo, as que chamamos de flores tropicais. O que não quer dizer que quem não possui essa “mistura”, também não possa usufruir da beleza dessas flores.
O Melhor Lugar Para Cultivar Flores de Campo
Se você quer acertar em cem por cento na escolha de um lugar ideal para cultivar flores de campo, com certeza a região escolhida deve ser no litoral. É nesta região que as temperaturas são as mais altas a cada ano. Ao mesmo tempo, o clima é ameno, por conta da proximidade com o mar e ainda de “brinde”, a luminosidade perfeita e a umidade na medida certa para acelerar o desenvolvimento das flores.
No caso de terrenos que estão em lugares cuja temperatura predominante é fria, com proximidade com a costa, na hora de escolher quais as flores de campo que serão cultivadas é melhor analisar bem a exigência de cada uma delas. Algumas variedades não serão adequadas, enquanto outras, vão se adaptar e com os cuidados necessários crescerão bonitas e fortes, mesmo na situação de clima adverso.
Um detalhe importante para quando uma planta é cultivada em um ambiente mais frio e não é exatamente o que ela precisa é que durante o tempo mais intenso será necessário levá-la para dentro de casa.
A melhor maneira de descobrir quais são as flores do campo que são mais adequadas para a sua realidade é procurando um loja de jardim especializada ou um viveiro. É muito importante ter todas as informações para que corra tudo bem e a plantação seja um sucesso.
O Cultivo das Flores do Campo
Lindas, delicada, muitas delas perfumadas e perfeitas para o jardim. Como já sabemos, o primeiro detalhe de extrema importância é o clima que ela será submetida. Porém, algumas outras dicas podem ajudar na tarefa de escolher e fazer o melhor para as suas flores de campo.
Ao ar livre, obviamente, é sempre o melhor lugar para qualquer tipo de planta, principalmente se estivermos falando de uma área que receba a luz do sol em boa parte do dia. Por outro lado, se for um lugar muito quente em que parte do ano os raios do sol são fortíssimos, é bom pensar em algo para garantir sombra e evitar que as folhas da planta terminem queimadas. O ar livre também, normalmente, significa que estamos falando de um solo rico em nutrientes.
Outra forma, ou melhor, outro lugar que podemos considerar para plantar flores de campo é em uma estufa. É a alternativa para qualquer pessoa que tenha vontade de cultivar determinadas plantas, que precisariam de uma área externa e não possuem. O jeito é recorrer a estufa, pois é quente e consegue manter a umidade ideal que em muitos casos é necessária para a planta. Outro detalhe importante é que na estufa é possível controlar a quantidade de luz que a planta deve receber, assim como é mais fácil para evitar doenças ou pragas.
Também é possível plantar algumas espécies de flores do campo em vasos ou jardineiras. Neste caso, na maioria das vezes é necessário levá-la de dentro para fora de casa em determinados momentos e garantir o ar que ela precisa e também a luz do sol.
Recomenda-se colocar o vaso ou a jardineira próximo a janela ou na marquise, caso a casa possua. Outro detalhe é que flores de campo cultivadas em jardineiras ou vasos devem receber maior atenção e precisam de suplementos nutricionais e fertilizantes para cresceram fortes e bonitas.
A rega também tem que ser “na medida certa”, regular, mas não muita água, pois isso costuma provocar o apodrecimento das raízes da mesma. Lembrando que o ar condicionado faz com que as plantas percam a água mais rapidamente.
Flores do Campo: Conheça Algumas
1- Gérbera Rosa é muito usada para fazer buquês românticos e também para enfeitar a mesa de jantar dentro de um jarro.
2- Madiba é uma flor do campo delicada e muito bonita, podendo ser encontrada nas cores branca, amarela e roxa. Também perfeita para incrementar buquês, para colocar nos jarros e alegrar a casa. Essa espécie exige na hora do cultivo um solo muito rico de nutrientes e muita água na primeira rega. Não tenha pressa de vê-la crescer, ela leva um mês para iniciar.
3- Margarida é muito vendida em vasos para alegrar e enfeitar a casa. Tem um florescimento popular e pode variar de cores. Sobre o seu cultivo, gosta de solo bem drenado e para crescer precisa tomar muito sol, além de desejar o solo sempre úmido.
Tem também a rainha margarida que é mais linda ainda e mais imponente, formando flores maiores e mais vistosas costuma ser misturada em buquês com as rosas. Sobre o seu cultivo é bom fertilizar todos os meses e não uma única vez, mas duas vezes, de preferência quando colima estiver mais quente.
4- Boca de leão e dália são mais dos exemplos de flores do campo. Ambas apresentam variações de cores, que dão um charme pra lá de especial. É importante ressaltar que elas precisam de um solo poroso, arenoso e que sem muita luz, nem uma e nem outra cresce como deveria. Depois de plantada, bastam somente duas semanas e os primeiros brotos começam a aparecer.
Outros exemplos de flores do campo: bonina ou rapazinho, celósia pink ou verde, chuva de prata, cravina, crisântemo e dália, entre outras. Todas elas carregam a principal característica dessa planta, a delicadeza, beleza e ao mesmo tempo, simplicidade.
Margaridas, cravos, girassóis, dentes de leão, centáureas, malmequeres, azaleias, hortências, violetas, lírios, tulipas dentre tantas outras são algumas das espécies mais encontradas no campo. Coloridas e belas as flores do campo dão um toque de simplicidade e naturalidade em tudo. Assim como qualquer flor, podem ser utilizadas em decorações de ambientes e escritórios, casamentos, festas e cerimônias dos mais variados temas.
As flores do campo dão além de um ar de simplicidade, um tom um pouco rústico aos ambientes, o que pode ser um diferencial na decoração. Em sua maioria são flores solares que apresentam boa resistência a períodos de seca e não necessitam de replantio, uma vez que se espalham naturalmente. Podem ser encontras em diferentes espécies e cores, ou até mesmo em diferente cores na mesma espécie, o que é muito comum. Como por exemplo, a hortência: Ela pode ser encontrada nas cores rosa, branca e azul.
Flores Do Campo
Quando falamos das flores do campo logo já associamos a beleza única e um perfume encantador. Suas cores também combinam com qualquer ambiente e decoração. Além de serem fáceis de serem encontradas é possível encontrar elas por um preço de baixo custo. Elas são usadas para decorar casamentos, festas de aniversario e até mesmo a decoração internas de casas.
Separamos para vocês alguns exemplos mais conhecidos das flores do campo:
- Áster.
- Azaleias.
- Cartanus.
- Dente de leão.
- Hortênsia.
Podemos dizer que estas flores crescem com uma grande liberdade, sem nenhum cuidado das pessoas por conta disso as flores do campo estão associadas a juventude e liberdade.